terça-feira, 1 de novembro de 2016

Saiba como se alimentar para enfrentar a maratona de provas do Enem

Especialista dá dicas para alimentação antes, durante e depois dos exames.


Cerca de 8,7 milhões de alunos estão na expectativa para a prova do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio 2016, nos próximos dias 5 e 6 de novembro. Na reta final de preparação, é preciso estar atento não só às regras e ao local de prova, mas também à alimentação. Garantir energia suficiente para se concentrar nesta maratona de dois dias seguidos de exames pode ser um diferencial. 

O nervosismo e a ansiedade podem refletir em nosso apetite. Mas como minimizar os impactos dessas emoções? A nutricionista clínica e funcional Nina Caselato, afirma que é importante tomar cuidado com os alimentos que podem piorar a ansiedade. “É possível minimizar esses sentimentos consumindo alimentos ricos em triptofano, ou seja, proteínas como carne, peixe, ovo ou leite e derivados. Eles ajudam a melhorar o humor e proporcionam uma sensação de bem-estar, regulando também a sensação de fome e o sono. O consumo de café não deve ser feito em excesso. Já os chás, ovo, peixe, abacate, castanhas e frutas vermelhas ajudam também na memória”, afirma. 

O que comer antes, durante e depois das provas?

A nutricionista dá dicas específicas para quem vai realizar as provas, veja:

Antes: É importante consumir alimentos para dar energia e ajudar na concentração: banana, abacate, castanhas, proteínas magras como frango e peixe, azeite, folhas. “No dia anterior ao exame, uma boa salada com bastante alface que ajuda a diminuir a ansiedade e uma proteína magra ajuda no equilíbrio do sono”, explicou Nina. 

No dia: O ideal seria consumir uma porção de carboidrato como uma tapioca ou batata doce ou pão ou fruta + uma proteína como ovo. “Entre um dia e outro de prova, a dica para equilibrar a tensão e a concentração é evitar frituras, doces, carboidratos de alto índice glicêmico, refrigerantes”, ressaltou a especialista. 

Depois: Após as provas, a melhor maneira de retomar o equilíbrio do corpo e repor os nutrientes perdidos é fazendo uma refeição mais livre, porém, rica em salada, legumes e proteína. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário