segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Obesidade é um fator importante para o desenvolvimento do diabetes

No dia Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, especialista ressalta que a relação obesidade e diabetes é uma muito perigosa.
A obesidade é um fator importante para o desenvolvimento do diabetes, principalmente do tipo 2, que também é conhecido como diabetes do adulto. Ele corresponde a 90% dos casos da doença e ocorre geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos de idade. Porém, têm aparecido cada vez mais em jovens também, em virtude de maus hábitos alimentares, sedentarismo e stress da vida urbana.
O médico cirurgião e especialista em gastroenterologia Bruno Sander ressalta que a relação obesidade e diabetes é uma muito perigosa. “O aumento da massa gordurosa, principalmente abdominal (visceral) está ligada à resistência à insulina, ou seja, à maior dificuldade da insulina colocar a glicose para dentro das células”.
O problema se agrava se o paciente tiver predisposição genética para desenvolver diabetes, pois neste caso o pâncreas é mais suscetível à deficiência na produção de insulina. “Por isso, ao cuidar do peso as chances de desenvolver essa doença diminuem consideravelmente”, reforçou Sander.
Para saber se uma pessoa está acima do peso basta fazer um cálculo simples e verificar o Índice de Massa Corporal (IMC) dividindo-se o peso pela sua altura e multiplicada por ela mesma (Peso/altura²). Se o resultado for maior que 25 caracteriza sobrepeso e e for maior que 27 já é indicado o uso do balão intragástrico.
 
“Nunca é demais afirmar a importância de mudança de estilo de vida, mas o surgimento do balão intragástrico tornou-se um coadjuvante no tratamento da obesidade. Trata-se de uma ferramenta de grande ajuda por sua segurança e eficiência no tratamento da obesidade, e consequentemente melhora e controle da diabetes”.
O especialista considera lamentável a dificuldade que a maioria das pessoas encontra para melhorar os hábitos de vida. Segundo ele, mudanças consistentes na alimentação e atividade física moderada é a melhor solução para prevenir, tratar e afastar o fantasma da obesidade. “A dieta hipocalórica é fundamental, sendo que quem tem diabetes deve restringir ainda mais os carboidratos rapidamente absorvíveis, como o açúcar, doces, e frutas com pouca fibra”, afirma.
Por ser pouco sintomática o diabetes na maioria das vezes permanece por muitos anos sem diagnóstico e tratamento o que favorece a ocorrência de suas complicações no coração e no cérebro. “A obesidade predispõe o organismo a uma série de doenças como a hipertensão e alterações do colesterol. Por isso, ela deve ser prevenida e tratada. Emagrecer é fundamental no sucesso do tratamento do diabetes”.
Dr. Bruno Sander – Médico cirurgião, especialista em gastroenterologia, endoscopia digestiva alta e na introdução e retirada do Balão Intragástrico. É responsável pela clínica Sander, em Belo Horizonte.

 
Informações:
Clínica Sander
Contatos: (31) 8508-5000 ou 3588-1155
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário