Intoxicação alimentar e alcoólica estão entre os problemas de saúde mais comuns nesta época do ano
Com a chegada das comemorações de final de ano, é preciso ficar atento à alimentação, já que é grande a oferta e as opções de comidas saborosas nessa época e muitas vezes há um exagero no consumo de alimentos. Segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde, janeiro é o mês com maior ocorrência de doenças de origem alimentar.
O médico endoscopista e gastroenterologista Bruno Sander, explica que é preciso observar bem os lugares onde serão feitas as refeições, como quiosques de praia, restaurantes e lanchonetes. “Os problemas gástricos e estomacais mais comuns neste período são a intoxicação alimentar e a gastroenterite, além do coma alcoólica e ressaca”.
Segundo o especialista, a intoxicação alimentar é uma doença causada pela ingestão de alimentos que contém organismos prejudiciais ao nosso corpo, como bactérias, parasitas e vírus. Eles são encontrados principalmente na carne crua, frango, peixe e ovos, mas podem se espalhar para qualquer tipo de alimento. “Já o coma alcoólico e a ressaca são causados pelo excesso do consumo de bebidas alcoólicas, muitas vezes intensificado por uma má alimentação durante este consumo”.
Para prevenir esses problemas, ele ressalta a importância de beber bastante líquido para minimizar os riscos de desidratação, ingerir alimentos de fácil digestão como carboidratos e, quando necessário, usar medicamentos sintomáticos. “Quando os sintomas persistirem sem melhoras por mais de 48 horas ou se houver diminuição do estado geral do paciente busque um médico ou uma unidade de pronto-atendimento. Lembrando que com as crianças deve-se ter um cuidado redobrado”, disse o médico.
Dicas para evitar os exageros nas festas
Além disso, ele ressalta que é preciso evitar os excessos e usar o bom senso, já que engordar também está entre as consequências do consumo desenfreado. Por isso, veja algumas dicas do especialista para evitar os exageros nas festas de final de ano:
1. Saiba quando está satisfeita
Festas de natal e réveillon são muito comuns ter vários pratos deliciosos. E é mais comum que as pessoas comam além do necessário, portanto saiba reconhecer quando está satisfeita e controle-se.
2. Separe um tempo somente para comer
Ao se alimentar, vá com calma e mastigue bem os alimentos. Evite fazer outras atividades ao comer, como assistir TV ou na frente do computador. Esse tipo de atividade retira sua atenção e acaba comendo além do necessário.
3. Não encher muito o prato
Evite ficar períodos longos sem se alimentar, pois apenas trará mais fome e na hora da refeição fará com que você demore um pouco mais para se sentir satisfeita. Daí novamente vem o exagero.
Faça pequenas refeições durante o dia, intervalo médio de 3 a 4 horas.
4. Antes de começar a comer, PENSE
Antes de começar a comer, pense e analise aquilo que você está realmente com vontade de comer. Pegue porções pequenas que vá te ajudar “matar a sua vontade”.
5. Alimentos que escolher
Escolha primeiro legumes e saladas, mesmo quando a mesa está farta de alimentos. Isso irá ajudar a se controlar na quantidade de carboidratos e alimentos gordurosos.
6. Atividade Física
Seus exercícios físicos não devem entrar em “ritmo de final de ano” ou de férias com você. Aproveite o calor e os dias mais longos, saía e aproveite os lindos dias para malhar. No mais seja feliz e boas festas!
Fonte: Dr. Bruno Sander – Médico cirurgião, especialista em gastroenterologia e tratamento para obesidade com o uso do Balão Intragástrico. É diretor clínico da Clínica Sander, em Belo Horizonte.
Informações:
Clínica Sander
Rua Alagoas, 601 – 2º andar – Funcionários – BH/MG
Contatos: (31) 8508-5000 ou 3588-1155
www.clinicasander.com.br clinicasander@clinicasander.com.br