segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Terapia cognitiva ajuda pacientes que precisam perder peso

Conheça os benefícios e como funciona o PAPCE, um programa que ajuda 
pacientes que precisam perder peso por meio de técnicas utilizadas na psicologia cognitiva.



Muitos querem emagrecer, mas poucos sabem que somente a combinação de dieta balanceada e exercícios físicos não adiantam. Um dos elementos mais importantes durante esse processo é o fator psicológico. Foi pensando nisso que a psicóloga Halina Rezende criou o PAPCE “Programa Psicomportamental de Apoio ao Emagrecimento”, que ensina através de técnicas utilizadas na psicologia cognitiva o paciente a desconstruir comportamentos antigos, aprender a gerenciar a ansiedade e construir comportamentos novos através da repetição e da remodelagem dos pensamentos sabotadores que servem de gatilho para o ato de comer.

De acordo com a especialista, são necessárias cerca de 10 sessões inicialmente para que o paciente consiga conquistar seus primeiros resultados. “Durante o acompanhamento ele entra em contato com suas emoções, começa a descobrir o motivo de ter engordado ou de não conseguir emagrecer e passa a ter uma relação mais saudável com seu próprio corpo e, conseqüentemente, com a vida”, explicou.

Ela garante que o emagrecimento é real a todas as pessoas que, realmente, desejam mudar seus padrões desajustados. “O tratamento psicológico de apoio ao emagrecimento é tão importante, pois juntos (profissional e paciente) descobrem os motivos ainda encobertos, que levam o indivíduo a se comportar de maneira desajustada e que lhe traz tanto sofrimento”, disse Halina.

Chaves para o sucesso do tratamento

Porém, a psicóloga alerta que só a ajuda de um profissional não é o bastante, ter força de vontade e determinação são essenciais para o sucesso do tratamento. “O resultado positivo depende de cada paciente. Quando ele parte do desejo de emagrecer para a ação, os resultados podem ser bastante benéficos. Mas, primeiramente ele precisa ter um insight, ou seja, “cair à ficha” sobre o que está acontecendo com o seu corpo e que precisa de ajuda, já que sozinho não consegue mudar os seus hábitos”.

“Trabalhar a mente nos permite identificar onde estamos errando e a chance de mudar esse comportamento passar a ser grande. Transformar pensamentos distorcidos em hábitos saudáveis, nos fazendo sair da zona de conforto. Assim, estabelecemos um novo caminho para uma vida mais sadia e feliz”, declarou Halina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário