terça-feira, 15 de março de 2016

Como realizar uma cirurgia plástica com segurança?

Especialista garante que é preciso ter planejamento e sempre procurar um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), para garantir a segurança do procedimento.


A procura pelo corpo perfeito cresce cada vez mais, em todo o mundo. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), nos últimos dez anos a população brasileira aumentou 10%, enquanto o número de cirurgiões plásticos aumentou 90%. Em 2014, por exemplo, foram feitas 1,49 milhões de procedimentos cirúrgicos estéticos. Para o cirurgião plástico Ricardo Souza Lima, um dos motivos que mais contribuiu para o crescimento do número de cirurgias plásticas é a insatisfação com o corpo. “A indicação da cirurgia se parte devido à procura do paciente em melhorar a auto-estima, principalmente, entre outros motivos”.

De acordo com o médico, os procedimentos realizados atualmente variam de acordo com a faixa etária de cada pessoa e a procura é maior durante os meses de férias e período de frio devido ao uso de cintas e meias que ajudam na recuperação. “As pacientes mais jovens buscam por procedimentos de prótese mamária e lipoaspiração, para elevar a auto-estima. Já as pacientes que já tiveram filhos procuram tratar a musculatura da barriga com a abdominoplastia. A cirurgia de face e a toxina botulínica têm maior demanda por pacientes acima dos 50 anos, para proporcionar um aspecto mais jovem”.

Mas, não basta apenas querer fazer um procedimento cirúrgico, segundo o médico é preciso ter planejamento e sempre procurar um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e que tenha expertise na técnica que será realizada. “Fazer uma cirurgia plástica com um profissional membro da Sociedade Brasileira garante mais qualidade, excelência e segurança do procedimento”, afirmou Ricardo.

Cuidados pré e pós-operatório

Para avaliar a indicação ou contra-indicação da cirurgia, o especialista explica que é necessária uma consulta médica para ponderar os riscos da cirurgia para o paciente. “São solicitados uma série de exames médicos para avaliar as condições de saúde do paciente e se há a presença de alguma doença que possa impedir a cirurgia. Além disso, ele também deve passar pela avaliação de um cardiologista e clínico geral, antes da realização do procedimento”, orientou.

Ricardo ainda ressalta a importância de seguir todos os passos e cuidados durante o período pré e pós-operatório para garantir o sucesso da cirurgia e o resultado desejado. “Durante o período pré-operatório, além dos exames o paciente é orientado sobre o que irá ocorrer durante todo o procedimento cirúrgico. Após a cirurgia, o cuidado deve ser ainda maior. O paciente terá o encargo de seguir a risca tudo o que foi orientado pelo cirurgião”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário