sexta-feira, 28 de junho de 2013

Fontes sugeridas para a imprensa


A Letra Comunicação e Marketing é uma assessoria especializada no atendimento de profissionais da saúde e estética. Atualmente oferecemos fontes qualificadas e especializadas das seguintes áreas:

·         Nutricionistas
·         Ortopedistas
·         Gastroenterologista
·         Fisioterapeutas
·         Técnicos em segurança e medicina do trabalho
·         Esteticistas
·         Massoterapeutas
·         Psicólogos

Todos os profissionais se colocam à disposição para informar, esclarecer e orientar a sociedade a respeito de todos os assuntos relacionados às suas respectivas áreas.

Clínica Sander (www.clinicasander.com.br)

A Clínica Sander é especializada no tratamento da obesidade com uso do Balão Intragástrico, com uma equipe multidisciplinar treinada e capacitada para realizar esse tipo de procedimento.

Dr. Bruno Queiroz Sander – Formado em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em cirurgia geral pelo Hospital Luxemburgo, gastroenterologista pela Universidade Gama Filho e em Endoscopia Digestiva pelo Hospital Amparo. Possui ainda curso de Procedimento Endoscópico de introdução e retirada de Balão Intragástrico, em São Paulo. Hoje é médico e responsável pela Clínica Sander, em Belo Horizonte.

Clínica Da Matta Fisio (www.damattafisio.com)

Com 16 anos de mercado, a clínica Da Matt Fisio trabalha com foco em reabilitação fisioterápica ortopédica e medicina esportiva. A clínica conta com uma equipe de profissionais qualificados, que oferece serviços de Pilates, RPG, Fortalecimento Muscular, Fisioterapia Ortopédica e Desportiva, Uroginecologia, Nutrição Clínica e Esportiva, Auriculoterapia, Palmilhas, Psicologia e Quiropraxia.

Dr. Octacílio da Matta Lopes Jr. – Médico ortopedista, especialista em medicina esportiva e cirurgia do joelho.

Myrla Merlo: Nutricionista clínica e esportiva. Oferece atendimento de personal diet em consultório e domicílio.

Júlio Cézar Dias Prado: Bacharel em Fisioterapia pela UFMG é especialista em RPG, Acupuntura, Auriculoterpia e Quiropraxia. Ex-fisioterapeuta do Cruzeiro do Esporte Clube.

Luciana Lopes – Fisioterapeuta, especialista em Uroginecologia.

Cecília Cruvinel – Psicóloga, especialista no atendimento de jovens e adultos.


No mercado há 10 anos, MATRIN destaca-se na prestação de seus serviços relacionados à Engenharia de Segurança e Medicina Ocupacional, Ergonomia, Meio Ambiente, além de Perícias Técnicas.

Luciana Luci – Engenheira e técnica de segurança e medicina do trabalho, especialista em ergonomia e meio ambiente.

Eduardo Torres – Gestor e técnico de segurança e medicina do trabalho.

Centro Mineiro de Medicina e Estética – CEMES (www.cemesbh.com.br)

O CEMES é um espaço terapêutico com ambiente acolhedor e voltado para a busca do autoconhecimento, crescimento e reflexão, implicando cada pessoa no desenvolvimento de suas capacidades, gerando as transformações necessárias para uma vida mais saudável. A empresa é formada por uma equipe de terapeutas que oferece ao seu público os serviços de Acupuntura, Fitoterapia Chinesa e Brasileira, Massagens Terapêuticas e Relaxantes, Estética Facial e Corporal, Florais de Bach, Reiki, Terapias Holísticas, Acompanhamento Nutricional e Fisioterapia.

Viviane Cristina dos Reis Resende - Esteticista corporal. Técnica em Estética e Cosmetologia, especialista em Dermocosméticos.

Martha Dias - Profissional com 10 anos de experiência nas áreas de Acupuntura, Massagens, Fitoterapia, Estética e Florais.

Dorotéa Mainig - Terapeuta Holística, especialista em Reiki, Florais de Bach, Cromoterapia, Cristais, Leitura Corporal e Tarô.

Flávia Ferreira – Fisioterapeuta, especialista em traumato-ortopedia, Auriculoterapia, RPG e Pilates.

Fernanda Alves Dias - Nutricionista Clínica e Esportiva

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Como lidar com o relacionamento à distância


Toda relação sofre mudanças mesmo que seja de pertinho, mas para quem vê uma amiga mudar de cidade, por exemplo, tudo acontece de uma só vez. Lidar com isso pode ser difícil, mas a distância física não significa necessariamente o fim de uma relação. A psicóloga Cecília Cruvinel explica como enfrentar essa reviravolta de uma maneira mais tranquila.

Algo em comum
Toda mudança costuma ser complicada, ainda mais quando alguém querido vai para longe. Os encontros antes frequentes, o dia-a-dia… tudo muda. Mas isso pode ser contornado se novas afinidades que não precisem da proximidade física forem encontradas, além disso, “é importante ter consigo que o fato de que alguém querido esteja longe não significa que ele estará para sempre longe. São os bons momentos de encontro que são encarregados de suprir a falta da pessoa amada, ou seja, as lembranças” declara a psicóloga.
Tecnologia
“As tecnologias existentes hoje, operadoras de telefonia com pequenas tarifas, vídeo chamadas, chats na internet com áudio e vídeo e até mesmo redes sociais podem ser grandes aliados para matar a saudade” diz Cecília, ou seja, abuse da internet. Mas não vale ficar só nisso: “(as tecnologias) não podem e nem vão substituir o encontro real” avisa. Portando, sempre que der marque alguma coisa para que as coisas em comum citadas no tópico acima não fiquem para trás.
Ela mudou
“Geralmente quem parte para algo novo vai viver experiências, pelo menos inicialmente, muito diferentes da pessoa que fica” explica a psicóloga, ou seja, é super normal que o monte de novidades que sua amiga está vivendo façam as coisas ainda mais diferentes. Por isso, “é importante que quem fique consiga partilhar desses momentos ainda que não esteja incluído neles”.
Fonte: Entrevista da psicóloga da clínica Da Matta Fisio Cecília Cruvinel para o portal Astral Love.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Reabilitação Funcional


O fisioterapeuta da clínica Da Matta Fisio Mateus Scarano, participou no último mês do programa Revista BHNews e tirou todas as dúvidas dos telespectadores sobre Reabilitação Funcional, confira!
 

sexta-feira, 7 de junho de 2013

10 mitos e verdades sobre comer à noite

Nutricionistas desvendam as principais dúvidas sobre as refeições noturnas
Comer à noite: pode ou não pode? Essa é uma grande dúvida das mulheres que estão sempre preocupadas com a boa forma. Para acabar com as interrogações, o Papo Feminino conversou com as nutricionistas Mariana Ribeiro e Myrla Merlo, e esclareceu os 10 mitos e verdades mais comuns em relação ao assunto!
1 – Não pode comer nada sólido depois das 18h.
Mito. Algumas pessoas adotam esse tipo de restrição em dietas de emagrecimento. O que vale a pena é fazer refeições mais leves no período noturno, independente da consistência. Muitas pessoas fazem exercícios à noite. Dá para imaginar não incluir nada sólido em sua refeição após uma sessão de atividades físicas variadas? Comer uma refeição equilibrada, com todos os grupos alimentares, leve e que seja digerida antes de deitar para dormir, é o ideal. O que interessa é a composição e valor calórico deste alimento.
 – Os carboidratos são proibidos à noite?
Mito. Devemos ingerir carboidratos em nossas refeições principais (desjejum, almoço e jantar), junto com os demais grupos alimentares. O ideal é escolher fontes de carboidratos de baixo índice glicêmico, ou seja, aqueles que são ricos em fibras, induzem maior saciedade e são nutricionalmente mais interessantes. Pense em incluir verduras, legumes, cereais integrais e frutas também.
O importante é sabermos o tipo de carboidrato. Os chamados carboidratos complexos, que apresentam normalmente grande quantidade de fibra em sua composição, são as melhores opções. Deve-se ficar atento não só aos carboidratos, mas também na quantidade de gorduras e proteínas. A refeição noturna pode conter todos os macronutrientes, mas em pequena quantidade, uma vez que a demanda energética nesse horário é baixa.
3 – Comer à noite engorda?
Mito. Comer à noite não engorda.  O que faz você ganhar peso é a ingestão alimentar em excesso de refeições volumosas, ricas em gordura, carboidratos e muito calóricas. O que importa é a composição e a quantidade de cada nutriente que será ingerido neste horário.
4 – Fazer exercícios à noite atrapalha na digestão?
Mito. Não há problema algum em se exercitar e jantar ou lanchar depois. A digestão pode ser prejudicada se essa ordem for invertida, ou seja, fazer uma refeição pesada e se exercitar logo após.
Durante a digestão, há uma necessidade aguçada de sangue na região do sistema digestório e, durante a atividade física, os músculos precisam deste sangue!
5 – Tomar leite à noite ajuda a melhorar o sono?
Verdade. Um copo de leite morno antes de dormir pode induzir uma sensação de relaxamento importante para uma boa noite de sono. O leite é rico em triptofano, precursor da serotonina, neurotransmissor que atua na regulação do sono.
6 – Não podemos dormir sentindo fome?
Verdade. Dormir com fome nunca é a melhor estratégia. Uma refeição leve é importante para manter controlados os níveis de cortisol, hormônio ligado ao estresse e da insulina, prejudicando o sono e desequilibrando a alimentação no outro dia.
7 – O ideal é fazer a última refeição quatro horas antes de dormir?
Verdade, em partes. A última refeição deve ser feita em um tempo suficiente para que tenha ocorrido a digestão. Por isso é indicado que se faça a ingestão de alimentos leves em média duas horas antes de dormir.
8 – Dormir de barriga cheia atrapalha o sono?
Verdade. É fundamental evitar refeições pesadas à noite, principalmente pouco tempo antes de dormir. A digestão de alimentos muito gordurosos e com muita proteína é mais lenta. Comer moderadamente uma refeição de qualidade, que seja digerida antes de deitar, ajudar qualquer pessoa a ter uma noite de sono mais tranquila.
9 – Queijo branco ajuda a tirar o apetite noturno?
Verdade. Não só o queijo branco, mas alimentos ricos em proteína magra ajudam a equilibrar a saciedade.
10 – Chás ajudam na digestão noturna?
Nem todos os chás. Alguns tipos de chás ajudam na digestão como os de camomila, boldo, gengibre, limão taiti, sálvia e menta, que são muito usados com esse objetivo. Os ricos em cafeína podem interferir no sono.
Fonte - Entrevista da nutricionista da clínica Da Matta Fisio, Myrla Merlo, para o Portal Papo Feminino.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Óleo de macaúba é a aposta da vez para tratar e hidratar os cabelos das brasileiras


Considerado "o ouro líquido brasileiro”, ele nutre e deixa o cabelo mais bonito, macio e sem frizz


Desenvolvido especialmente para o cabelo da mulher brasileira, o óleo de macaúba possui propriedades que dão mais brilho, maciez, leveza, aumento da resistência da fibra capilar, elasticidade e longevidade da cor. Além disso, ajuda a diminuir a quebra capilar e a manter os cachos domados e sem frizz.

Ele chega ao mercado produzido pela empresa mineira Macaúba Brasil Premium, que irá relançar em Belo Horizonte, no dia 10 de junho, sua nova marca e embalagens dos produtos reformuladas. Além do óleo, ela oferece ainda xampu, spray de brilho e máscaras feitos com a planta. 

Todos os produtos são de alto poder de absorção, já que o extrato da macaúba penetra nos fios. Além disso, possui uma fragrância muito agradável, que gera um conforto psicológico com um fundo de lavanda, preferência da mulher brasileira.

Típica do cerrado mineiro, o fruto da macaúba produz dois tipos de óleo. Um é retirado da polpa e utilizado na produção de biodiesel (combustível). O outro é extraído de sua parte mais nobre, a amêndoa, e serve para o cabelo. 

Diferenciais

Um dos principais diferenciais da marca é se adequar ao cabelo da brasileira, diferente dos produtos importados, que são voltados para as estrangeiras. Por ser mais levinho e, com isso, ter uma capacidade de penetração no fio, o extrato de macaúba oferece maior poder de absorção, explica a empresária Patrícia Ferraz, diretora de pesquisa e inovação.

A linha foi propositalmente desenvolvida para todos os tipos de cabelo e com apenas cinco produtos é possível tratar qualquer fio. “Todos os dias mulheres e homens têm muitas atividades a serem realizadas e precisam de aliados que supram e resolvam seus principais problemas. E é nesse aspecto que a Macaúba Brasil torna-se uma aliada”, garante a Dra. Tânia Toledo, integrante da equipe de cientistas da marca.

A empresa

Inovar e contribuir. Foi com isso em mente que, em 1937, o doutor farmacêutico Álvaro do Amaral desenvolveu fórmulas a partir de uma castanha nativa, a macaúba, e escreveu em um livro todas as suas ideias.

Setenta anos depois, o conhecimento contido naqueles papéis foi descoberto por sua neta, que entregou o livro a equipes de cientistas, cabeleireiros e empresários. Juntos, elaboraram um projeto de pesquisa científica e mercadológica que originou a Macaúba Brasil.

“Inovadora como o livro de receitas, brasileira como a macaúba e visionária como o povo mineiro, a Macaúba Brasil é a primeira empresa no mundo a explorar os ativos da macaúba para a terapia capilar”, declarou a diretora de pesquisa da empresa.

Informações
www.macaubabrasil.com.br

quarta-feira, 5 de junho de 2013

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Você sabe o que é disbiose intestinal?



Conheça as causas, sintomas e tratamento dessa doença, que favorece o aparecimento de inúmeras doenças e ganho de peso.
Seu intestino é preso, irregular ou solto demais?  Então vale a pena descobrir o que é a disbiose intestinal. O intestino é um imenso filtro capaz de favorecer ou impedir a entrada de determinados nutrientes e, até mesmo, de substâncias que podem ou não ser prejudiciais à saúde. Se a parede do intestino está em bom estado, os nutrientes são bem absorvidos e as toxinas presentes nas fezes não conseguem penetrar na corrente sanguínea. O contrário acontece quando suas paredes estão prejudicadas e a flora bacteriana está em desequilíbrio, gerando ou facilitando o aparecimento de doenças. 
Quando esta flora é abalada, o organismo fica sujeito à passagem de toxinas para a circulação portal. É a disbiose intestinal, transtorno no qual as bactérias da flora normal ficam em minoria e o organismo torna-se debilitado, já que a capacidade de defesa orgânica diminui.
Segundo o gastroenterologista Bruno Sander, especialista em tratamentos para obesidade, essa situação altera a mucosa intestinal, provocando aumento da permeabilidade a açúcares intactos e diminuição na seletividade na absorção de outras substâncias, como toxinas, bactérias, proteínas ou peptídeos não digeridos que ativam o sistema imunológico e o levam à fadiga.
 “A disbiose pode também ser causa ou coadjuvante no desenvolvimento de doenças crônicas degenerativas como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, bem como pancreatites, obstipação (a famosa "prisão de ventre"). Além de diarréia, alergias e intolerâncias alimentares, infecção vaginal recorrente, fibromialgia, mudança de humor, fadiga, síntrome do cólon irritável, câncer e por aí vai”, completou o especialista.
Situações como uso de medicamentos (antibióticos principalmente), estresse, uso de laxantes, infecções, dieta inadequada, constipação intestinal, podem fazer com que haja um desequilíbrio desta população bacteriana. “Os principais sintomas são a distensão abdominal, queimação e flatulência logo após a refeição, indigestão, diarreia, constipação, restos alimentares mal digeridos nas fezes, língua branca e mau hálito”, disse Sander.
Tratamento
De acordo com o médico, o tratamento é feito principalmente através da alimentação. “No início, devem-se retirar todos os alimentos possivelmente alergênicos e substituí-los por uma alimentação adequada, além do uso de probióticos”.
Ele alerta que ao perceber alguns desses sintomas é preciso passar por uma avaliação médica ou procurar um nutricionista para esclarecer dúvidas e montar um plano alimentar adequado.
Dr. Bruno Sander – Médico cirurgião, especialista em gastroenterologia, endoscopia digestiva alta e em introdução e retirada de Balão Intragástrico. É responsável pela clínica Sander, em Belo Horizonte.

Informações:
Clínica Sander
Contatos: (31) 8508-5000 ou 3588-1155