Para que os filhos entendam a importância de cada alimento e estejam mais receptivos a experimentar determinadas comidas, a nutricionista Myrla Merlo sugere que os pais levem as crianças às compras.
"O momento pode ser aproveitado para que os pais mostrem o que é cada alimento, além de fazer com que eles participem do preparo. Assim, as crianças terão a curiosidade de experimentar", afirma.
Outras alternativas são apontadas pela nutricionista para driblar a recusa das crianças. "Não concordo que os pais tentem camuflar alguns alimentos, mesmo que depois eles contem (a verdade). A melhor forma é tentar preparar um prato bem colorido, com formatos diferentes, que atraia a criança. Afinal, todos nós comemos com os olhos. E, se a criança não gostou do legume cru, tente depois outras formas de preparo, como cozido, em forma de torta ou suflê", orienta ela.
O que acontece, muitas vezes, é que o problema começa muito mais cedo. "Se, quando o bebê chora, a mãe fica desesperada e logo dá comida, a criança começa a ver no alimento a saída para tudo, e então ela se torna dependente", diz Myrla.
*Entrevista da nutricionista esportiva da clínica Da Matta Fisio, em Belo Horizonte, Myrla Merlo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário