sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Evento Gestão, A Escola Ensina – 3ª Edição


Evento será realizado em Belo Horizonte e visa impactar o empresariado, além de despertar o interesse em conhecer o Projeto que muda a educação e pode trazer benefícios fiscais para as empresas investidoras


Com o intuito de difundir as melhores práticas realizadas nas escolas parceiras da Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG), por meio da metodologia de Gestão Integrada da Educação (GIDE), e apresentar os excelentes resultados alcançados, a FDG promove no próximo dia 13 de novembro, a 3ª edição do evento “Gestão, A Escola Ensina”, em Belo Horizonte. A expectativa é impactar o empresariado e despertar o interesse em conhecer o Projeto que muda a educação e pode trazer benefícios fiscais para as empresas investidoras. 

A pedagoga Maria Helena Godoy, coordenadora dos projetos técnicos da FDG, acredita que a educação, principalmente o ensino básico no Brasil, é apresentada como patrimônio estratégico e ferramenta indispensável para o desenvolvimento do país. Porém, o desequilíbrio entre quantidade e qualidade promoveu o surgimento de escolas pouco eficazes. “Ao investir no projeto educacionalque propomos pela metodologia GIDE para a Rede de ensino público de um município, a empresa estará apoiando algo que promove transformações positivas na sociedade brasileira, valoriza o potencial de novos talentos e afirma que compreende sua responsabilidade perante a sociedade, inclusive na transmissão de seus valores ao ajudar a comunidade em que está inserida”. 

Ainda segundo Maria Helena, a empresa participa de todas as etapas do projeto, acompanha de perto a evolução da rede escolar e recebe a mensuração dos resultados conquistados em períodos pré-determinados.Além disso, como a FDG é OSCIP, as empresas que se enquadrarem nas condições adequadas para usufruírem dos benefícios dessa Certificação, poderão ter de volta parte do investimento feito em educação com a FDG. Há ainda outros benefícios sociais: 

• Melhora excepcionalmente o relacionamento da empresa com seus públicos de interesse: comunidade, governo, empregados, sindicatos, etc; 

• Contribui para a geração de mão de obra qualificada, uma vez que os estudantes contemplados pelo projeto serão os futuros profissionais do Brasil e, possivelmente, da empresa. 

• É percebida e respeitada pelas gerações atual e futura, pois participa na melhoria da escola e consequentemente, da comunidade. 

• Aproveita uma parceria que gera vantagens em termos de Marketing, Relações Públicas e Responsabilidade Social. 

• Contribui para o desenvolvimento e o futuro do país. 

• Garante o reconhecimento e a admiração de seus funcionários, pois, por meio do projeto, os filhos poderão estudar em uma instituição de ensino de qualidade. 

• Posiciona sua marca em consonância com as diretrizes atuais de Responsabilidade Social; 

Por isso, ela ressalta a importância da participação dos gestores públicos neste processo. “É fundamental que os gestores públicos conheçam a gestão aplicada à educação, utilizando a moderna ferramenta (GIDE) que auxilia opoder público responsável pela educação a “mover a alavanca do desenvolvimento”. É aplicando esse método eficaz, que envolve toda a comunidade (alunos, professores, gestores, pais), que se conseguirá sair do modelo educacional atual, com baixos resultados e dificuldades de colocar o Brasil em posições melhores nos rankings mundiais. Se os secretários são os responsáveis pela educação municipal, estadual, é preciso que vejam até onde se pode ir com o método que vem melhorando, a cada edição do IDEB, os resultados das escolas que o utilizam”, diz Maria Helena. 

O evento 

Conduzido pela mestra de cerimônia Roberta Zampetti, apresentadora da Rede Minas de Televisão, o evento contará com a apresentação da professora Maria Helena Godoy sobre o tema do seu livro “Melhorar resultados da educação. Será que os gestores sabem?”.Além da participação da gerente de comunicação da empresa Cimentos Liz, Renata Oliveira, que falará sobre os benefícios de investir em educação com a adoção da metodologia GIDE para a Rede de Ensino do município de Vespasiano e estendido a algumas escolas de Lagoa Santa. E do Padre Germano Cord Neto sobre a experiência no convênio de cooperação técnica entre a FDG e o Colégio Loyola, desde o início desse ano. 

Os convidados serão as escolas parceiras, secretarias municipais de educação e empresas comprometidas socialmente na busca pela melhoria da educação como forma de desenvolvimento para o cidadão e o país. Na programação ainda haverá o depoimento de ex-alunos de escolas parcerias que hoje estão na faculdade ou já se encontram encaixados no mercado de trabalho. “Será uma oportunidade para o público verificar, na prática, como uma escola que usa gestão pode fazer a diferença na vida futura do aluno”, afirmou a coordenadora da FDG. 

“É com entusiasmo que falo sobre os benefícios da aplicação dos 5 Sensos na nossa Escola: maior produtividade, melhoria da qualidade de produtos e serviços e aumento da satisfação das pessoas com o trabalho”, atesta Ana Maria Fonseca Machado Marques, Gestora Ambiental na E. E. Francisco Firmo de Matos, parceira da FDG.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário