quinta-feira, 13 de julho de 2017

4 atitudes para acabar com o hábito de Procrastinar

Especialista explica que esse comportamento de “deixar para depois” só aparece no dever e não para as coisas que gostamos ou sentimos prazer.

Muitas pessoas já fizeram promessas de algo que gostariam de fazer, mas que acabaram deixando para depois. Esse ato conhecido como procrastinação é mais comum do que muitas pessoas imaginam. A Master Coach e Analista Comportamental Tuka Moreira, explica que essa atitude de deixar para depois, geralmente, se torna um hábito ruim. “Esse comportamento só aparece no nosso “dever”, não procrastinamos coisas que gostamos ou sentimos prazer”.

A especialista afirma que o ato de procrastinar se torna cada vez mais frequente e que isso acontece por vários motivos, como a falta de autoconhecimento, por exemplo. “A pessoa não sabe exatamente o que ela ganhará fazendo determinada coisa, aí inconscientemente sua mente diz a ela que aquilo não é tão importante assim”, disse Tuka.

Como evitar

Mas, ela garante que a procrastinação pode trazer um prejuízo psicológico para o indivíduo, já que causar estresse e estado depressivo. Pensando nisso, Tuka listou algumas dicas de como ser mais eficaz na ação, evitando assim a procrastinação:

  • Conhecer sua personalidade: analisar seu modo de agir e ser determinado. É preciso saber em quais momentos você realiza suas atividades com prazer. Com isso, ao conhecer seu próprio ritmo, você consegue aproveitar qual período é melhor para você trabalhar, estudar e descansar.
  • Enumere suas tarefas: priorize quais são as mais importantes e urgentes, pois se deixar apenas em plano mental, certamente você esquecerá.
  • Faça imediatamente: outro erro comum é ficar planejando, criando mil listas para fazer, ou permanecer na argumentação e contra argumentação. Não planeje, faça.
  • Técnica da visualização: onde a pessoa faz o exercício de se ver obtendo o beneficio caso consiga efetuar aquela ação. Exemplo: já se vê tirando uma nota 10 na prova ou tendo aquele gosto de um sentimento profundo por ter entregado um bom trabalho e estar sendo reconhecido por isso.
Porém, a Coach acrescenta que algumas pessoas também conseguem se motivar pelo que pode acontecer se houver a paralisia da ação, como ficar de recuperação, ou perder o ano, perder o negocio ou o emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário