terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Entre 16 e 20 anos: melhor idade para a remoção dos sisos!

Segundo especialista, se não forem acompanhados, os dentes sisos podem causar inflamações, infecções, cistos e tumores ósseos.
Os dentes Sisos, conhecidos popularmente como “dentes do juízo” ou terceiros molares, se referem aos quatro últimos dentes localizados na parte posterior da arcada dentária bilateralmente. Eles são os últimos a nascer, entre os 16 e 20 anos, mas nem todas as pessoas possuem esses dentes. De acordo com o especialista em cirurgia oral e maxilo-facial Rodrigo Marinho, isso pode acontecer por falta de espaço na arcada dental ou por estar na posição "errada" dentro do osso.
Ele explica que quando os dentes sisos ficam presos no osso da mandíbula ou simplesmente não nascem, podem ocorrer algumas complicações, como a sobreposição ou deslocamento de outros dentes, entortando as arcadas dentárias, perda dos dentes vizinhos e o desenvolvimento de cárie por causa da dificuldade para higienização. “Outra complicação muito comum é a inflamação da gengiva que cobre parte do dente semi-incluso, ou seja, que nasceu parcialmente, causando uma dor muito forte, inchaço e dificuldade de abertura da boca e mastigação”, lembrou.
Já os dentes sisos inclusos (que não nasceram), podem ser a causa de dores de cabeça e originar o aparecimento de cistos e tumores ósseos. “É muito importante que todas as pessoas, principalmente os jovens, façam uma avaliação dos dentes sisos e de suas possíveis complicações, como medida preventiva”, reforçou o especialista.
Segundo o dentista, a melhor idade para remoção dos dentes sisos é entre os 16 e 20 anos, já que nessa fase os ossos maxilares ainda não estão totalmente calcificados, facilitando a cirurgia. “Além disso, o paciente jovem apresenta as melhores condições para a recuperação do procedimento cirúrgico. Dependendo da experiência e habilidade do cirurgião os dentes sisos podem ser removidos em uma ou duas sessões”, ressaltou.
De acordo com ele, a cirurgia é relativamente simples e que a grande vantagem da remoção de todos os dentes sisos em uma única sessão é o fato de o paciente passar por somente um episódio cirúrgico e pós-operatório. “Assim diminui as chances de complicações, menor interferência nas atividades sociais e do uso de medicamentos”, disse.
Ele explica que a grande maioria das cirurgias de dentes sisos é feita sob anestesia local no consultório odontológico. Para pacientes mais ansiosos recomenda-se a utilização de sedativos (por via oral) ou mesmo sedação endovenosa ministrada por médico-anestesista e em casos extremos a cirurgia é realizada sob anestesia geral em ambiente hospitalar.
Por último, no período pós-operatório é recomendada dieta líquida/pastosa e fria, compressas geladas e analgésicos para controle do edema (inchaço) e da dor. “Com repouso relativo e medicamentos mais modernos é possível ter um pós-operatório bem confortável com mínimo de edema e incômodo”, afirmou o cirurgião.
Dr. Rodrigo Otávio Moreira Marinho - CRO 12821 - Mestre em cirurgia oral e maxilo-facial pela Universidade de Londres. Coordenardor de Cirurgia Buco-Maxilar-Facial do Hospital Life Center, em Belo Horizonte.

Informações:
Av. do Contorno, 7.205 - Lourdes - BH/MG - Contato: (31) 3297-9323

*O assunto foi tema do jornal da Band News, na última quinta-feira, dia 22/12. Confira a entrevista completa: http://soundcloud.com/jeanpiter/saiba-os-cuidados-que-voc-deve
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário