quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Os benefícios dos suplementos alimentares

Seu uso é indicado para pessoas de qualquer idade, desde que prescrito por um profissional especializado.

Hoje, 21 de dezembro, comemora-se o Dia do Atleta. E a data nos remete ao uso, por amadores e profissionais, dos suplementos alimentares para melhorar o desempenho em determinada atividade, mas é preciso ter cuidado e controle ao consumir esses produtos, para que seu uso não cause problemas para a saúde.   
                                                                                   
De acordo a nutricionista Viviane Paixão, os suplementos visam suprir as deficiências alimentares nas dietas e são, na maioria das vezes, compostos por vitaminas, minerais e aminoácidos que complementam a alimentação. Ainda segundo ela, é comum hoje o consumo de suplementos esportivos (ou nutricionais) para prevenir doenças, ganhar e perder peso, o que ajuda a explicar o uso por não atletas. “Os suplementos podem ser usados, por exemplo, para uma gestante melhorar seu perfil de vitaminas, minerais e queda de cabelo, sem a necessidade de praticar uma atividade física.”, completou. 

A especialista ressalta que a indicação de suplementos é importante para pessoas com carências nutricionais e também para um praticante de atividade física ter melhor desempenho ou repor perdas de nutrientes durante essa prática. “Eles podem trazer grandes benefícios ao corpo, como ganho de massa muscular magra, redução de colesterol, aumento do metabolismo das gorduras, etc”, afirmou.

Segundo a nutricionista, a utilização de suplementos nutricionais é um fenômeno que cresce a cada dia, mas alerta que seu uso indiscriminado pode causar danos irreversíveis ao fígado e rim, além de afetar o metabolismo de uma maneira geral. Por isso, a primeira ação é determinar como está o funcionamento do organismo e em seguida, quais são as qualidades físicas exigidas pela sua atividade esportiva, como resistência, força, rapidez, etc. “Assim, será mais fácil estabelecer a escolha do ou dos suplementos alimentares que melhor lhe convêm e que o ajudarão a progredir mais. Mas, deve ser prescrito por um profissional especializado, como o nutricionista, para avaliar a real necessidade do que se precisa”, reforçou.

Viviane lembra que o suplemento pode ser manipulado, o que é bem mais vantajoso, já que é feito mediante uma prescrição personalizada, sendo possível preparar doses diferenciadas, que atendam às necessidades de cada indivíduo. Além disso, podem fazer uma associação de ativos, quando solicitada pelo prescritor, na mesma formulação. “Os rótulos são personalizados com os dados da prescrição, evitando riscos, como o de troca ou de consumo inadequado por outras pessoas. A matéria-prima utilizada e o processo de manipulação são rigorosamente controlados”, acrescentou.

Por último, ela afirma que os suplementos podem ser utilizados, quando necessário, tanto para homens e mulheres e em qualquer faixa etária, sempre após a avaliação de um profissional especializado. “Temos como exemplo, crianças que utilizam suplementos vitamínicos e minerais para o tratamento de uma anemia, adolescentes que consomem suplementos protéicos para estimular o ganho de massa muscular, no adulto para redução do colesterol e nos idosos para melhorar a saúde óssea”, esclareceu.  

Viviane Admus Nunes Paixão – Nutricionista graduada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - Uni-BH. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional/ Divisão Ensino e Pesquisa. Membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional. Nutricionista do Setor de Consultoria Nutricional da Galgani Farmácia de Manipulação.

 
Informações: Galgani Farmácia de Manipulação - (31) 3241-7971

Nenhum comentário:

Postar um comentário