Saiba escolher os alimentos que contêm nutrientes necessários à defesa do organismo nesta época do ano.
Basta o tempo esfriar para que frutas, legumes e verduras assumam papel de coadjuvantes no prato. O perigo de se sentir atraído por alimentos mais gordurosos não está apenas na balança, mas também no sistema imunológico. Ingerir a quantidade necessária de nutrientes que ajudam no mecanismo de defesa do organismo pode prevenir gripes e resfriados, que começam a se espalhar nesta época.
Para manter a resistência em alta, a nutricionista Myrla Merlo destaca a importância de três minerais: zinco, encontrado em frutos do mar, carne vermelha e gérmen de trigo; cobre, abundante em lentilha e farinha de soja; e selênio, cujas fontes principais são castanha-do-pará, salmão e semente de girassol. Um bife de patinho, a parte mais magra do boi, duas colheres de sopa de farinha de soja e duas castanhas-do-pará por dia já seriam suficientes para reforçar a saúde no inverno. Devem integrar o cardápio dois tipos de aminoácidos: a glutamina, presente em carne, ovo, laticínios e soja, é fonte de energia para as células de defesa, e a arginina, achada em grãos e ervilha, aumenta a atividade desses componentes do sistema imunológico.
Legumes, verduras e frutas devem ser consumidos diariamente. Myrla recomenda comer salada e fruta in natura durante o dia, como lanche ou sobremesa, e deixar para o jantar uma sopa, além de um chá antes de dormir. Fontes de vitamina C, incluindo laranja, acerola, morango, mamão, maracujá e kiwi, são bem-vindas, assim como alimentos de tom amarelo, ricos em vitamina A. A vitamina E, extraída do abacate e óleo de girassol, não pode ser esquecida. “Na hora em que você ajusta a deficiência desses nutrientes, acaba com a gripe.”
Na opinião de Myrla, os chás são também uma ótima alternativa para não deixar de ingerir líquido no tempo frio. “Ninguém se preocupa com isso e a pele acaba ficando seca. Além de hidratar, os chás fornecem nutrientes e podem ser consumidos diariamente, sem muito açúcar.” Ela recomenda três xícaras por dia de chá verde ou branco, com ação imunoestimulante.
Fonte: Entrevista da nutricionista Myrla Merlo para o caderno Bem Viver, do Jornal Estado de Minas .
Nenhum comentário:
Postar um comentário