sábado, 28 de maio de 2011

Farmácia de BH distribui mudas de plantas na Semana do Meio Ambiente

      
        Para comemorar a Semana Mundial do Meio Ambiente, celebrada entre os 1 e 05 de junho, a Galgani Farmácia de Manipulação vai presentear seus clientes e funcionários com uma muda de planta que será a partir de quarta-feira na sua unidade, situada na Rua Maranhão, 223, Santa Efigênia. A ação tem como objetivo a conscientização para a importância da preservação e do cuidado com o meio ambiente.

      Desde o seu surgimento, a empresa desenvolve seu trabalho baseado na responsabilidade ambiental e repassa essa idéia para todos os funcionários, colaboradores e parceiros. Antes mesmo de entrar em vigor a nova lei para uso de sacolas ecologicamente corretas nos comércios da capital, a empresa já se preocupada em evitar o uso em excesso de plástico e por isso utiliza a dois anos sacolas de papel. De acordo com a farmacêutica, Luciana Calazans, o processo de adaptação aconteceu aos poucos e teve a aprovação dos clientes.

         Outra ação que passou a ser realizada pela farmácia é a reciclagem das embalagens das fórmulas que os clientes utilizam. Esse trabalho é feito em parceria com a Associação dos Catadores do Papel Papelão e Material Reaproveitável (Asmare). Embalagens plásticas, como potes e bisnagas, por exemplo, podem ser devolvidas a empresa após utilização e deixadas num local exclusivo para recolhimento na própria loja. O cliente recebe ainda um desconto ao realizar uma nova encomenda. “As embalagens são recolhidas periodicamente pela Asmare e não temos o intuito de reaproveitá-las, mas de evitar que sejam descartadas no meio ambiente”, afirmou o farmacêutico responsável Giovanni Silva.
Informações:


R. Maranhão, 223/Santa Efigênia BH/MG
Contato: (31) 3241-7971

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Responsabilidade ambiental

           Acesse o link abaixo e veja a reportagem feita pela Globo Minas, no dia 18/05, na Galgani Farmácia de Manipulação, assessorada pela LCC, que citou a farmácia como exemplo de comércio que se adaptou a nova lei do uso de sacolas após 1 mês do início e destacou uma das ações da empresa de responsabilidade ambiental, que recicla as embalagens dos medicamentos devolvidos pelos clientes após o uso em parceria com a Asmare.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

1° edição do jornal eletrônico Da Matta Fisio

Para ler as reportagens com tamanho ampliado favor clicar no texto.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Especialista explica qual é a alimentação adequada para os Celíocos

No dia 21 de Maio comemora-se o Dia do Celíoco em Minas, conheça mais sobre a doença

      A doença Celíaca é caracterizada pela intolerância permanente ao glúten e tem como causa principal a reação à gliadina, proteína presente no glúten, que por sua vez, está presente no trigo, aveia, cevada e centeio, bem como os seus subprodutos e derivados. Segundo o nutricionista, José Aurélio Tofani, o mecanismo pelo qual a gliadina danifica o intestino é desconhecido, mas resulta em má absorção de todos os nutrientes devido a atrofia e achatamento das vilosidades, responsáveis pela absorção dos nutrientes.
             
    De acordo ainda com Tofani, a doença manifesta-se geralmente na infância podendo, entretanto, surgir em qualquer idade. O diagnóstico é obtido através de exames especializados e biópsia do Intestino Delgado (BID). "Nas crianças, os sintomas mais comuns são diarréia, vômitos, falha no crescimento, abdome inchado e evacuações freqüentes, podendo chegar a aproximadamente 10 ao longo do dia com aparência, odor e consistência anormais. Nos adultos, pode ocorrer perda de peso, apetite aumentado, fraqueza, fadiga, anemia e doenças ósseas", esclarece.
     
   O especialista explica que os produtos à base de milho, feijão, batata, arroz, soja e mandioca podem ser consumidos normalmente. Muitas das vezes, a intolerância à lactose caminha junto e a restrição de leite e derivados (queijo, iogurte, coalhada) dimunuem os desconfortos. Ele alerta que deve-se ler atentamente os rótulos, pois todo produto vem identificado como produto "com glúten" ou "sem glúten". "É importante que o paciente que tenha doença celíaca não tenha nenhum contato com os alimentos causadores da reação alérgica, pois até mesmo o cheiro ou uma faca suja com trigo ou os demais alimentos proibidos podem desencadear uma indisposição com agravamento dos sintomas", afirma.
              
     A loja virtual Armazém Gaia oferece diversos produtos para esse público, todos sem a adição de glúten, como leite de soja, chocolates, flocos, açucar mascavo, cookies, macarrão, pipoca e outros.
José Aurélio Tofani Silva - Nutricionista graduado pelo Centro Universitário UNI-BH. Discente da Pós Graduação em Nutrição Clínica Funcional pelo Centro de Pesquisas Valéria Paschoal. Nutricionista clínico especialista pelo GANEP em 2008.

Armazém Gaia
www.armazemgaia.com
(31) 3243-0000

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Galgani se adapta a nova lei do uso de sacolas e recicla as embalagens dos produtos

       
       Desde o dia 18 de Abril está em vigor a Lei que proíbe o uso de sacolas de plástico convencionais nos comércios de Belo Horizonte. Preocupada em evitar o uso em excesso de plástico, a Farmácia de Manipulação Galgani utiliza a dois anos na empresa sacolas de papel. De acordo com a farmacêutica, Luciana Calazans, o processo de adaptação aconteceu aos poucos e teve a aprovação dos clientes. “Os clientes ainda estão se adaptando, a grande maioria aprova, mas ainda existem alguns que acham ruim abandonar as sacolas de plástico”, afirma.

        Segundo ela, na época em que se discutia a mudança na empresa, não havia muitas opções de sacolas biodegradáveis e por isso a opção pelo uso das sacolas de papel. “Apesar do aumento do custo para a farmácia com a compra das sacolas ecologicamente corretas, acreditamos que foi uma mudança necessária e a partir daí começamos também a reciclar as embalagens das fórmulas que os clientes utilizam”, explica Luciana.

        Hoje a Farmácia de Manipulação Galgani atua em parceria com a Associação dos Catadores do Papel Papelão e Material Reaproveitável (Asmare). Embalagens plásticas, como potes e bisnagas, por exemplo, podem ser devolvidas a empresa após utilização e deixadas num local exclusivo para recolhimento na própria loja. O cliente recebe ainda um desconto ao realizar uma nova encomenda. “As embalagens são recolhidas periodicamente pela Asmare e não temos o intuito de reaproveitá-las, mas de evitar que sejam descartadas no meio ambiente”, afirmou o farmacêutico responsável Giovanni Silva

Especialista alerta para a importância do uso do filtro solar desde a infância

          O uso do filtro solar, associado a uma exposição consciente e equilibrada, é de primordial importância para manter a pele saudável e bonita. De acordo com a Dra. Ana Lúcia de Castro, especialista em medicina estética, o filtro solar é uma espécie de “camisinha” para a pele, pois promove uma barreira de proteção contra os raios solares ultravioleta, prejudiciais à superfície cutânea, além de auxiliar na prevenção e controle da maioria dos cânceres de pele e do envelhecimento precoce, o fotoenvelhecimento.
        
         Segundo a especialista, “tomar sol” de forma correta faz bem à saúde. "Dentre outras funções, os raios solares são essenciais para a produção e absorção da vitamina D pelo organismo (envolvida na formação de ossos saudáveis) e para manter o bom funcionamento do nosso sistema imunológico, nervoso e muscular", garante Dra. Ana Lúcia

         Mas, a luz solar pode ser fonte de várias doenças e alterações, muitas vezes irreversíveis, em nossa pele. "A pele lesada pelo sol pode apresentar um espectro de lesões que podem variar desde manchas benignas (claras ou escuras), feridas que não cicatrizam e até mesmo o câncer de pele", explica a médica.
        
         Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele é o mais incidente em nosso país. Corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados e está diretamente relacionado à exposição ao sol. A especialista explica que dois fatores principais contribuem para essa triste estatística, primeiro: os brasileiros, em geral, não têm a cultura de se proteger da luz solar e, segundo: devido à destruição da camada de ozônio, os raios solares chegam à Terra com intensidade cada vez maior.
              
         A especialista recomenda uma margem maior de segurança, usando um filtro com FPS igual ou superior a 25. "É importante lembrar que usar os filtros de proteção é tão importante quanto evitar a exposição excessiva ao sol. Costumo dizer que o primeiro creme preventivo que os pais deveriam aplicar em seus filhos, já a partir dos seis meses de idade, é o filtro solar. Devemos ter em mente que o efeito do sol é cumulativo. Quanto mais exposição no passado e atualmente, mais conseqüências no amanhã", esclarece.


Dra. Ana Lúcia de Castro:
Médica, especialista em medicina estética pela Sociedade Brasileira de Medicina Estética – S.B.M.E. Especialista em Cirurgia Geral. Docente do Curso Intensivo de Procedimentos Médicos Estéticos pelo CEPECS - Centro de Estudos, Pesquisas e Consultoria em Saúde.

Farmácia de Manipulação Galgani
Rua Maranhão, 223 – Santa Efigênia
Contato: (31) 3241-7971

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Os benefícios do Pilates durante a gestação

Durante a gestação é preciso garantir a saúde do bebê e se possível facilitar o momento do parto. A fisioterapeuta Miriã Amaro, especialista em Pilates, explica que neste período, a gestante requer atenção especial na elaboração de um plano de exercícios que fortaleça o corpo, prevenindo dores decorrentes do progressivo ganho de peso e respeitando as limitações impostas pela gestação. “As mudanças que ocorrem não são apenas hormonais e emocionais, são também posturais e à medida que avança, as alterações em músculos, articulações e coluna vertebral também progridem”, afirma.
 Segundo a especialista, o Pilates é um programa de exercícios que pode trazer conforto à gravidez e ao parto, se for natural, pois ajuda no fortalecimento do assoalho pélvico, o que proporciona uma melhor sustentação desta região para o peso do feto e prepara o corpo da gestante para as mudanças posturais diminuindo a sobrecarga da coluna. “Grande parte das dores presentes na gravidez são ocasionadas pelo despreparo da musculatura para sustentar o aumento de carga gerado pelo novo tamanho do ventre e dos seios”, esclarece.
Ela explica que o método ajuda a manter o equilíbrio que pode ficar prejudicado devido á instabilidade do quadril que está se preparando para a hora do parto, além disso, melhora a concentração, coordenação, circulação e a capacidade respiratória, que beneficia o bebê com melhor oxigenação, promovendo também flexibilidade e relaxamento para a futura mãe.
          Para as mulheres que já eram adeptas ao Pilates antes da gravidez, a fisioterapeuta alerta que a única diferença está na adaptação dos exercícios para a nova condição feminina, com exceção das gestantes consideradas de risco. Já para aquelas que nunca realizaram a prática, deve começar após o terceiro mês e de uma forma bem suave. “Basta obedecer a um dos conceitos básicos do método, que é o de respeitar os limites e a individualidade de cada pessoa”, afirma.
No período pós-parto, o Pilates também ajuda a mãe a entrar em forma novamente. “Os exercícios tornam mais rápida a recuperação do abdome, da força e da flexibilidade. Além disso, mulheres que tiveram parto normal podem retomar a rotina de exercícios após 30 dias. Já, no caso de cesariana, é preciso aguardar liberação médica”, esclarece a especialista.
Informações:

Espaço Viver Pilates
Rua Urucuia, 47 – Floresta
(31) 3072-4414 ou 3654-4414
viver.pilates@yahoo.com.br
www.espacoviverpilatesbh.blogspot.com