sexta-feira, 28 de março de 2014

Como manter-se no peso certo e acabar de vez com o efeito sanfona?


Especialista garante que, entre outros fatores, é preciso acreditar no poder de promover mudanças, rever atitudes e o modo de pensar e explica como fazer isso.

A manutenção de um corpo saudável conquistado a custa de dietas pode, às vezes, tornar-se um tormento. Um dos responsáveis pelo efeito sanfona, ou seja, perda e ganho de peso em um curto prazo de tempo, são as dietas milagrosas, em que alguns alimentos são proibidos. Segundo o médico gastroenterologista Bruno Sander, especialista em tratamentos para a obesidade, para a manutenção do peso não é preciso eliminar alimentos do cardápio. “O que realmente conta é não exagerar na quantidade e na frequência do consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura ou altamente calóricos”.

Segundo o médico, é preciso aprender a comer corretamente, já que a manutenção do peso desejado depende da disposição em mudar o cardápio permanentemente e não apenas durante o processo de emagrecimento. “Após alcançar o peso desejado pode haver certa flexibilidade, mas se o paciente voltar ao padrão alimentar anterior ao processo de emagrecimento ganhará peso novamente. Por isso é necessário disciplina para que as exceções não se tornem regra. O ato de se alimentar deve ser apenas um dos prazeres da vida e não o único”.

O especialista explica que o ideal é comer moderadamente e nas horas certas (de 03 em 03 horas), sem esperar a fome chegar, pois assim haverá menor risco de comer mais do que o necessário. “O cérebro leva cerca de 15 a 20 minutos para perceber que o estômago está saciado. Desta forma deve-se comer devagar, mastigando bem os alimentos, permitindo que a sensação de saciedade ocorra antes que o consumo se torne exagerado”.

A importância da atividade física neste processo

Ele lembra ainda, que a atividade física regular também é um fator importante para quem deseja manter a forma, pois atua como um componente de motivação, mantém o metabolismo em alta, diminui o acúmulo de gordura corporal e aumenta a massa muscular. 

“Para manter um peso saudável, como para muitos outros objetivos na vida, é necessário acreditar no poder de promover mudanças, rever atitudes e o modo de pensar. Ter um corpo mais magro, com mais saúde e energia é possível através de uma alimentação saudável, sempre”, destacou Bruno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário