Descubra como o processo de Coaching pode auxiliar e melhorar a ligação entre corpo e mente através da Programação Neurolinguística
Já está comprovado por diversos estudos, que os pensamentos conflitantes geram emoções conturbadas que resultam em respostas que afetam o corpo. Entre as pesquisas que já foram realizadas em função do descobrimento da relação e influência exercida pela saúde mental, na saúde corporal, a Universidade Carnegie Mellon, analisou 319 artigos que relacionavam emoções intensas com falhas do sistema imunológico. Enquanto, uma pesquisa notável, levada a cabo por médicos ingleses do London College, após o acompanhamento de 9000 pessoas durante 12 anos, demonstrou que, aqueles que tinham relacionamentos íntimos marcados por brigas e conflitos sofriam 34% mais risco de apresentar um distúrbio cardiovascular.
Desde o grego Hipócrates, considerado o pai da medicina ocidental, existem registros de processos de somatização, porém o fenômeno só ganhou um nome no início do século XX, quando o médico austríaco Wilhelm Stekel, um dos pioneiros da psicanálise, lançou a expressão alemã organsprache ("fala dos órgãos") para denominar sintomas físicos, associados ao lado psíquico. Na versão para o inglês, o termo foi traduzido como somatizatíon, palavra criada a partir do radical grego "soma", corpo.
Para a Coaching Tuka Moreira, consultora de imagem e visagismo, a técnica de Programação Neurolinguística (PNL), tem se mostrado o melhor antídoto para quem precisa aprender a reprogramar a mente, pensamentos e comportamentos, pois estes geram respostas físicas que são conhecidas como “somatização”. “A palavra somatização, hoje, é usada especificamente para as doenças desencadeadas por sobrecarga emocional. Certas doenças têm um componente fortemente somático. E o caso de asma, úlceras, fibromialgia, gastrite, alergias e herpes, principalmente. As situações que mais deflagram respostas somáticas são as de stress e ansiedade”.
Benefícios do coaching
A Coache acredita que é preciso buscar autoconhecimento e autocontrole, e através da PNL, confia em melhores resultados. “Reprogramaremos novos comportamentos e focaremos na melhoria contínua desse processo. Vivemos em uma sociedade altamente competitiva e estressante, fato que traz como consequência o desequilíbrio da mente, a auto depreciação, falta de reconhecimento, pensamento acelerado e ansiedade”.
O Coaching é focado no desenvolvimento do indivíduo e suas expertises. Visando contribuir para o aperfeiçoamento do aprendizado e amadurecimento emocional, tendo reflexos em diversas dimensões, como a melhoria dos processos decisórios, planejamento estratégico, designação de tarefas, entre outras. Dessa forma, esse processo de Coaching tem como base a Programação Neurolinguística (PNL).
Nenhum comentário:
Postar um comentário