sábado, 29 de setembro de 2012

A importância de uma boa alimentação e da prática de esportes na terceira idade

1º de outubro - Dia Nacional e Internacional dos Idosos: especialistas garantem que uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas são fundamentais para um envelhecimento saudável e com qualidade de vida
Na medida em que a idade chega, alguns hábitos alimentares devem ser adotados. A nutricionista da clínica Da Matta Fisio, Myrla Merlo, explica que é preciso diminuir a ingestão de sal e gorduras, aumentar o consumo de frutas, verduras, legumes e água, além de ingerir uma quantidade adequada de leite e derivados de proteínas de alto valor biológico.
De acordo com ela, um idoso sofre com vários problemas para se alimentar como a diminuição do paladar e da salivação, falta de dentes ou prótese, além das patologias intestinais, como a gastrite. “Esses problemas podem minimizados com o uso de temperos e ervas que deixam a alimentação mais gostosa e atraente. Também é importante hidratar o corpo para melhorar a salivação e cozinhar bem os alimentos para facilitar a ingestão e a digestão, que vai ajudar quem sofre com a perda dos dentes ou prótese e de problemas intestinais”, esclarece.
Uma boa alimentação pode ajudar a evitar doenças e complicações, que podem aparecer nessa idade, se não houver um controle. “Algumas doenças são mais comuns de aparecer nessa fase, como osteoporose, hipertensão, má absorção dos nutrientes, doenças cardiovasculares, prisão de ventre, obesidade e diabetes”, reforçou.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pessoa é considerada idosa a partir de 65 anos, mas alguns estudos mostram que há um declínio da massa magra a partir dos 40 anos, sendo mais rápido após os 65. “O ideal é que se tenham hábitos saudáveis como uma alimentação equilibrada e atividade física em toda a vida adulta”, acrescentou Myrla.
A especialista lembra que uma alimentação adequada acompanhada pela prática de uma atividade física é uma das peças chaves para um envelhecimento saudável e com qualidade de vida. “Assim, é possível diminuir a hipertensão arterial, aumentar a tolerância à glicose e a sensibilidade à insulina, manter a força muscular e a densidade óssea, além de melhorar o humor”, afirma.
Os benefícios da atividade física para os idosos
Diferente de alguns anos atrás, hoje elas não resumem suas atividades em cuidar dos netos e fazer tricô, mas estão mais ativas, cuidando da saúde e do seu bem-estar.
            O especialista em medicina esportiva Octacílio da Matta Lopes Júnior, ressalta a importância da prática de uma atividade física na terceira idade. Ele explica que ao praticar exercícios o cérebro libera as endorfinas, hormônios que proporcionam a sensação de prazer e bem-estar para o corpo. Além disso, melhora a ativação e musculatura como um todo, previne a osteoporose, circulação das pernas e parte sistêmica, ou seja, cardiológica e cerebral.
            Segundo o médico, vários exercícios são recomendados nessa idade, mas é preciso buscar uma orientação médica primeiramente, para que a atividade seja adequada. “Após uma avaliação completa, recomendamos ao paciente, a prática de hidroginástica, pilates, caminhadas ou atividades específicas em academias de ginástica”.
            Ele alerta que é muito importante o uso adequado de roupas e calçados para a realização das atividades físicas, como calças, blusas, shorts, tênis e meias, para permitir melhor ventilação e flexibilidade durante os exercícios.
Fontes:
Myrla Merlo: Ex-nutricionista do Cruzeiro Esporte Clube, atua como Personal Diet e com nutrição clínica e esportiva da clínica Da Matta Fisio, em Belo Horizonte.
Dr. Octacílio da Mata Lopes Jr. – Médico especialista em medicina esportiva e ortopédica. Ex-médico do Cruzeiro Esporte Clube, é médico e diretor da clínica Da Matta Fisio, em Belo Horizonte e atende ainda nos Hospitais São Camilo e Belvedere.

Informações:
Da Matta Fisio
Rua Paulo Nunes Vieira, 186 Cidade Nova, BH/Minas Gerais
Contato: (31) 3484-1857 begin_of_the_skype_highlighting            

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Balão Intragástrico: opção rápida e segura para a perda de peso, sem cirurgia!

 
 
Especialista esclarece todas as dúvidas sobre o procedimento e fala dos seus benefícios
 
A colocação de um balão de silicone no estômago, para ajudar no emagrecimento, ainda é uma técnica pouco conhecida. Porém, de acordo com especialistas, pode ser uma boa alternativa para quem não teve sucesso com dietas, atividade física e remédios.
 
Quem está acima do peso e deseja emagrecer, com certeza já tentou inúmeras maneiras visando obter sucesso, desde dietas das mais diversas e mirabolantes, como inscrições na academia várias vezes, sem esquecer, claro, os remédios e as fórmulas milagrosas que, no entanto, só trouxeram desencanto e quilos extras. Qualquer novidade na área soa como a salvação para mandar o excesso de peso para a lata do lixo. A notícia ruim é que, infelizmente, na realidade não é bem assim que as coisas acontecem.
 
De acordo com o Dr. Bruno Sander, Cirurgião Geral e especialista em Gastroenterologia clínica e endoscopia, geralmente quem está acima do peso até consegue eliminar o excesso em algum momento. O problema é que o que se perde em volume volta com muita facilidade. "Estudos já publicados mostram que 90% dos pacientes, que foram acompanhados com dieta, exercícios e remédios, recuperaram 100% da gordura perdida já no primeiro ano após o emagrecimento", adverte.
 
É na contramão dessa triste realidade que chegou ao Brasil, em 2000, a técnica do Balão Intragástrico. "A nossa intenção é facilitar o emagrecimento de quem já tentou tudo para combater o sobrepeso e não conseguiu. Ele ocupa até 60% do volume do estômago, o que reduz bastante a vontade de comer", afirma o especialista.
 
Embora o procedimento responda por apenas 4 mil das 30 mil cirurgias bariátricas realizadas anualmente no Brasil, em média, ele é indicado para uma boa parcela da população, cerca de 30%, considerada com sobrepeso. “Outra vantagem do balão é criar condições que facilitem o emagrecimento para quem, por exemplo, precisa perder alguns quilos antes de se submeter a uma cirurgia bariátrica", explica o médico.
 
"Temos acompanhado pacientes que fizeram o procedimento há cinco anos e chegamos à conclusão de que, um ano depois de retirar o balão, eles recuperam no máximo 12% dos quilos eliminados. Isso pode ser minimizado se o paciente tiver um acompanhamento médico, nutricional e psicológico", afirma Sander.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Iogurte orgânico

 
É comum pensarmos que produtos orgânicos são apenas aqueles livres de agrotóxicos e aditivos químicos. Mas para chegar a um alimento de qualidade e realmente orgânico são necessários diversos outros cuidados. No caso dos iogurtes, é um longo processo: os animais que darão origem ao laticínio precisam ter uma alimentação orgânica e não podem fazer uso de antibióticos, vermífugos, carrapaticidas ou qualquer tipo de medicamento. Em caso de necessidade, o tratamento deles deve ser feito à base de homeopatia.
 
O produto que é fruto desse processo traz inúmeras vantagens: “Diminui o risco de desenvolvimento de alergias, disfunções neurológicas e endócrinas e até mesmo doenças como o câncer”, afirma a nutricionista Myrla Merlo.

O iogurte não precisa ser consumido apenas no café da manhã ou durante o lanche. Ele também substitui ingredientes como a manteiga, a margarina e o creme de leite em receitas.

Myrla Merlo dá a dica: “O iogurte pode servir também como base para molhos, patês, cremes e até mesmo ser usado para empanar carnes”.

Fonte: www.taeq.com.br

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Admirável homem novo

 
Antirrugas, anti-brilho e muito mais. Porque beleza é bem-estar e não tem sexo.
 

Que a vaidade masculina tem crescido exponencialmente, não é novidade para ninguém. Os homens estão se cuidando cada vez mais e buscando tratamentos estéticos e até cirúrgicos.
 
A verdade é que eles estão cada vez mais vaidosos e o mercado está entendendo isso. Empresas nacionais de cosméticos, como Natura, Boticário e Avon já estão lançando novos produtos para atender demandas específicas deste público. Se os homens começam a se cuidar, quem agradece é a ala feminina. A publicitária Carolina Antunes, 24, afirma que se atrai por homens que se cuidam. “Acho que já passou o tempo em que este cuidado era visto com preconceito. Se o homem é hetero ou não, ele tem que se cuidar e se preocupar com a aparência”, afirma.
 
Vaidoso assumido, o professor de filosofia Fernando Araújo acredita que a vaidade é importante para todas as pessoas. “Como a vaidade é uma realidade muito mais presente no universo feminino, neste caso são os homens precisam se alinhar a elas. Vejo a vaidade como algo importante em vários aspectos. Esteticamente remete uma ideia de asseio, higiene. No que se refere à saúde, algumas coisas são mais que necessárias, como, por exemplo, a hidratação da pele”, pontua.

Araújo afirma ainda que, apesar de mais difundida, a vaidade masculina ainda é um tabu. “Muitos homens são estigmatizados como metrossexual, mas creio que esta resistência tende a diminuir rapidamente, pois o sexo oposto em sua maioria tem grande aprovação para os homens que demonstram esta vaidade. As desmedidas são sempre problemáticas. Vaidade demais leva ao narcisismo. Vaidade de menos marca como desleixo, anti-higiênico. Sob medida a vaidade é algo que melhora o homem em sua saúde, estética e consequentemente no aspecto social, pois vivemos em uma realidade onde, por mais que questionemos, somos sim, todos julgados pela aparência”, conclui.

 COSMÉTICA DELES

Nada de vergonha. Eles têm, em média, entre 15 e 45 anos, e não se sentem mais intimidados por dividir centros estéticos com elas. O homem vaidoso ainda não é maioria – mas nada impede que possa passar a ser. Em resposta à procura deles, o dermatologista Carlos Rodrigo Miranda criou há dois anos uma clínica de estética formatada para atender homens e mulheres.

“A limpeza de pele é o serviço mais procurado por eles. Atualmente, o homem também quer e tem que se cuidar em relação ao aspecto visual. Não é só obrigação da mulher. O homem quer deixar de ser aquela figura 'grossa' para ter uma imagem de que se cuida”, explica o especialista. Na clínica, 30% do faturamento já é relacionado ao público masculino.
 
PELE BOA

Além do cuidado profissional, que pode incluir limpezas, massagens, depilação, ingestão de toxinas, cirurgias, etc, o público alfa leva trabalho para casa. São cremes, fluídos, mousses e diversos outros produtos que ajudam a deixar a aparência mais agradável.
 

sábado, 1 de setembro de 2012