segunda-feira, 29 de julho de 2013

Acupuntura pode ser a solução para combater a insônia


O método tem sido muito procurado por quem busca uma terapia alternativa e natural para combater a insônia, aliviar a ansiedade e a depressão, além de outros transtornos.

Como é bom dormir, não é mesmo? Mas, infelizmente cerca de 35% da população não têm uma boa noite de sono. Como consequência das noites mal dormidas, aumentam os casos de ansiedade, alterações de humor, dificuldade de concentração, depressão, pânico, cansaço e estresse, ou seja, queda na qualidade de vida. A boa notícia é que a Acupuntura pode ajudar na conquista de uma boa noite de sono.

A terapeuta Martha Dias da Costa, do Centro Mineiro de Estética e Saúde (CEMES), em Belo Horizonte, explica que o sono é de vital importância para restabelecer as energias vitais, físicas e psíquicas. “Quando dormimos mal todos os sistemas do corpo são afetados. Não se trata apenas do descanso pela cessação da atividade, mas uma forma diferente de estar. Isso só pode ser feito quando a mente e o corpo estiverem quietos, por um ato de entrega, desvinculando-se do controle da mente analítica. É o primeiro estágio da meditação”.

O estilo de vida também pode contribuir para que cada vez mais pessoas sofram com a insônia. Segundo a especialista, estimulantes como chá, café e drogas agravam essa síndrome. Hábitos irregulares de alimentação, refeições feitas tarde da noite, o consumo excessivo de alimentos gordurosos e condimentados também podem agravar essa situação e impedir o sono. “O estudo excessivo ou trabalho mental, sem intervalos regulares convenientes, também podem impedir ou perturbar o sono”, acrescenta.

Os benefícios da Acupuntura para o sono 
                                                                         
A especialista conta que a Acupuntura tem sido muito procurada por pessoas que buscam uma terapia alternativa e natural para combater a insônia, aliviar a ansiedade e a depressão, além de outros transtornos como síndrome do pânico e distúrbios alimentares.  “A Acupuntura promove o equilíbrio físico (biológico) e mental, aumentando a produção de endorfina e serotonina, responsáveis pela sensação de bem estar, sem agredir o corpo e a mente, diminuindo assim o uso de medicamentos”, garantiu Martha.

A eficiência da Acupuntura para esse transtorno resulta do fato de tratar o ser humano como um todo, harmonizando o conjunto psico-físico-ambiental. “Isso ocorre porque mudamos a frequência cerebral, acalmando o "Shem", ou seja, a energia mental que se manifesta por meio de nosso coração. A técnica contribui ainda para que o indivíduo comece a enxergar-se, bem como o ambiente em que vive e se relaciona, eliminando fontes de estresse e hábitos de vida indesejáveis que propiciam os processos de insônia”, declarou a terapeuta.

O tratamento por Acupuntura começa após a avaliação energética detalhada de toda a condição física e emocional do paciente, usando recursos específicos da terapêutica chinesa, como exame de pulso e da língua. Martha lembra que a Acupuntura é uma terapêutica que se molda facilmente a outros procedimentos, portanto pode e deve ser usada em conjunto com outras terapias de qualquer natureza.  “Não podemos esquecer que a mudança de hábito, relaxamento, exercícios moderados, meditação no início ou no final do dia são importantes recursos para prevenir e combater a insônia”.

Informações:
Centro Minero de Estética e Saúde (CEMES)
Rua Paracatu, 822, Barro Preto, BH, MG
Telefone: (31) 3335-2068

quarta-feira, 24 de julho de 2013

quinta-feira, 18 de julho de 2013

RPG é indicado para tratar algumas doenças modernas e proporciona bem estar para os pacientes


A técnica da Reeducação Postural Global ou RPG trata diversos problemas musculares e oferece muitos benefícios para o corpo

O estilo de vida sedentário e estressante nos dias atuais é a causa de tensões, problemas posturais e queixas. O número de pessoas que possuem dores nas costas, por exemplo, é bastante alto. Estima-se que entre 60% e 80% da população mundial acima de 30 anos sofra desse mal.

A boa notícia é que há solução para esses problemas. A fisioterapeuta Flávia Ferreira, do Centro Mineiro de Estética e Saúde (CEMES), em Belo Horizonte, conta uma das técnicas mais indicadas para esses casos é a Reeducação Postural Global, mais conhecida como RPG. “O tratamento age, principalmente, na musculatura responsável pela manutenção da postura, que devido a situações inadequadas se retrai ou encurta, favorecendo o aparecimento de problemas posturais, dores e tensões”.

A técnica é indicada para pessoas de todas as idades e para tratar grande parte das doenças relacionadas ao sistema músculo–esquelético, agudas ou crônicas, com presença ou não de dor, como enxaqueca, asma, bronquite, escoliose, stress, torcicolo, artrite e outros. Porém, a especialista lembra sobre a importância de passar por uma avaliação fisioterápica para verificar cada caso.

Segundo Flávia, o tratamento é individualizado e baseado na identificação dos músculos responsáveis pela alteração postural. “Com sessões semanais de 50 minutos em média, são realizados durante o atendimento trabalhos respiratórios, posturais e exercícios de alongamento e contração. Sempre com a participação ativa do paciente”.

Benefícios

Ainda de acordo com a fisioterapeuta, inicialmente são recomendadas cerca de dez sessões para o tratamento, mas após esse período é realizada uma reavaliação para saber se há necessidade de continuar. “Há pessoas que praticam o RPG há muito tempo, pois usam a atividade para promover seu bem estar e mais qualidade de vida. São pacientes que se sentiram bem com a aplicação da técnica e não abrem mão, pois constataram os benefícios que ela traz e, além disso, acabam prevenindo problemas futuros”, contou.

Além dos benefícios já citados, a especialista ressaltou outras vantagens que a técnica oferece para o corpo.

·         Correção dos vícios de posturas inadequadas
·         Melhora do aspecto estético e preventivo da má postura
·         Alívio de dores na coluna
·         Correção dos desvios posturais
·         Prevenção e tratamento de hérnia de disco
·         Melhora da conscientização corporal

·         Fortalece e alonga os músculos melhorando a respiração e a postura

Informações:
Centro Minero de Estética e Saúde (CEMES)
Rua Paracatu, 822, Barro Preto, BH, MG
Telefone: (31) 3335-2068

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Conheça os benefícios dos Florais de Bach


Eles ajudam a equilibrar as emoções e a buscar, junto com outros tratamentos, a cura de forma natural.

Os Florais de Bach são essências naturais líquidas extraídas da energia das flores silvestres, que ao serem tomadas, equilibram vários estados emocionais negativos e características de personalidade que, muitas vezes, interferem na sensação de bem estar. De acordo com a terapeuta Martha Dias, do Centro Mineiro de Medicina e Estética (CEMES), em Belo Horizonte, eles harmonizam e equilibram a personalidade, reagindo contra estados de irritação, medo, sentimentos de culpa e outros.

Segundo a terapeuta, sua ação consiste em transformar os sentimentos que são negativos em positivos, exaltando as virtudes. “Eles atuam nas pessoas transmutando e removendo os bloqueios energéticos causados por estados negativos da personalidade, trazendo a energia da força e compreensão para a plena realização dos mais profundos propósitos”, afirmou Martha.

Além disso, são indicados para todas as pessoas que possuem alguma desarmonia. “A terapia floral não cura doenças. Ela trata do equilíbrio emocional das pessoas, e isto faz com que essas tenham menos problemas de saúde. Mas, jamais abandone qualquer tratamento médico para substituir apenas pela terapia floral e procure sempre seu médico em caso de doenças”, alertou a terapeuta.

Ela acrescenta que eles podem ser usados sozinhos ou acompanhando outros tratamentos, já que não interagem com medicamentos, nem mesmo os homeopáticos. “Os florais são totalmente seguros e não apresentam efeitos colaterais. Também não há necessidade de um especialista para prescrever, mas é interessante ter a avaliação de um terapeuta floral, para ajudar a fazer a escolha correta”. 

Origem e resultados comprovados

Desenvolvidos na década de 1930, pelo médico inglês Edward Bach. Ele percebeu que, mais importante do que tratar os sintomas apresentados pelos pacientes, era investigar as causas emocionais que os geravam e tratá-las. Bach costumava dizer: "Não existem doenças, existem pessoas doentes. Tratem os doentes e não as doenças".

Ao longo de décadas no Brasil e no mundo, diversos cientistas defenderam teses de mestrado e doutorado, comprovando a eficácia das essências florais em diversas doenças mentais e físicas. Estas teses foram defendidas com êxito, comprovando definitivamente que não são placebos.

Informações:

Centro Mineiro de Medicina e Estética (CEMES)
Rua Paracatu, 822 - Barro Preto - BH/MG
Contato: (31) 3335-2068
www.cemesbh.com.br

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Segurança do Trabalho

      Confira a participação do Gestor em Segurança do Trabalho, Eduardo Torres e da Engenheira de Segurança do Trabalho Luciana Luci, na Revista BHNews alertando sobre as medidas necessárias para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores.
      No final da entrevista eles também lembraram do Curso de Capacitação da CIPA, que ocorre entre os 22 e 26 de julho.