segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Conheça os cuidados com o uso de anabolizantes

Consumo excessivo desse tipo de produto pode causar danos irreparáveis à saúde, se não for usado com acompanhamento médico


O verão já está batendo na porta e com ele a corrida por um corpo perfeito, principalmente pelas mulheres, para exibir nas praias e piscinas em dias de sol. E um dos artifícios usados por muitas pessoas para conseguirem atingir esse objetivo é o uso de anabolizantes, que vem se tornando, a cada dia, um hábito comum por vários motivos, entre eles a questão estética. Porém, o médico dermatologista Paulo Antônio, alerta que o consumo excessivo desse tipo de produto é muito perigoso e pode causar danos irreparáveis à saúde.

Ele explica que os anabolizantes são substâncias sintéticas que podem ser usadas via oral ou injetável promovendo o crescimento muscular. “Seu uso é indicado para atletas e pessoas que querem ganhar peso, mas possuem dificuldade para isso. Nestes casos, eles ajudam no ganho de massa muscular, melhor desempenho durante a prática de atividade física e diminuição da gordura corporal”, declarou o médico.

Porém, o dermatologista alerta que os anabolizantes só devem ser usados com prescrição médica e acompanhamento. “É muito importante ficar atento ao uso clandestino dessas substâncias e a oferta deles em academias, há uma grande quantidade de produtos falsos no mercado, por isso ele deve ter sempre o selo da Anvisa e prescrito apenas pelo médico”.

Ele acrescenta que o especialista vai analisar o paciente, monitorar os exames, traçar as metas de tratamento e elaborar o plano de hipertrofia, que é o ganho muscular, mais adequado. “Dependendo da dosagem utilizada pode-se sobrecarregar o fígado, rins, coração e até gerar doenças irreversíveis como hepatite, insuficiência renal, trombose, embolia, parada cardíaca e infarto. Já no caso das mulheres, especificamente, o uso exagerado de anabolizantes pode gerar alterações na voz, crescimento de pêlos, acne muito freqüente e aumento irreversível do clitóris”.

Modulação hormonal

Outra opção de tratamento citado pelo dermatologista, para quem busca os mesmos resultados que o uso de anabolizantes promove é a terapia com modulação hormonal, que permite identificar as baixas hormonais que são responsáveis pela dificuldade de ganho de massa. “O tratamento tem duração de no mínimo seis meses, mas também pode durar a vida inteira, com visitas ao médico a cada três meses”, declarou o médico.

Mas, em qualquer opção de tratamento o dermatologista ressalta que a importância de manter uma alimentação adequada e a prática de atividades físicas para conseguir os resultados desejados de maneira saudável e duradoura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário