segunda-feira, 14 de setembro de 2015

5 dicas para profissionais de criatividade mantenham a mente funcionando

Quem trabalha com criatividade quase que diariamente sabe que as crises são comuns e até já deve ter se acostumado a questionar aqueles momentos em que parece que nenhuma ideia surge. Sim, se você já passou por isso diversas vezes, pode ter certeza de que não está sozinho nessa…


Mas, como qualquer habilidade, a criatividade também pode ser treinada. E o site Adweek publicou recentemente algumas dicas para quem busca manter a sua em alta. Sabe quais são?

1. Deixe o e-mail um pouco de lado

Sabe aquele seu colega de trabalho que você não sabe nem que cara tem, mas troca e-mail diversas vezes ao dia? Experimente levantar o telefone do gancho ou caminhar até a mesa dele para dar um “oi” e conversar sobre aquela decisão que, juntos, vocês poderiam tomar em minutos – mas demandaria dezenas de e-mails para que ambos chegassem a uma conclusão.

2. Mantenha suas reuniões curtas

Se esse é o segredo da produtividade ninguém sabe, mas certamente é o segredo para manter o foco. Para isso, convide apenas as pessoas que realmente tem alguma coisa a contribuir para a reunião e evite esperar pelos atrasadinhos – comece a reunião sem eles, caso não sejam capazes de chegar no horário.

3. Tenha sempre algo a dizer

Ao receber um cliente, é importante lembrar que você estará concorrendo com seus smartphones, tablets e até com tudo aquilo que anda na cabeça deles… Por isso, é importante mantê-los envolvidos – e a melhor maneira para isso é ter sempre algo relevante a dizer. Em reuniões com mais pessoas, o ideal é que todos possam participar, comentando os aspectos mais importantes.

4. Evite que o “trabalho” atrapalhe o bom trabalho
E isso significa, mais precisamente: saia da frente do computador. Toda sua equipe já está almoçando um sanduíche com os olhos vidrados no monitor e a maior parte já considera que as horas extras são normais. A má notícia é: não há criatividade que resista a 10 horas de trabalho contínuo. Permita-se dar a volta na quadra, almoçar fora ou mesmo sair do escritório para ter uma conversa em particular ao telefone.

5. Confie na opinião de seus colegas

Horas e horas olhando para uma página em branco não vão te levar a lugar nenhum. Ao invés disso, quando estiver com dificuldades para começar – ou terminar – um projeto, não hesite em pedir a ajuda de seus colegas. Muitas vezes, quem olha de fora tem ótimos insights sobre o assunto que você poderia ter deixado que passassem despercebidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário