sexta-feira, 8 de maio de 2015

Saiba como diagnosticar e tratar a úlcera gástrica

Se não tratada a tempo e corretamente, ela pode se tornar um risco de morte ao paciente



Temida por causa das fortes dores que causam na região abdominal, as úlceras gástricas são pequenas feridas no estômago e no duodeno. De acordo com o médico gastroenterologista Bruno Sander, especialista em endoscopia digestiva, normalmente elas são superficiais, mas, quando não tratadas, essas feridas podem evoluir, inclusive perfurando o órgão, com risco de morte ao paciente.

Segundo o médico, dependendo do local da dor, da intensidade e da periodicidade, pode-se chegar a um correto diagnóstico. “Diante dos sintomas como queimação, enjoo, vômito, sensação de peso e azia, a grande maioria dos pacientes logo procura por auxílio médico, já que o desconforto é bem grande. Através de uma conversa com o paciente e de exames clínicos, entre eles a endoscopia, é possível fechar um diagnóstico. Em caso de confirmação de úlcera, deve-se dar início imediato ao tratamento com um Gastroenterologista”.

Ele garante que diferente do que muitas pessoas acreditam, não existe gastrite nervosa. “O que se observa é uma relação entre o aumento da ansiedade e do stress com o aparecimento dos sintomas, como queimação gástrica e azia”, disse Bruno.

Prevenção

O especialista explica que a úlcera pode ser causada por muitos motivos. “Os mais frequentes são o uso abusivo de medicamentos ou infecções. Genética, estresse e fumo são também fatores que influem no desenvolvimento de um problema do tipo. Em todos os casos o suco gástrico, devido a um dos pontos acima, acaba agredindo a mucosa e gerando uma ferida na região”.

Por isso, o médico afirma que com medidas simples é possível ajudar a prevenir o surgimento dessa doença.

· O tabaco e o álcool são substâncias que irritam o sistema digestivo e, portanto, devem ser evitados;

· Alimentos muito gordurosos e frituras também tendem a agredir as mucosas deste sistema, sendo assim, uma dieta balanceada precisa ser adotada;

· Evitar longos períodos sem a ingestão de algum tipo de alimento também é muito recomendado;

· O uso de medicamentos deve ser feito somente sob orientação médica, pois em muitos casos a administração indevida dos mesmos pode gerar consequências sérias à saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário