A crise já afeta os mais variados setores da economia e para manter um estabelecimento em alta é preciso criatividade
Notando que os efeitos da crise econômica no país começaram a afetar vários setores, inclusive na área de beleza, o empresário Adriano Kume, sócio do Salão Isabella Cristine, em Belo Horizonte, apostou na criação de algumas estratégias para manter a presença dos clientes. “Decidimos investir em novos serviços, criamos alguns pacotes promocionais, focamos ainda mais no atendimento de noivas e no lançamento de uma rede de descontos para manter a fidelidade do nosso público”.
Desde o mês de Fevereiro desse ano, o empresário conta que foi possível perceber uma redução na demanda. “Aquele cliente que vinha semanalmente fazer uma escova passou a vir duas vezes por mês. Além da escova, tintura e outros procedimentos que o cliente consegue fazer em casa diminuíram a nossa demanda. Serviços de maior complexidade como mechas, químicas, tratamentos como hidratação e cauterização também tiveram queda. Basicamente o único serviço que continua com uma procura grande é ainda a manicure, por ser uma parcela pequena retirada do orçamento mensal."
Para driblar esse momento, o administrador investiu na criação de algumas promoções e de novos serviços. “Fizemos alguns pacotes promocionais para tratamentos químicos e manicure para manter o cliente do dia-a-dia presente no salão. Também aumentamos o número de serviços ofertados, como a micropigmentação de sobrancelhas, chá de lingerie e um espaço próprio para café. Futuramente pretendemos investir também em tratamentos estéticos, já que temos um espaço já destinado e estruturado para esse tipo de serviço”.
Além disso, o Salão acaba de lançar uma rede de descontos para os clientes. “Nessa rede, nossos clientes irão acumular pontos de acordo com os procedimentos realizados, que serão contabilizados por meio de um cartão de fidelidade. Eles poderão trocar a pontuação por novos serviços que deverão ser feitos entre terça-feira e quinta-feira, já que são dias com menor movimento no Salão”, explicou Adriano.
Mercado de noivas
Kume conta que o Salão já é bem conhecido pelo atendimento e produção do dia da noiva e viu nesse momento uma oportunidade para se voltar ainda mais pare esse público. “O dia da noiva é uma prioridade pra elas e quem deseja casar não vai deixar de investir nesse momento, independente da época de crise. A noiva, hoje, tem um perfil cada vez mais prático, ou seja, deseja apenas ir ao salão para realizar a produção para o casamento e não mais passar o dia todo".
Outro fator importante segundo o empresário é que a noiva não vai sozinha ao salão. “Ela se programa para aquele momento e sempre leva as amigas, familiares e madrinhas, que requerem um tratamento e atendimento mais direcionado, exclusivo e personalizado. E temos ainda como vantagem, a utilização do espaço café para complementar toda essa atenção, além de ser uma divulgação boca a boca dos nossos serviços”.
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