quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Clínica se especializa em atendimento a gatos



A rotina cada vez mais atribulada faz com que um número maior de pessoas opte pelos gatos como animais de estimação em vez dos cachorros, considerados ao longo de décadas como os "melhores amigos do homem". Isso porque os felinos são normalmente mais independentes e, portanto, demandam menos tempo dos seus donos. Com foco nesta população em ascensão, a Clínica Veterinária Professor Israel, localizada no bairro São Pedro (região Centro-Sul), criou um departamento voltado exclusivamente aos bichanos, comandado pela especialista Priscilla Vasconcelos. A expectativa é que os atendimentos tenham incremento de até 50% a partir de março.

As atividades da nova área começaram no início deste mês, mas a previsão é que a procura se intensifique no terceiro mês do exercício. "Fevereiro é um mês mais curto e marcado pelo Carnaval. Por isso, o movimento na clínica já é tradicionalmente menor nesse período", justifica Priscilla. A nova proposta preza por uma consulta que atenda especificamente às necessidades dos gatos, uma vez que a anatomia deles se difere bastante da dos cães, o que requer atenção especial e tratamentos diferenciados.

A ideia é que os proprietários de gatos invistam em medicina veterinária preventiva, na qual os felinos saudáveis devem visitar o veterinário pelo menos uma vez em um intervalo de seis meses. "Ainda é difícil encontrar consultórios veterinários especializados em desempenhar este tipo de trabalho, que é crucial para melhorar e ampliar a qualidade e a expectativa de vida do animal", argumenta. A especialista acrescenta que, normalmente, é mais difícil diagnosticar patologias em gatos, o que aumenta ainda mais a importância da prevenção.

Especialidades - Além da consulta clínica, serão oferecidos os serviços específicos de laboratório, ultrassom, raio-x, cirurgias, oftalmologia e endoscopia. Foi disponibilizado também um consultório exclusivo com balança, bem como o serviço de agendamento de horário, que visa a reduzir problemas relacionados a uma espera demasiadamente longa para consulta. De acordo com a veterinária, os donos de gatos são um pouco mais preocupados e apreensivos na comparação com os de cachorros e o horário marcado deve contribuir para minimizar os efeitos desses sentimentos.

Ela observa que, embora o número de cães atendidos ainda seja superior em relação ao de gatos, correspondendo a mais da metade do total de consultas realizadas pela clínica, a população felina cresce a uma velocidade mais acelerada, em decorrência da facilidade de se criarem gatos em apartamentos, uma vez que são mais disciplinados. Na percepção de Priscilla, engana-se quem acredita que os gatos são menos leais e carinhosos. "Cada animal tem uma maneira diferente de demonstrar o seu afeto. O fato de alguns serem mais expansivos não significa necessariamente que eles são mais dóceis e companheiros", aponta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário