quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Novas técnicas para o tratamento da obesidade

Os métodos pouco invasivos (e reversíveis) para tratamento da obesidade têm sido buscados constantemente pelos pacientes e a medicina moderna.


Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde no ano passado apontou que o índice de brasileiros acima do peso segue em crescimento no país, mais da metade da população está nesta categoria (52,5%) e destes, 17,9% são obesos, fatia que se manteve estável nos últimos anos. Segundo o médico especialista em endoscopia digestiva, Bruno Sander, os dois fatores que mais contribuem para esse crescimento é a facilidade de acesso a alimentos calóricos vinculados a inatividade física.

Essas características estão presentes principalmente entre os jovens, já que a grande maioria consome regularmente "fast foods", refrigerantes e se exercitam cada vez menos, aumentando a incidência da obesidade e do sobrepeso nessa idade. “É cada vez mais comum entre os adolescentes a substituição das atividades de lazer que exigiam atividades físicas por outras ligadas a aparatos tecnológicos que não necessitam de qualquer tipo de gasto calórico”, alertou Sander.

De acordo com o médico, pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 25kg/m² já se enquadram em grupos de risco. “É por meio do Índice de Massa Corporal (IMC), que a obesidade e a pré-obesidade são avaliadas. O resultado é comparado a uma tabela que indica o grau de obesidade de cada paciente. Pacientes com IMC maior que 25kg/m² (sobrepeso) já apresentam risco aumentado para várias doenças, e pacientes com IMC maior que 40kg/m² (obesidade grau III) estão sujeitos a um risco ainda maior, principalmente para diabetes, doenças cardíacas e AVC”, explicou.

E as conseqüências do excesso de peso para a saúde são muitas. Veja as principais doenças ligadas à obesidade listadas pelo especialista:

  •          Hipertensão
  •          Diabetes
  •          Cardiopatias
  •          AVC
  •          Apnéia do sono
  •          Dores musculares
  •          Hipercolesterolemia
  •          Esteatose

Técnicas de tratamento

O médico conta que atualmente o país dispõe de procedimentos cirúrgicos e endoscópios que auxiliam o paciente na perda de peso. “Os procedimentos mais conhecidos são as cirurgias bariátricas, e a banda gástrica. Mas existem também procedimentos não cirúrgicos, realizados por endoscopia e que não necessitam de internação ou uso de anestesia geral. Dentre estes têm tido destaque o balão intragástrico e o plasma de argônio”.

Ele acrescenta que a busca por esses procedimentos, principalmente os métodos pouco invasivos (e reversíveis) para tratamento da obesidade têm sido buscados constantemente pelos pacientes e a medicina moderna. “Um bom exemplo de um procedimento simples, funcional e reversível é o balão intragástrico, que é aprovado há vários anos aqui no Brasil para uso em pacientes com sobrepeso e obesidade”, citou Sander.

 “É importante destacar que é fundamental que o paciente sempre verifique se o médico que oferece determinado procedimento tem o título de especialista naquela área. Por exemplo, o médico capacitado para o procedimento de balão intragástrico é o endoscopista e não o cirurgião, como muitos acreditam. O Cirurgião está apto a realizar cirurgias, enquanto o endoscopista está apto a realizar procedimentos endoscópicos, que é o caso do balão intragástrico”, alertou o médico.

O especialista afirma ainda que é possível atingir e manter o peso ideal a longo prazo, mas o segredo para isto não é o procedimento realizado, mas a mudança de comportamento do paciente, associando reeducação alimentar com práticas constantes de exercício físico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário