quinta-feira, 27 de abril de 2017

Redução de estômago por endoscopia

Hospital especializado em tratamentos para a obesidade, em BH, será o primeiro a oferecer o tratamento para pacientes já a partir de Junho.



OVERSTITCH – é o nome dado ao dispositivo que, depois de acoplado ao aparelho específico de endoscopia, permite realizar algo inédito na especialidade da endoscopia digestiva: a sutura endoscópica. Já aprovada pela Anvisa no Brasil, a cirurgia endoscópica sem cortes tem ganhado destaque por ser menos invasiva e apresentar algumas vantagens em relação aos procedimentos "tradicionais" para o tratamento do sobrepeso e da obesidade. 

Segundo o cirurgião endoscopista Bruno Sander, diretor clínico do Hospital Dia Sander Medical Center, em Belo Horizonte, o OVERSTITCH pode ser utilizado para qualquer finalidade médica onde se deseje aproximar tecidos por endoscopia, sem a necessidade de uma cirurgia. “A ideia do procedimento é simplesmente reduzir a quantidade de alimentos que o paciente consegue ingerir, costurando o estômago por dentro, por sutura endoscópica e simulando uma cirurgia bariátrica semelhante ao Sleeve (gastrectomia vertical)”. O médico citou as vantagens e desvantagens do tratamento, veja:

Vantagens:

· Menor tempo de procedimento;

· Sem necessidade de internação;

· Sem cortes;

· Menor risco de complicações durante e após o procedimento; 

· Índice de perda de peso semelhante ao da cirurgia bariátrica Sleeve; 

· Não é retirada nenhuma parte do estômago ou intestino; 

Desvantagens 

· Não é coberto por convênios; 

· Procedimento reversível após 2 a 3 anos devido rompimento espontâneo e gradativo das suturas realizadas; 


Diferenças entre os tratamentos para a obesidade


Dr. Sander explica que na cirurgia bariátrica tradicional é necessário retirar ou grampear uma parte do estômago, além de fazer um desvio no intestino. “Outro tratamento endoscópico para perda de peso realizado na Sander Medical Center é o balão intragástrico. O objetivo é reduzir a área de reserva do estômago, trazendo mais saciedade ao paciente com uma menor quantidade de alimento ingerido. O tratamento tem a vantagem de ser endoscópico, sem cortes e sem internação e com um valor bem mais acessível que a cirurgia bariátrica ou o OverStitch”, acrescentou.

Já o procedimento de gastroplastia endoscópica é indicado para pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) a partir de 30kg/m², no entanto, qualquer pessoa com grau de obesidade pode realizá-lo, se não houver contraindicações clínicas. “É indicado também para pacientes que tiveram falha no tratamento clínico ou que já tentaram outros métodos, como o balão intragástrico, sem sucesso e/ou com reganho de peso. A idade mínima para realizar o procedimento é 18 anos”, completou o médico.


Cuidados a serem tomados


Assim como todo tratamento de obesidade, o especialista ressalta que o paciente deve ter um acompanhamento multidisciplinar obrigatório, com nutricionista e psicólogo e visitas regulares ao médico, por pelo menos dois anos. “Exames endoscópicos e de imagem precisam ser realizados durante esse tempo”, cita Dr. Bruno. Além disso, a atividade física está liberada a partir da segunda semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário