quarta-feira, 22 de julho de 2015

Saiba como lidar com as mudanças psicólogas e comportamentais do adolescente

Especialista garante que a informação tem um papel fundamental nesta etapa e que pode ajudar o jovem a passar pelas mudanças desta fase de maneira mais fácil e positiva

A adolescência é a fase da vida em que acontecem mudanças intensas no aspecto psicológico, mas também é um momento de descobertas e novas emoções. A falta de informação pode ser um problema nesta etapa de incertezas e insegurança, para muitos. Por isso, saber um pouco mais sobre essas mudanças pode ajudar o jovem a vivenciá-la de uma maneira mais fácil e positiva. Nenhuma informação substitui a experiência, mas ajuda a perceber que tudo isso pode ser normal.

A psicóloga Roneida Gontijo Couto, explica que primeiramente o jovem deve buscar informações a respeito das transformações que estão acontecendo e suas atitudes. “Esses conteúdos devem transmitir a eles certa credibilidade, sendo geralmente encontrados nas escolas, na própria família ou com profissionais da área. Os meios de comunicação também são fontes importantes, porém devido à imaturidade, eles têm dificuldade de filtrar as informações adequadas”.

Segundo a especialista, as principais mudanças de comportamento e psicológicas que surgem nessa fase estão relacionadas a muitos sentimentos contraditórios. “Ao mesmo tempo em que o jovem ele se vê feliz, pode ficar triste, amável, rude, amigo ou inimigo, motivado ou desmotivado, sentir amor e ódio, ou seja, vários sentimentos confusos que os deixam inseguros. Com isso, o comportamento do adolescente se torna totalmente instável, amedrontando ele e as outras pessoas que estão por perto”.

O papel dos amigos e familiares nesta fase

Por isso, os amigos e familiares possuem um papel fundamental nesta fase da vida. De acordo com Roneida, a busca da identificação e formação dos adolescentes surge nos grupos de amizade. “É importante para eles escolherem o que querem para si e o que não querem. Já a família serve como um alicerce, transmitindo segurança ao adolescente. Eles são o referencial do jovem, tanto no aspecto positivo, como negativo, fazendo ele se espelhar no comportamento e atitudes dos pais”.

Mas, no momento que a família e o próprio adolescente percebem a necessidade de fazer mudanças e não conseguem, é hora de buscar uma ajuda profissional. “Quando o jovem têm dificuldades para passar por esse processo de mudança, podem surgir vários problemas de comportamento, como desvios de conduta, agressividade, uso de drogas, descontrole emocional, falta de comprometimento consigo e com outro, desrespeito, abandono de estudo e outros. Tornando-se um adulto totalmente desestruturado e consequentemente tendo uma vida também desestruturada”.

Serviço: Projeto Adolescer

Com o intuito de proporcionar um maior esclarecimento aos pais e adolescentes nesta fase de tantas incertezas, o Projeto Adolescer ajuda no desenvolvimento natural que todos os adolescentes passam. Além de criar um espaço para a troca de informações, dúvidas e integrá-los para que vivenciem seus momentos de forma mais consciente e segura.

O grupo tem duração de cinco meses, com encontros quinzenais dos jovens e com os pais uma vez por mês, com duração de 1h30 cada.

Informações:
Início: Setembro/2015
Horário: 19h
Local: Avenida Cristiano, 1682, sala 1101 – Cidade Nova – BH/MG
Investimento: R$ 350,00 mensais.
Período de inscrição: Até o dia 28 de agosto 
Contato: (31) 2531- 3965 ou 9251-6238 

Nenhum comentário:

Postar um comentário