quarta-feira, 19 de abril de 2017

Como o uso de vitaminas ajuda no combate ao envelhecimento

O envelhecimento precoce pode ter como causa a alimentação desbalanceada, inatividade física, estresse crônico, poucas horas de sono e excesso de bebidas alcoólicas.



O envelhecimento da pele é um processo natural e inevitável, tanto para mulheres quanto para os homens. Logo, começam a surgir os primeiros sinais, como as rugas e linhas de expressão. Mas, com a ajuda de alguns tratamentos é possível amenizar os sinais do tempo. Segundo a dermatologista Joana Barbosa, o tratamento preventivo com base em vitaminas pode ser realizado por meio da suplementação oral desses compostos ou por aplicação tópica de medicamentos ricos em potenciais antioxidantes. 


Ela ressalta que essas medidas não são capazes de impedir completamente o envelhecimento, mas funcionam de forma preventiva para da degradação celular. “A principal vitamina utilizada, na prática, para prevenção do envelhecimento é a vitamina C. Essa substância é essencial no funcionamento da pele (incluindo o crescimento, manutenção e reparo), protegendo-a contra os estragos da oxidação causada pelos radicais livres, prevenção de feridas e síntese de colágeno. Outra vitamina associada à prevenção do envelhecimento é a Vitamina E, principal componente da barreira cutânea. Ela atua como antioxidante secundário e está associada à diminuição da degradação lipídica e da lise do colágeno”, explicou. 

Segundo a dermatologista, não há contraindicações formais para realização do tratamento, mas lembra que a hipervitaminose também pode ser prejudicial. “É necessário que se faça a dosagem sanguínea das vitaminas previamente ou durante o tratamento para evitar níveis excessivos. Alguns estudos mostram suplementação exagerada de vitaminas podem inclusive estar associadas a riscos aumentados de tumores”. 

Veja algumas dicas da médica para combater o envelhecimento: 
  • Tenha uma alimentação saudável que inclua alimentos ricos em antioxidantes e vitaminas em geral. 
  • Pratique atividades físicas regulares, porém não extenuantes ou excessivas. 
  • Beba no mínimo dois litros de água por dia. 
  • Higienize a pele diariamente. 
  • Use sempre um demaquilante, e nunca durma maquiada. 
  • Proteja a sua pele do sol todos os dias. 
  • Use outras estratégias de fotoproteção. Só o filtro solar não basta. Para ficar bem protegida, é necessário ficar na sombra nos horários de sol forte e complementar o protetor com óculos, roupas e chapéus apropriados.
Além disso, a especialista lembra a importância de se procurar um bom profissional para auxilio no tratamento desejado. “Quando você procura um médico especialista, você está procurando um atendimento de qualidade e acima de tudo com segurança. Somente médicos com experiência na área são capazes de avaliar riscos e benefícios dos possíveis tratamentos. Tendo em vista, a grande variedade e opções de tratamentos estéticos, temos que estar atentos aos reais resultados e perigos associados a eles. Antes de qualquer tratamento de pele procure um dermatologista”, garantiu Joana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário