terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Quatro dias de folia e exposição nas redes sociais

Saiba quais os cuidados que devem ser tomados com o excesso de exposição nas redes sociais durante o carnaval, para evitar problemas com a sua imagem pessoal e profissional após os dias de folia.



Durante o carnaval a euforia toma conta de todos. O brasileiro ama o Carnaval e muitos contam os dias para a chegada da famosa festa popular. Tanta emoção em jogo pode deixar de lado um ingrediente muito importante na vida de todos nós: a razão! E isso pode ser considerado preocupante nos dias atuais, no qual, tudo pode parar nas redes sociais. Afinal, nem sempre percebemos quando estamos sendo filmados ou fotografados por alguém. “Na maioria das vezes, nós mesmos somos culpados pelo sucesso ou fracasso desta exposição. Se você quer se jogar no Carnaval, faça isso com cuidado”, alertou a Máster Coach Regiane Moreira.

Segundo a especialista, cada vez mais as empresas se preocupam em saber como sua imagem está sendo vista por meio de seus funcionários e por isso, muitas empresas passam a considerar o conteúdo postado nas redes sociais, antes de tomar decisões. “No Carnaval não é diferente, não é porque o horário do seu trabalho venceu ou porque você não está usando o uniforme no fim de semana ou feriado que você deixa de representar a empresa. Já notou que ao conhecer uma pessoa três perguntas são básicas? Qual o seu nome? Com o que você trabalha? Onde você trabalha?”.

A Pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar – GPTW Brasil, conduzida pelo Great Place to Work, divulgou  em 2015 que em torno de 83% das melhores empresas para trabalhar no Brasil já contrataram funcionários por meio das redes sociais, 39% utilizaram o LinkedIn como forma de atrair talentos e 36% o Facebook. O currículo do candidato é avaliado simultaneamente com as redes sócias. Regiane orienta selecionar bem o conteúdo que compartilha. “O ideal é usar as redes sociais a seu favor, potencializando seu perfil no mercado de trabalho e nas relações pessoais”, disse.

Cuidados com o excesso de exposição

Aplicada como mecanismo fundamental para divulgação, a consultora ressalta que a rede social também é utilizada como networking, além de propiciar um contato direto com empresas e até mesmo início de um processo seletivo. Ela ainda garante que a primeira impressão é a que fica. Então, cuidado com as fotos postadas!

Veja algumas dicas da Coach sobre os cuidados que você deve tomar com o excesso de exposição nas redes sociais durante o Carnaval. Confira!
·      
  •          Evite expor fotos com bebidas alcoólicas, cigarro, ou em qualquer outra situação que pode te prejudicar em uma seleção ou promoção;
  •          Escolha uma foto em que você apareça bem vestido e cause um impacto positivo;
  •          Nada de lavar roupa suja para todo mundo ver;
  •          Não exponha outras pessoas no seu universo digital;
  •          Tome cuidado ao escolher os seus grupos. Tenha certeza que vai soar muito mal se o setor de RH da empresa encontrar o seu perfil vinculado aos grupos “Eu odeio sexta-feira”, “Eu odeio meu chefe”, dentre outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário