É computador, celular, tablet, TV, rádio,
jornal e revista. Ficamos muito tempo conectados. Mas, como uma marca ou um
produto pode se sobressair diante deste cenário? A resposta está no Marketing de Conteúdo. Com um público
cada vez mais segmentado e disposto a curtir e compartilhar só aquilo que
realmente gosta, a melhor maneira de fisgar um internauta é por meio da
informação.
Os últimos dados divulgados pela
própria Google Inc., já avisam que a
população mudou mesmo de hábito: mais de 90% dos internautas de todo o planeta
utilizam o Google (buscador) como Página Inicial em seus navegadores. Ou seja,
o mundo inteiro está no Google: não é possível desprezá-lo, uma vez que é a
Google que dita as regras do conteúdo no mundo online.
Saber indexar um artigo no seu blog
ou site hoje em dia, é tão importante quanto saber produzir este conteúdo. É só
fazer o seguinte exercício mental: quando não sei de algo, onde recorro? Ao
Google. E se o que você escreveu não for indexado, você não será visto ou lido.
Lembre-se: quanto mais apurada é uma pesquisa, melhor será o resultado
alcançado. Por isso, invista não só em publicidade no Google, mas invista em
conteúdo autoral e criativo.
Em função disso, de uns anos para cá, marketing e jornalismo se uniram em uma nova tendência chamada de Marketing de Conteúdo. Ao invés de simplesmente vender uma garrafa de vinho de forma escancarada com um anúncio, vende-se a pauta de como o internauta poderia beber vinho no seu dia-dia ou ainda para o público mais refinado, informações sobre a safra, como a bebida foi produzida e quais os benefícios deste tipo de vinho para a saúde.
Desse modo, o Marketing de Conteúdo cria engajamento por meio da informação e não
precisa falar o tempo todo de si mesmo – ou melhor, da marca ou produto. A
ideia é criar uma aproximação com o público e mostrar para ele que é possível
criar um diálogo por meio da informação, de um conteúdo produzido para um
público cada vez mais segmentado. Uma das estratégias utilizadas é o Inbound Marketing,
ou seja promover este engajamento informativo por meio de blogs, vlogs,
podcasts, newsletter, e-books, redes sociais, entre outros.
É aí que entra o jornalismo dentro
deste novo contexto comunicativo. Das muitas vertentes profissionais da
comunicação, o jornalista é o que está mais preparado para apurar e produzir
uma informação sobre qualquer assunto e das mais diferentes formas. Se de um
lado, vemos o enxugamento das redações, de outro vemos agências de marketing
digital cada vez mais carentes de profissionais aptos a produzir conteúdo com
uma linguagem de fácil entendimento e criativa.
Talvez esteja aí mais uma vertente
para o jornalismo digital: um profissional que tenha a expertise de um analista de mídias sociais e a
sagacidade de alguém que tenha uma boa redação e que esteja disposto a entender
as particularidades da web e, sobretudo, do marketing. Se a internet já foi considerada uma mídia complementar,
uma espécie de suporte, atualmente ela já é o principal canal de muitos negócios,
principalmente para empreendedores de pequeno e médio porte. Os novos tempos já
começaram!
FONTE: Café com Notícias
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