segunda-feira, 5 de março de 2012

Saiba como deixar a batata mais magra e saudável

Cozida, assada ou em forma de purê, esse alimento é rico em nutrientes

        Os altos índices de carboidratos encontrados na batata fazem esse vegetal carregar a fama um tanto quanto injusta de "alimento que engorda". Mesmo quem quer perder peso ou não quer ganhar quilos, pode incluir a batata no cardápio sem culpa. "O segredo está em equilibrar a quantidade dessa fonte de carboidrato com os outros grupos alimentares", afirma a nutricionista Rosana Farah, especialista do Minha Vida. O modo de preparo também faz toda a diferença na hora de emagrecer o prato.

     Além disso, a batata é rica nas vitaminas K, C e do complexo B e tem grandes quantidades de fósforo e potássio - todos nutrientes que ajudam nosso organismo a funcionar melhor. É possível fugir da batata frita e optar por versões menos calóricas ou gordurosas do vegetal, priorizando uma alimentação saudável. Confira as dicas das nutricionistas na hora de preparar as batatas.

Batatas assadas

 
      Por ter menos gordura, a batata assada é um dos preparos mais saudáveis para esse alimento. Segundo a nutricionista Simone Freire, o ideal é assar as batatas com casca - para conservar os nutrientes - e sem adição de óleo. Caso você fique com medo de as batatas grudaram na forma, usa uma quantidade de óleo mínima. "Você também pode recheá-la com legumes, ervas, proteínas de baixa caloria (peito de peru, frango desfiado) ou até azeites, tornando a refeição mais completa", explica a nutricionista Hellen Fernandes, da consultoria Galgani Farmácia de Manipulação, em Minas Gerais. Uma batata inglesa (100g) assada com adição de óleo tem 64 calorias.

Cozinhando a batata

 
      Com 52 calorias (100g), valor ainda mais baixo do que a preparação assada, a batata cozida não precisa acompanhar óleo, portando tem menos gordura. Prepará-la cozida também ajuda a conservar os nutrientes, principalmente no vapor. A regra da casca também vale para os alimentos cozidos - se não retirarmos a casca, conservamos ainda mais os nutrientes. A batata cozida pode ser acompanhada de carnes e saladas para diminuir seu índice glicêmico e deixar a refeição completa.

Passe longe da batata frita!

      A versão frita acaba sendo a opção mais calórica e menos saudável. "Qualquer processo de fritura faz com que o óleo seja incorporado ao alimento, ocorrendo um grande aumento calórico", explica Simone. Para se ter uma ideia, enquanto uma porção (100g) de batata cozida tem 52 calorias, a mesma quantidade frita tem cerca de 267 calorias - mais que o triplo! E a quantidade de gorduras também chega a níveis astronômicos: a batata assada tem 0,14g de lipídios, ao passo que a preparação frita carrega 26g.

     Para evitar que a batata fique encharcada de óleo, Hellen dá a dica: "o ideal é que a temperatura do óleo esteja mais alta, mas essa opção continua não sendo a ideal para consumo frequente no dia a dia", diz.

Fonte: Entrevista da nutricionista Hellen Fernandes para o Portal Minha Vida. Leia essas e outras dicas no www.minhavida.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário