segunda-feira, 29 de julho de 2013

Acupuntura pode ser a solução para combater a insônia


O método tem sido muito procurado por quem busca uma terapia alternativa e natural para combater a insônia, aliviar a ansiedade e a depressão, além de outros transtornos.

Como é bom dormir, não é mesmo? Mas, infelizmente cerca de 35% da população não têm uma boa noite de sono. Como consequência das noites mal dormidas, aumentam os casos de ansiedade, alterações de humor, dificuldade de concentração, depressão, pânico, cansaço e estresse, ou seja, queda na qualidade de vida. A boa notícia é que a Acupuntura pode ajudar na conquista de uma boa noite de sono.

A terapeuta Martha Dias da Costa, do Centro Mineiro de Estética e Saúde (CEMES), em Belo Horizonte, explica que o sono é de vital importância para restabelecer as energias vitais, físicas e psíquicas. “Quando dormimos mal todos os sistemas do corpo são afetados. Não se trata apenas do descanso pela cessação da atividade, mas uma forma diferente de estar. Isso só pode ser feito quando a mente e o corpo estiverem quietos, por um ato de entrega, desvinculando-se do controle da mente analítica. É o primeiro estágio da meditação”.

O estilo de vida também pode contribuir para que cada vez mais pessoas sofram com a insônia. Segundo a especialista, estimulantes como chá, café e drogas agravam essa síndrome. Hábitos irregulares de alimentação, refeições feitas tarde da noite, o consumo excessivo de alimentos gordurosos e condimentados também podem agravar essa situação e impedir o sono. “O estudo excessivo ou trabalho mental, sem intervalos regulares convenientes, também podem impedir ou perturbar o sono”, acrescenta.

Os benefícios da Acupuntura para o sono 
                                                                         
A especialista conta que a Acupuntura tem sido muito procurada por pessoas que buscam uma terapia alternativa e natural para combater a insônia, aliviar a ansiedade e a depressão, além de outros transtornos como síndrome do pânico e distúrbios alimentares.  “A Acupuntura promove o equilíbrio físico (biológico) e mental, aumentando a produção de endorfina e serotonina, responsáveis pela sensação de bem estar, sem agredir o corpo e a mente, diminuindo assim o uso de medicamentos”, garantiu Martha.

A eficiência da Acupuntura para esse transtorno resulta do fato de tratar o ser humano como um todo, harmonizando o conjunto psico-físico-ambiental. “Isso ocorre porque mudamos a frequência cerebral, acalmando o "Shem", ou seja, a energia mental que se manifesta por meio de nosso coração. A técnica contribui ainda para que o indivíduo comece a enxergar-se, bem como o ambiente em que vive e se relaciona, eliminando fontes de estresse e hábitos de vida indesejáveis que propiciam os processos de insônia”, declarou a terapeuta.

O tratamento por Acupuntura começa após a avaliação energética detalhada de toda a condição física e emocional do paciente, usando recursos específicos da terapêutica chinesa, como exame de pulso e da língua. Martha lembra que a Acupuntura é uma terapêutica que se molda facilmente a outros procedimentos, portanto pode e deve ser usada em conjunto com outras terapias de qualquer natureza.  “Não podemos esquecer que a mudança de hábito, relaxamento, exercícios moderados, meditação no início ou no final do dia são importantes recursos para prevenir e combater a insônia”.

Informações:
Centro Minero de Estética e Saúde (CEMES)
Rua Paracatu, 822, Barro Preto, BH, MG
Telefone: (31) 3335-2068

Nenhum comentário:

Postar um comentário