quinta-feira, 29 de março de 2012

Dia da Saúde e Nutrição


A importância da prevenção para a prática de esportes
Saiba quais os cuidados que são necessários para começar uma atividade física e a importância do uso do protetor solar durante a prática de esportes.
Muitas pessoas têm o hábito de começar uma atividade física por conta própria e sem consultar um especialista previamente. Esse tipo de atitude pode causar graves conseqüências para o corpo. Por isso, é preciso ficar atento a alguns cuidados que devem ser tomados ao iniciar um esporte.
De acordo com o especialista em medicina esportiva da clínica Da Matta Fisio, Octacílio da Matta, o primeiro passo é realizar uma avaliação ortopédica, cardiológica, fisioterápica e nutricional. “Ao praticar uma atividade inadequada, o atleta estará sujeito a lesões tendinosas, musculares, dores articulares e problemas cardiovasculares. Já em casos mais graves, pode ocorrer até um infarto do miocárdio”, completou.
            O médico lembra que de maneira geral não existe uma idade limite para praticar um esporte, desde que a atividade escolhida respeite o perfil, as condições e os limites de cada um. “A prática regular do esporte traz muitos benefícios para o corpo, como a prevenção de doenças, sensação de bem estar e até benefícios do ponto de vista psicológico, além dos físicos propriamente ditos”, ressaltou.
Uso do protetor solar durante as atividades
A proteção solar é essencial durante a prática esportiva ao ar livre prevenindo a pele das agressões da radiação ultravioleta do sol, aparecimento de manchas, rugas, sardas e até câncer. De acordo o dermatologista e diretor da clínica ANOVA Estética, Carlos Rodrigo Miranda, deve-se usar um protetor solar de boa qualidade, com FPS igual ou maior que 30.
O especialista explica que a exposição mais intensa acontece das 10h às 15h, causando vermelhidão e queimaduras de primeiro e segundo graus, se a exposição for muito prolongada. “O protetor deve ser usado pela manhã nas áreas expostas e reaplicado a cada três horas se a pessoa estiver em ambiente aberto ou após sair de piscinas”, esclarece.
Serviços:

No próximo sábado, dia 31/03, a clínica Da Matta Fisio e parceiros, celebram o Dia da Saúde e Nutrição oferecendo vários serviços gratuitos para as pessoas que passarem pela Av. José Cândido da Silveira, em frente ao Serpro, na Cidade Nova, das 08h às 12h. Os participantes receberão ainda, orientações sobre os cuidados com a pele e para a prática de esportes.

Fontes – Dr. Carlos Rodrigo Miranda: Formado em Medicina pela UFMG, especialista em Dermatologia pelo Hospital das Clinicas da UFMG, com curso de Medicina Estética pelo IUCAP Instituto Universitário Camargo Pedrosa. Diretor e dermatologista da clínica A Nova Estética.

Dr. Octacílio da Matta Lopes Jr. – Médico especialista em medicina esportiva e ortopédica. Ex-médico do Cruzeiro Esporte Clube, atualmente atende na clínica Da Matta Fisio, Hospital São Camilo, Hospital Belvedere.

Nenhum comentário:

Postar um comentário