sexta-feira, 23 de março de 2012

A Galgani quer te contar o que as frutas têm!


26 de Março: Dia do Cacau
 
Seu consumo traz diversos benefícios para a saúde, desde a prevenção contra as cáries até a melhora do humor e o combate ao stress.
 
No dia 26 de março comemora-se o Dia do Cacau, conhecido popularmente como chocolate. Produzido e consumido durante o ano todo, não há contraindicação para o seu uso, já que de acordo com a nutricionista Hellen Fernandes, casos de alergia ao fruto são bem raros e intoxicações ainda não foram relatadas.
Segundo a nutricionista, o consumo do cacau pode trazer diversos benefícios para a saúde, desde a prevenção de cáries até melhora do humor e do stress. “Ele também mantém o coração saudável, ativa o sistema imunológico, equilibra o açúcar no sangue, auxilia o sistema digestório, na perda de peso e no aumento de energia, além de hidratar a pele e ser fotoprotetor”, ressaltou.
A especialista explica que o fruto pode ser consumido em diversas formas, sendo a mais conhecida o chocolate. Mas, esclarece que ao usar as sementes torradas ou moídas, deve-se ter cuidado para não perder suas propriedades nutricionais. “Também pode ser consumido in natura, como polpa, suco da fruta, manteiga, em barras, pastilhas e bebidas e cacau orgânico em pó”, lembrou.
Ela reforça que alguns cuidados devem ser tomados ao consumir o fruto, como lavar em água corrente, escolher o que estiver maduro e sem danos na casca. “Também é importante deixá-lo em solução de um litro de água, com uma colher de água sanitária ou hipoclorito de sódio a 200 ppm por 15 minutos e em seguida lavá-lo em água corrente”, ensinou.

Orientações para consumo:
- Pequena quantidade: 1 semente de cacau para cada 8 ou 10 quilos de peso corporal.
- Moderada quantidade: 1 semente para cada 5 a 8 quilos de peso corporal.
- Grande quantidade: 1 semente de cacau para cada 1,5 a 4 quilos de peso corporal.
- Cacau orgânico em pó: 2 colheres de sobremesa 2x ao dia, pode ser adicionado à saladas de frutas ou uma bebida de preferência.
 
 Serviço:
*No dia 26 de março a Galgani Farmácia de Manipulação realiza, na própria farmácia, a ação “A Galgani quer te contar o que as frutas têm”, com orientação nutricional e gratuita sobre os benefícios do Cacau, para todos os clientes.
Fonte: Hellen Fernandes – Nutricionista clínica e consultora da Galgani Farmácia de Manipulação.

 
Informações:
Galgani Farmácia de Manipulação
Rua Maranhão, 223 – Santa Efigênia – BH/MG
Contato: (31) 3241-7971

Nenhum comentário:

Postar um comentário