quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Os prós e contras de cada tipo de panela

 
A panela é um dos utensílios mais importantes da cozinha e escolher o tipo de matéria-prima que mais se encaixa nas necessidades de quem vai utilizá-la é fundamental. Cada uma tem sua particularidade, algumas esquentam mais rápido, outras mantêm os alimentos quentes por mais tempo e atualmente são inúmeras as opções disponíveis para compra. As mais populares são as de teflon, esmaltadas, aço inox e alumínio. 

Mas o material que é feito a panela influencia mesmo no sabor e principalmente no valor nutricional da comida? A nutricionista Myrla Merlo afirma que durante a elaboração de alimentos em panelas de diferentes materiais há interação entre os alimentos e os utensílios. Algumas dessas interações são benéficas e outras podem ser até prejudiciais à saúde das pessoas.
 
Cada panela tem particularidades, defeitos e qualidades. Para escolher a que melhor se encaixa com você é importante saber os prós e contras de cada uma delas. Lembrando que, além de escolher o tipo de panela, saber como conservá-la é um item importante.
 
Panela de ferro

A panela de ferro era a mais comum antigamente e, mesmo seu uso sendo mais raro, ela ainda é um dos tipos de panela que trazem mais vantagens. Myrla Merlo ressalta que para que essa panela esteja sempre conservada, deve-se mantê-la sem ferrugem, sempre secando-a no fogão depois de lavá-la. Myrla também afirma que o risco de anemia e de deficiência de ferro pode ser reduzido pelo uso regular das panelas de ferro no preparo das refeições, mas finaliza com uma dica. "É desaconselhado o armazenamento do alimento nesta panela, a fim de evitar uma alta concentração de ferro no alimento".

Panelas de teflon

Myrla Merlo afirma que as panelas de teflon impedem a transferência do material de base da panela, geralmente alumínio, para a comida, além de se utilizar pouco óleo na preparação dos alimentos. Mas esses benefícios só serão alcançados desde que não se use esponjas de aços que possam arranhá-las durante a limpeza. Esse conselho na hora da limpeza serve também para as panelas esmaltadas.
 
Panelas de pedra-sabão

As panelas de pedra-sabão não trazem nenhuma desvantagem no uso, mas é importante lembrar que nunca se deve deixar alimentos guardados dentro delas. "O armazenamento de alimentos em panelas de pedra-sabão, especialmente aqueles aquosos e ácidos, é desaconselhável, uma vez que o tempo de contato propicia a liberação indesejável de Niquel", diz Myrla Merlo.

Para que haja um maior aproveitamento de todos os tipos de panelas, alguns cuidados específicos são necessários.

No caso das de teflon e das esmaltadas, é importante se atentar ao utensílio usado para mexer a comida. "Se a panela estiver com ranhuras no teflon ou no esmalte, há o risco desse material contaminar o alimento. Ao usar este tipo de panela, deve-se utilizar um utensílio que não risque ou arranhe esse revestimento", aconselha Sandra da Silva Maria. Renata Fidelis complementa com uma dica. "Recomenda-se o uso de utensílios de silicone ou polietileno, pois não entram em conflito com o material da panela."

As panelas de aço inox normalmente não apresentam implicações toxicológicas. De qualquer forma é bom ter algumas precauções no primeiro uso, aconselha Myrla Merlo. "É bom ferver água por 3 a 4 vezes na panela nova a fim de eliminar o níquel liberado nesta fase. O níquel é um mineral tóxico ao organismo e pode causar dermatites de contato, alergias, distúrbios renais e hepáticos, infertilidade, câncer pulmonar, estomatite, gengivite, cefaléias, insônia e náuseas".

Panela de alumínio

A panela de alumínio é a mais utilizada, mas seu uso é o que pode trazer mais riscos. "Nesse caso, a transferência do alumínio para o alimento é quase certa e isso é muito prejudicial à saúde. Nunca indico o uso da panela de alumínio", diz Sandra da Silva Maria. Além de fazer mal, o desprendimento de alumínio durante o preparo da comida pode diminuir até a quantidade de ferro do alimento. "O alumínio compete com o ferro e também com o cálcio e o magnésio. O contato da panela feita com esse material faz diminuir o valor nutricional da comida", finaliza Myrla Merlo.
 

Fonte: Entrevista da nutricionista da clínica Da Matta Fisio, Myrla Merlo, para o Portal Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário