quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Emagrecer é fundamental para o sucesso do tratamento contra o diabetes

14 de novembro é dedicado ao Dia Mundial do Diabetes e um especialista explica porque a relação obesidade e diabetes é tão perigosa

Por ser pouco sintomática, o diabetes na maioria das vezes permanece por muitos anos sem diagnóstico e tratamento, o que favorece a ocorrência de suas complicações. A obesidade é um fator importante para o desenvolvimento da doença, principalmente do tipo 2, que também é conhecido como diabetes do adulto. Ele corresponde a 90% dos casos da doença e ocorre geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos de idade. Porém, têm aparecido cada vez mais em jovens, em virtude de maus hábitos alimentares, sedentarismo e stress da vida urbana.
O médico endoscopista Bruno Queiroz Sander, diretor da Clínica Sander, em Belo Horizonte, ressalta que a relação obesidade e diabetes é uma muito perigosa. “O aumento da massa gordurosa, principalmente abdominal está ligada à resistência à insulina, ou seja, à maior dificuldade da insulina colocar a glicose para dentro das células. O problema se agrava se o paciente tiver predisposição genética para desenvolver diabetes, pois neste caso o pâncreas é mais suscetível à deficiência na produção de insulina. Por isso, ao cuidar do peso as chances de desenvolver essa doença diminuem consideravelmente”.
O especialista considera lamentável a dificuldade que a maioria das pessoas encontram para melhorar os hábitos de vida. Segundo ele, mudanças consistentes na alimentação e atividade física moderada são as melhores soluções para prevenir, tratar e afastar o fantasma da obesidade. “A dieta hipocalórica é fundamental, sendo que quem tem diabetes deve restringir ainda mais os carboidratos rapidamente absorvíveis, como o açúcar, doces, e frutas com pouca fibra”, afirma.
Para saber se uma pessoa está acima do peso basta fazer um cálculo simples e verificar o Índice de Massa Corporal (IMC) dividindo-se o peso pela sua altura e multiplicada por ela mesma (Peso/altura²). Se o resultado for maior que 25 caracteriza sobrepeso e se for maior que 27 obesidade. “A obesidade predispõe o organismo a uma série de doenças como a hipertensão e alterações do colesterol. Por isso, ela deve ser prevenida e tratada. Emagrecer é fundamental para o sucesso do tratamento contra o diabetes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário