quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Tecnologia em prol da educação

Alunos das Escolas Estaduais parceiras da FDG utilizarão um aplicativo de prova para se prepararem para o Enem. A ferramenta já é utilizada pelo Colégio Loyola e foi disponibilizada gratuitamente também para os estudantes do ensino médio das escolas atendidas pela Fundação, por meio de uma parceria


A Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG) e o Colégio Loyola firmaram neste ano uma parceria de trabalho. Um dos objetivos desse convênio é unir forças para fomentar o desenvolvimento da qualidade da educação das escolas públicas que são parceiras da Fundação. Nessa parceria, serão utilizadasas ferramentas, a estrutura física e o conhecimento do Colégio Loyola. Em contrapartida, a instituição de ensino contará com a expertise e a consultoria de algumas soluções da metodologia de Gestão Integrada da Educação (GIDE), que é aplicada pela FDG. 

A primeira ação desse trabalho é o uso do aplicativo App Prova pelos alunos das escolas estaduais parcerias da FDG. Já utilizado pelo Colégio Loyola para a preparação dos seus alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que acontece em outubro, o aplicativo será disponibilizado gratuitamente para as escolas públicas atendidas pela Fundação. 

Somente em 2015, o aplicativo já foi utilizado por 1.381 alunos do Loyola, entre 121 simulados realizados por eles, com um total de 47 mil respostas. “A plataforma é acessada pelos estudantes por meio do Facebook e possui um banco com centenas de questões que englobam todas as disciplinas, entre Português, Matemática, Física e demais, possibilitando aos professores avaliarem os resultados de cada aluno, não necessariamente por meio de notas, mas sim pelo desempenho nos conteúdos e disciplinas”, conta Bruno Paim, Coordenador de Tecnologia Educacional do Colégio Loyola.

São utilizadas ainda nos simulados questões de provas anteriores do Enem e de outros vestibulares. Além disso, a ferramenta aponta oportunidades de melhoria para cada estudante, em cada disciplina, por meio dos simulados mostrando também onde eles tiveram maior êxito. “A partir do momento em que o aluno acessa a plataforma para fazer o simulado, ele tem até 3 horas para realizar o teste, não podendo repetir o mesmo exame depois desse tempo”, explica Bruno.

Capacitação

Durante os meses de julho e agosto, foram realizados treinamentos com professores, diretores e supervisores das Escolas Estaduais Francisco Firmo de Matos (Contagem), Padre João Botelho e Presidente Antônio Carlos (Belo Horizonte). Eles foram capacitados pela equipe técnica de informática do Colégio Loyola para aprenderem a utilizar o aplicativo App Prova com os alunos em sala de aula, a partir de agora.

A equipe de consultores da Fundação, que acompanha essas escolas parceiras, também participou do treinamento, auxiliando os professores, diretores e supervisores durante o curso. “Essa parceria vai enriquecer muito o nosso processo educacional. Somos privilegiados por poder aprender algo a mais com uma escola tão conceituada como o Loyola”, destaca Eliane Fagundes, especialista em educação da Escola Estadual Francisco Firmo de Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário