segunda-feira, 13 de abril de 2015

Os reflexos da má alimentação

Pacientes cada vez mais jovens se tornam reféns da Gastrite devido aos hábitos alimentares ruins


Os produtos industrializados ganham cada vez mais espaço no mercado consumidor, justamente por apresentarem maior praticidade e rapidez na alimentação. No entanto, os fabricantes inserem uma grande quantidade de aditivos químicos como estratégia de aumentar a durabilidade dos mesmos e estes são extremamente prejudiciais à saúde. 

Por isso, é fundamental uma boa alimentação para quem busca saúde. Segundo o médico gastroenterologista Bruno Sander, uma dieta baseada em produtos calóricos, gordurosos e cheios de conservantes, aliado a longos períodos sem a ingestão de alimentos (jejuns prolongados), além do uso crônico de medicamentos, principalmente anti-inflamatórios, e o consumo de bebidas alcoólicas, são os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento da Gastrite.

Recentemente o cantor sertanejo Gustavo Lima ficou internado por cerca de uma semana devido a um quadro severo de Gastrite. O especialista explica que se trata de uma irritação da mucosa gástrica. “É quando a parede interna do estômago está irritada, levando a uma série de sintomas como queimação, dor abdominal e náuseas”, disse. Ele ainda admite existir uma grande quantidade de pessoas que enfrentam esse problema atualmente, principalmente os jovens, devido aos maus hábitos alimentares. 

Diagnóstico e tratamento
O médico orienta que assim que diagnosticado com Gastrite, através da realização de uma Endoscopia Digestiva alta, o paciente pode ser tratado com o uso de medicamentos. “Mas, para que o tratamento seja efetivo, é necessário que o paciente una a utilização dos remédios com a adoção de novos hábitos alimentares, para que o problema seja tratado e não evolua para outras doenças, como uma úlcera, por exemplo.”

Ele garante que com alguns cuidados simples, além de um acompanhamento médico quando diagnosticado o problema, é possível recuperar e até mesmo prevenir a Gastrite. “Alimentando-se a cada três horas com alimentos saudáveis e evitando o uso de muitos medicamentos por períodos prolongados, além das bebidas alcoólicas é possível se recuperar e reverter esse quadro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário