segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Admirável homem novo

 
Antirrugas, anti-brilho e muito mais. Porque beleza é bem-estar e não tem sexo.
 

Que a vaidade masculina tem crescido exponencialmente, não é novidade para ninguém. Os homens estão se cuidando cada vez mais e buscando tratamentos estéticos e até cirúrgicos.
 
A verdade é que eles estão cada vez mais vaidosos e o mercado está entendendo isso. Empresas nacionais de cosméticos, como Natura, Boticário e Avon já estão lançando novos produtos para atender demandas específicas deste público. Se os homens começam a se cuidar, quem agradece é a ala feminina. A publicitária Carolina Antunes, 24, afirma que se atrai por homens que se cuidam. “Acho que já passou o tempo em que este cuidado era visto com preconceito. Se o homem é hetero ou não, ele tem que se cuidar e se preocupar com a aparência”, afirma.
 
Vaidoso assumido, o professor de filosofia Fernando Araújo acredita que a vaidade é importante para todas as pessoas. “Como a vaidade é uma realidade muito mais presente no universo feminino, neste caso são os homens precisam se alinhar a elas. Vejo a vaidade como algo importante em vários aspectos. Esteticamente remete uma ideia de asseio, higiene. No que se refere à saúde, algumas coisas são mais que necessárias, como, por exemplo, a hidratação da pele”, pontua.

Araújo afirma ainda que, apesar de mais difundida, a vaidade masculina ainda é um tabu. “Muitos homens são estigmatizados como metrossexual, mas creio que esta resistência tende a diminuir rapidamente, pois o sexo oposto em sua maioria tem grande aprovação para os homens que demonstram esta vaidade. As desmedidas são sempre problemáticas. Vaidade demais leva ao narcisismo. Vaidade de menos marca como desleixo, anti-higiênico. Sob medida a vaidade é algo que melhora o homem em sua saúde, estética e consequentemente no aspecto social, pois vivemos em uma realidade onde, por mais que questionemos, somos sim, todos julgados pela aparência”, conclui.

 COSMÉTICA DELES

Nada de vergonha. Eles têm, em média, entre 15 e 45 anos, e não se sentem mais intimidados por dividir centros estéticos com elas. O homem vaidoso ainda não é maioria – mas nada impede que possa passar a ser. Em resposta à procura deles, o dermatologista Carlos Rodrigo Miranda criou há dois anos uma clínica de estética formatada para atender homens e mulheres.

“A limpeza de pele é o serviço mais procurado por eles. Atualmente, o homem também quer e tem que se cuidar em relação ao aspecto visual. Não é só obrigação da mulher. O homem quer deixar de ser aquela figura 'grossa' para ter uma imagem de que se cuida”, explica o especialista. Na clínica, 30% do faturamento já é relacionado ao público masculino.
 
PELE BOA

Além do cuidado profissional, que pode incluir limpezas, massagens, depilação, ingestão de toxinas, cirurgias, etc, o público alfa leva trabalho para casa. São cremes, fluídos, mousses e diversos outros produtos que ajudam a deixar a aparência mais agradável.
 

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