segunda-feira, 14 de abril de 2014

Academias mais coloridas


Gabriel Barreto Aramuni, de 13 anos, aluno da academia Floresta Fitness, em BH.

O que não vale é ficar parado. Para exercitar o corpo e, de quebra, ganhar saúde, há aqueles que escolhem esportes coletivos, outros gostam de andar de bicicleta, e alguns preferem nadar. Agora, é comum também ver meninos suando a camisa em academias. Eles ainda não pensam em aumentar os músculos. Buscam as atividades para emagrecer, aumentar a agilidade, gastar energia ou simplesmente se divertir.

O treino começa com abdominais, depois segue para alguns aparelhos de musculação e termina com uma sequência de exercícios para suar bastante. Em três dias da semana, as tardes são intensas para Alberto Henrique Alves Fonseca, de 12 anos. “Resolvi fazer academia porque achei que estava acima do peso e gosto de fazer atividade física. Ficava quase o dia inteiro na frente do computador e do celular”, justifica. Com o incentivo do pai, seu companheiro de malhação, ele conseguiu emagrecer três quilos do início do ano para cá. Correr na esteira é o exercício favorito de Alberto, que pode ouvir música ou assistir televisão enquanto queima calorias. Nos outros dias da semana, o menino se dedica a aulas de futebol na escola. Então, não fica nem um dia sem atividade física.

Como gosta de encarar desafios, Gabriel Teodoro Simões, de 8, se diverte nas aulas de atividades motoras. Quicar duas bolas ao mesmo tempo, correr entre cones e barreiras e ficar de pé em cima de uma bola de ginástica são alguns dos exercícios propostos pelo professor. Enquanto o aluno quebra a cabeça para se equilibrar na bola, demonstra facilidade para os circuitos. A meta é diminuir o tempo marcado no relógio a cada tentativa. “Em um circuito muito difícil, um amigo rápido fez o tempo de 16 segundos, e eu consegui um segundo a menos. Foi por pouco.” O segredo: prestar atenção e não cair.

RESISTÊNCIA “Meu objetivo é fortalecer os músculos. O judô exige muita força para derrubar o adversário”, revela Railson Thiago Lisboa dos Santos, de 13. Há um mês, o lutador resolveu investir em musculação para trabalhar as pernas e os braços, e já percebe que seus golpes de judô estão mais potentes. Railson gasta energia ainda na esteira, pulando corda, em circuitos de corrida e com um pouco de abdominais. Ele também quer perder peso para ganhar saúde. Para emagrecer, além dos exercícios, o estudante tem consciência de que precisa balancear a alimentação. Ou seja, não comer muita besteira.

Alertado por médicos, Gabriel Barreto Aramuni, de 13, entendeu que precisava se exercitar e escolheu a academia para abandonar o sedentarismo e emagrecer. “Não estava bem de saúde. Engordei demais, sentia cansaço, dor nas costas e muita indisposição. Agora minha vida mudou completamente”, conta. Gabriel está com mais pique para estudar e gastar energia na academia duas vezes por semana. Para fortalecer as pernas, ele anda de bicicleta no ritmo da música em aulas de spinning. Já a dança serve para descontrair, trabalhar os músculos do abdômen e melhorar a memória, porque é preciso decorar os passos. No intervalo, dá tempo apenas de comer uma barra de cereal. Gabriel confessa que sai cansado da academia, mas sabe que o esforço vale a pena. Ele já emagreceu 13 quilos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário