Na onda das comidinhas saudáveis, mais vale uma lancheira bem-equipada que dinheiro no bolso para comer na rua
Pastéis, quibes e coxinhas que nos perdoem, mas não há espaço para os salgadinhos no cardápio de quem segue uma alimentação saudável. Em troca, é preciso colocar a mão na massa. Não é mais raro encontrar pessoas que levam lanches de casa, para evitar ficar frente a frente com uma vitrine apetitosa dos comércios de rua. Para que os alimentos sejam transportados – e conservados – da maneira adequada, o mercado oferece uma enorme variedade de recipientes.
Na dieta da nutricionista Taiana Mattos, só se consome “comida de verdade”, ou seja, nenhum produto industrializado pode fazer parte do cardápio. Com isso, os lanches preparados em casa são a melhor opção para matar a fome. “Além de economizar, porque é mais barato do que comer fora, você sabe a procedência do alimento e vai comer algo mais saudável”, pontua.
As frutas são sempre uma boa pedida, desde que ingeridas com uma fonte de proteína ou de gordura natural, que pode ser um iogurte integral ou oleaginosas. “Quando se come só fruta, a absorção da frutose é muito rápida, então você vai sentir mais fome.” Outra sugestão é preparar um rap de couve. Basta higienizar a folha e fazer o recheio de frango desfiado com cenoura, peito de peru com queijo ou atum com tomate. Também é possível fazer com alface, mas a couve tem durabilidade maior.
MÃO NA MASSA Para evitar os pães industrializados, Taiana ensina a preparar receitas em casa usando, por exemplo, farinha de castanha-de-caju. A dica é fazer um pão inteiro e congelá-lo, pegando a cada dia uma fatia. A nutricionista recomenda comer com manteiga, fatia de queijo, geleia sem açúcar ou patê. “Uma fatia já dá muita saciedade, por ter bastante proteína e gordura. Outra opção que mata bem a fome é o coco seco, fruta rica em gorduras boas e fibra”, esclarece.
É bom ficar atento à conservação do alimentos. Se for derivado de leite, tem que ser refrigerado, nem que seja em uma bolsa térmica. Apenas frutas e castanhas podem ficar em temperatura ambiente. Quem tem geladeira no trabalho está liberado para levar abacate batido com creme de leite, morango com chantili caseiro ou ovos de codorna com tomate-cereja, azeite e orégano.
Os produtos podem ser encontrados nas lojas Etna, Huddies, Imaginarium, Multicoisas, Tok&Stok, Tool Box e Tupperware.
Fonte: Estado de Minas