quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

21 de dezembro: Dia do Atleta

Saiba quais os cuidados para iniciar a prática de um esporte

Hoje, 21 de dezembro, comemora-se o Dia do Atleta. Mas, amadores e profissionais precisam ficar atentos a alguns cuidados que devem ser tomados ao iniciar um esporte, principalmente aqueles que começam por conta própria e sem a orientação de um profissional.

Segundo o especialista em medicina esportiva Octacílio da Matta, o primeiro passo é realizar uma avaliação ortopédica, em seguida a cardiológica e se necessária uma avaliação fisioterápica e nutricional.

Ainda de acordo com o médico, a prática de uma atividade sem orientação e avaliação prévia de um ortopedista do esporte, pode trazer consequências graves para o corpo. “Ao praticar uma atividade inadequada, o atleta estará sujeito a lesões tendinosas e musculares, dores articulares e problemas cardiovasculares. Também podem aparecer doenças como tendinites, estiramentos musculares, artrites, anginas e em casos mais graves até o infarto do miocárdio”, completou.

Além disso, o especialista explica que a atividade escolhida deve respeitar, primeiramente, o perfil ortopédico e cardiológico do praticante. “O ortopedista do esporte deverá levar em conta as possíveis limitações e patologias presentes nos praticantes e em seguida o interesse do praticante em relação aos diversos tipos de esportes”, esclareceu.

O médico lembra que, de maneira geral, não existe uma idade limite para a prática do esporte, desde que os cuidados citados acima sejam respeitados. “A prática regular do esporte traz muitos benefícios para o corpo, como a prevenção de doenças, sensação de bem estar e até benefícios do ponto de vista psicológico, além dos físicos propriamente ditos”, ressaltou.

Dr. Octacílio da Matta Lopes Jr. – Médico especialista em medicina esportiva e ortopédica. Ex-médico do Cruzeiro Esporte Clube, atualmente atende na clínica Da Matta Fisio, Hospital São Camilo, Hospital Belvedere.


Informações:
Clínica Da Matta Fisio
Rua Paulo Nunes Vieira, 186 – Cidade Nova – BH/MG
(31) 3484-1857
www.damattafisio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário