quarta-feira, 31 de agosto de 2016

31 de agosto – Dia do Nutricionista

A data de 31 de agosto é dedicada ao Dia do Nutricionista, profissional responsável por planejar programas de alimentação. Uma especialista fala sobre os desafios dessa profissão na era “fitness” e com tantas informações disponíveis na internet.


Em tempos da “moda fitness”, buscar a saúde, o equilíbrio e estar bem consigo mesmo é fundamental. Na corrida pelo corpo perfeito, os nutricionistas estão sendo cada vez mais requisitados. O nutricionista é capaz de auxiliar e orientar qualquer indivíduo através dos seus conhecimentos sobre os alimentos e suas interações com o corpo. Através da alimentação, pode-se prevenir e tratar determinadas patologias ou qualquer outro objetivo que o indivíduo possua, promovendo a alimentação saudável, equilibrada e acessível, ajudando a criar hábitos que perdurarão para a toda vida.

Patrícia Ansaloni, nutricionista clínica, afirma que o conceito de corpo perfeito é muito subjetivo. “Cada pessoa possui um conceito sobre isso. Você deve mudar seu pensamento em relação à sua alimentação e ao seu corpo. O ideal é você buscar estar bem, saudável e feliz, respeitando a sua individualidade. Ninguém é igual a ninguém e por isso somos tão especiais. Cuidar de si mesmo é para todos”.

Com tantas dietas disponíveis na internet, a especialista chama a atenção para o cuidado ao buscar informações sobre alimentação saudável. “Acredito que a informação tem um papel fundamental na construção de pensamentos e hábitos, inclusive os alimentares. A questão é onde as pessoas, hoje, estão buscando estas informações. É preciso sermos mais cautelosos e críticos. Não se deve acreditar em tudo que se lê, é necessário buscar a fonte da informação, estudar muito e orientar-se com quem realmente tem conhecimento para confirmar ou desmistificar determinada informação. A ciência muda o tempo todo” afirma.

Pensando assim, Patrícia explica que uma dieta precisa ser personalizada, respeitando a individualidade bioquímica e fisiológica de cada pessoa, além dos hábitos alimentares, crenças e contexto sócio cultural. “A dieta é exclusiva. Dieta de amigos, familiares e de internet não servem para serem usadas. Deve-se considerar o máximo de características do indivíduo, como por exemplo: idade, atividades diárias e horários, preferências alimentares, aversão a alimentos, alergias e intolerâncias alimentares, uso de medicamentos, doenças atuais e no histórico familiar, prática de atividade física, frequência de consumo de determinados alimentos, dentre outros” conclui.

Os desafios da nutrição

Toda profissão tem suas limitações e dificuldades, mas aos poucos a nutrição tem se tornado mais forte e ganhando mais espaço no mercado, já que as pessoas estão se conscientizando e reconhecendo a importância da alimentação. “O que eu vejo hoje como dificuldade são as pessoas que não são nutricionistas ditando regras e verdades absolutas sobre alimentação sem o menor embasamento científico, além de uma grande promoção do consumo de remédios, cápsulas, etc. Têm-se perdido o gosto e o prazer em comer comida de verdade. Mas com todas as dificuldades, eu ainda acredito que a Nutrição é uma profissão maravilhosa, e que ser Nutricionista vai além de prescrever dietas”, declarou Patrícia. 

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Aprenda a administrar melhor o tempo e seja mais produtivo

Para alguns 24 horas por dia não são mais suficientes para tantos afazeres. De acordo com uma especialista, a má gestão do tempo pode gerar a sensação de frustração, incompetência, estresse e até problemas de saúde e na família.


Você já teve a sensação que 24 horas não são suficientes para você fazer tudo o precisa ao longo do dia? Muita gente vai dormir frustrada porque encerrou o expediente de trabalho com várias pendências. Regiane Moreira, coach e analista comportamental afirma que a má gestão do tempo gera a sensação de frustração e pode até causar problemas de saúde. 

Segundo a especialista, o problema é maior em empreendedores. “Muitos acabam virando escravos da própria empresa ao assumir jornadas de, no mínimo, 14 horas por dia. Outros levam trabalho para casa e perdem momentos únicos como acompanhar o crescimento dos filhos ou saborear um jantar em família. Fora o trabalho, as demais coisas são feitas sem cuidado, de forma rápida, para que acabem logo e sobre tempo para mais trabalho” explica. 

O problema é que muitas pessoas só percebem que algo está errado quando adoecem, quando a esposa ou o marido pedem o divórcio ou mesmo quando entram em depressão. Para evitar esses extremos, Regiane dá algumas dicas que podem ajudar na administração do tempo de forma inteligente:

1) Planejamento estratégico: Crie o hábito de fazer uma lista com as prioridades da semana e coloque sempre algo desafiador, uma tarefa nova, que possa te motivar na busca por melhores resultados. Também vale fazer a lista das ações do dia seguinte, para não perder o foco e o tempo com coisas desnecessárias. A cada tarefa cumprida, risque-a do papel ou do seu aplicativo do celular, para ter a sensação que o seu dia está sendo produtivo. É fundamental começar fazendo as coisas importantes, que te trarão mais resultados. 

2) Cuidado com o ambiente virtual! Muitos empresários têm o hábito de ficar com a tela do computador aberta no e-mail e, a cada nova mensagem que chega, para o que está fazendo para respondê-la. Esse é um grande erro porque vai “comendo” frações do seu tempo ao longo do dia. Se você notar que a resposta do email vai precisar de mais de três parágrafos, é melhor ligar e conversar com a pessoa. Escolha dois ou três momentos do dia para checar as mensagens. Avise à sua equipe que para assuntos urgentes devem ligar para você ou ir até a sua sala. A regra vale também para checar as redes sociais e whatsapp, por exemplo. 

3) Perca o controle! Saber delegar é um dos quesitos mais importantes para qualquer líder, mas muitos têm dificuldades de abrir mão do controle e preferem assumir tarefas operacionais, que outras pessoas poderiam estar desempenhando. Comece a perder o controle aos poucos. Escolha apenas uma tarefa que pode ser repassada a um colaborador e coloque no lugar alguma função mais estratégica, que pode alavancar a sua empresa.

4) Reuniões pontuais: Reuniões mais rápidas costumam surtir um bom efeito e melhora a produtividade. Estabeleça os dias e horários fixos para que a equipe se reúna com as demandas já em mãos e conduza o encontro sem rodeios para que todos possam voltar ao posto de trabalho o quanto antes. É importante que a reunião tenha horário para começar e terminar.

5) Tire um momento para relaxar! Um bate-papo sobre o futebol do fim de semana, um cafezinho na cozinha, uma leitura sobre algo que não tem ligação com o trabalho ou uma ida ao jardim da empresa podem melhorar a sua produtividade. A nossa mente precisa de algumas pausas ao longo do dia para produzir melhor, ainda mais se a tarefa desenvolvida for longa demais.

Ela ainda chama a atenção para a integralidade e equilíbrio entre as diferentes áreas na vida. “Olhe como está sua saúde, o emocional, sua família, o relacionamento amoroso e a vida social e espiritual. Note que as demais áreas também precisam de cuidados, assim como a vida profissional. Experimente colocar algumas dessas regras em prática e veja como seu desempenho vai melhorar assim como sua qualidade de vida e então, administre melhor o seu tempo!”, sugere a coach. 

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Parar de fumar engorda?

Especialista esclarece uma dúvida e um medo comum de quem tem o hábito de fumar se ao parar com o vício irá ganhar peso.


A próxima segunda-feira, dia 29 de agosto é dedicada ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. Segundo um relatório, de 2015, da agência de saúde da Organização das Nações Unidas (ONU), uma pessoa morre de doenças relacionadas ao tabaco aproximadamente a cada seis segundos, o equivalente a cerca de 6 milhões de pessoas por ano. Sendo que a estimativa é que esse número aumente para mais de 8 milhões de pessoas por ano até 2030. Uma das preocupações que dificulta o fumante a abandonar o vício é o medo de ganhar peso após a cessação do tabagismo. Mas, será que isso é verdade ou um mito?

O endoscopista Bruno Sander, especialista em gastroenterologia e tratamentos para a obesidade, explica que o paciente, às vezes, devido à ausência da nicotina fica ansioso passando a comer mais e com isso ganho peso. “Fumantes costumam falecer mais cedo e mais magros. Também é comum ver pessoas que engordaram após largar o cigarro ou que dizem continuar a fumar para não ganhar peso. Fumar não implica em emagrecer, mas muitas pessoas dizem que não param de fumar por medo de ganhar peso”.

O médico conta que já há estudos que levantam a possibilidade de desenvolver tratamentos com base na nicotina para ajudar pessoas a pararem de fumar e, ao mesmo tempo, evitar a obesidade, além de outros distúrbios. “Pesquisadores descobriram que a nicotina ativa um conjunto específico de circuitos nervosos centrais e que aumentam sua atividade, ou seja, a nicotina ativa células que sinalizam ao corpo que o indivíduo já comeu o suficiente”, esclareceu.

Malefícios x benefícios

O especialista ressalta que os malefícios do cigarro para o corpo são muitos, com o aparecimento de diversas doenças desde um infarto a cânceres de pulmão, boca, laringe, esôfago e outros. Para que o ex-fumante não tenha medo de começar a ganhar a peso depois que abandonar o cigarro, ele recomenda um acompanhamento nutricional e até mesmo psicológico, caso seja necessário.

Mas, por outro lado, os benefícios que o organismo ganha quando uma pessoa para de fumar são inúmeros. “Após um ano sem fumar, o risco de uma doença cardíaca cai pela metade. Após cinco anos diminuem as chances de uma úlcera ou câncer de pulmão em 50% e o risco de ter um derrame é igual ao de uma pessoa não fumante. 15 anos depois sem fumar, a possibilidade de sofrer um infarto será igual ao de uma pessoa que nunca fumou e outras doenças também chegam a esse patamar”, garante Sander.

Dr. Bruno Sander – Médico cirurgião, especialista em Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva Alta e em introdução e retirada de Balão Intragástrico. É responsável pela Clínica Sander, em Belo Horizonte.

Informações:
Clínica Sander
Contatos: (31) 8508-5000 ou 3588-1155

Déborah Ribeiro – Assessora de Comunicação
Letra Comunicação e Marketing
(31) 3564-7990 ou 8429-7565




quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Na íntegra


O dermatologista Paulo Antônio Júnior explicou em entrevista a Rádio Globo, as possíveis causas do cansaço excessivo e alertou que esse problema pode estar relacionado à questões hormonais. Confira!

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Definitivamente Magro

Programa propõe a reeducação do pensamento em relação à alimentação com técnicas cognitivas para o tratamento de forma definitiva de transtornos como sobrepeso, obesidade e compulsão alimentar. Os encontros são semanais e acontece em grupos.
De acordo com a Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), em 2015 mais da metade da população estava acima do peso (52,5%) e destes, 17,9% são obesos, segundo o Ministério da Saúde. O levantamento apontou que o excesso de peso é maior entre homens: 56,5% contra 49,1% das mulheres. Pessoas com idade entre 45 e 64 anos representavam 38% dos obesos. Ainda em 2015, 17,9% dos jovens com idade entre 18 e 24 anos estão em situação de obesidade. 

O excesso de peso é fator de risco para doenças crônicas do coração, hipertensão, diabetes, responsáveis por 78% dos óbitos no Brasil, informa o Ministério da Saúde. Um estudo publicado recentemente na revista médica "The Lancet" afirma que estar acima do peso diminui cerca de um ano da expectativa de vida. Esse número sobe para cerca de 10 anos em casos de obesidade severa.

Com o objetivo de reeducar o pensamento e mudar a relação das pessoas com a comida, a nutricionista, Patrícia Ansaloni desenvolveu o programa Definitivamente Magro, baseado em um programa de emagrecimento definitivo de uma psicóloga dos Estados Unidos. Trata-se de uma terapia de reeducação cognitiva, que trata transtornos como sobrepeso, obesidade e compulsão alimentar, além de abordar as seguintes questões:

       • Reconhecer os padrões comportamentais e pensamentos sabotadores de cada indivíduo;
       • Identificar a relação entre pensamentos e comportamentos;
       • Educar o cérebro a pensar como uma pessoa saudável e entender os benefícios de uma alimentação equilibrada e atividade física regular;
       • Ensinar habilidades e estratégias de mudança de pensamento que irão auxiliara alcançar o objetivo de atingir o peso ideal e mantê-lo por toda a vida;

De acordo com a idealizadora, o programa é desenvolvido em grupos, com encontros semanais de aproximadamente uma hora de duração e pode ser feito, inclusive, em empresas. “Os participantes desenvolvem atividades diárias, monitoradas, relacionadas aos temas abordados nos encontros, que são ministrados pela nutricionista e em alguns deles, existe a participação da psicoterapeuta cognitiva para abordar temas específicos. O papel do facilitador é orientar o grupo não só nos encontros, mas ser um “coaching” fora dele, participando do dia a dia dos participantes” comentou Patrícia. 

Etapas do tratamento

Durante as primeiras duas semanas, a nutricionista explica que são abordadas algumas técnicas comportamentais. “Nesse primeiro momento o participante conhece as vantagens de emagrecer, aprende a diferenciar e tolerar a fome, vontade e desejo incontrolável de comer, reconhece os sinais fisiológicos do organismo em relação à refeição, além de técnicas para diminuir ou até mesmo, driblar os pensamentos sabotadores. Após este período é que o participante inicia o seu plano alimentar escolhido”. 

Já nas semanas subsequentes são utilizadas técnicas para ter sucesso com o plano alimentar e a relação com a alimentação e desafios diários. “Durante as reuniões são abordadas além das técnicas cognitivas, dicas sobre alimentação saudável aplicáveis a cada tema, troca de experiências, construção da autoimagem e autoconfiança, além de diariamente nas tarefas, serem enviados dicas, mensagens motivacionais e ilustrações do cotidiano alimentar e pensamentos sabotadores”, contou Ansaloni.

Saiba como identificar os pensamentos sabotadores

27 de agosto é dedicado ao Dia do Psicólogo e entre as suas áreas de atuação encontra-se a terapia cognitiva, que ajuda no tratamento da obesidade, já que um dos principais obstáculos no processo de emagrecimento é o pensamento.

No próximo dia 27 de agosto comemora-se o Dia do Psicólogo e entre as áreas de atuação dessa especialista encontra-se a Terapia Cognitiva, que ajuda no tratamento do emagrecimento. A obesidade atualmente é um problema de saúde pública que cresce a cada dia.Um dos principais obstáculos no processo de perda de peso é o modo como a pessoa pensa à respeito da alimentação. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) a permissividade e o merecimento são as que mais prejudicam a perda de peso.Pensamentos como: “Só hoje não fará diferença”, “É final de semana”, ”Eu mereço comer por que...”, são algumas das desculpas usadas para justificar comportamentos alimentares controversos.

A psicóloga Keila Calil, que atua na Clínica Arquitetura do Pensar, em Belo Horizonte, explica que os chamados “pensamentos sabotadores” são formas de compreender e filtrar as informações que nos cercam, porém de maneira disfuncional. “De forma espontânea eles surgem e fazem sentido num primeiro momento, então acreditamos sem questionar, mas depois os analisando melhor,entendemos que nada mais são que desculpas para não cuidarmos de nos mesmos. Em relação à comida, são justificativas para o comportamento de comer de forma errada”.

Esses pensamentos surgem quando a pessoa faz uma interpretação equivocada e não realista daquilo que percebeu. Diante de algum estimulo o pensamento pode surgir, como um cheiro de bolo, ficar em jejum muito tempo, ver uma vitrine de doces e etc. “Temos vários pensamentos sabotadores já identificados, porém no caso da relação com a comida os mais comuns são: hoje foi um dia difícil eu mereço comer... estou tão cansada, desanimada...já que estou emagrecendo posso me permitir... é final de semana/feriado/férias... ah, mais eu gosto tanto… não tive com recusar...emagrecer é difícil, não dá certo para mim...posso comer só um pouquinho, é tão gostoso... já que comi errado vou abandonar a dieta”, citou a especialista.

Diferença entre a fome e a vontade de comer

A psicóloga esclarece ainda a diferença entre fome vontade de comer: “Fome é uma reação fisiológica à privação de alimentos. Já a vontade de comer é uma reação psicológica ao desejo de comer. Não é uma necessidade, é uma ideia de necessidade não realista”. Ela garante que esses tipos de pensamentos podem minar a autoconfiança e acabar com qualquer esforço já feito para perder peso. Além disso, aumentam o estresse. “Uma pesquisa feita na Universidade de Zurique, na Suíça, demonstrou que o estresse pode sabotar a mudança de hábito alimentar fazendo com que o cérebro interprete que a recompensa dada pelo alimento (comida saborosa, porém não saudável) é melhor do que a intenção de comer de forma saudável” completou.

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Os benefícios do coaching esportivo para atletas e amadores

Quem pensa que um atleta só precisa de um bom condicionamento físico, está enganado! Saber lidar com a pressão, com frustrações e lesões, cumprir metas e alcançar objetivos está muito além do preparo corporal.


Rafaela Silva, ouro nos Jogos Olímpicos Rio 2016 conseguiu mudar o rumo da sua carreira com a ajuda de uma coach esportiva. Depois de ter sido eliminada nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, logo na segunda luta, desclassificada por um golpe irregular de mão, o trabalho de motivação e autoconfiança trouxe resultados.

Trabalhar a mente, concentração, autoconfiança e motivação, por exemplo, são fundamentais para o desenvolvimento esportivo. Quem souber administrar melhor essas questões, além do preparo técnico, sairá na frente em qualquer competição. Um coach pode auxiliar a otimizar o rendimento em treinos, potencializar e desenvolver as habilidades psicológicas e cognitivas como concentração, ansiedade, automotivação, resiliência e enfrentamento de estresse, por exemplo. Para isso é preciso preparar uma rotina e saber lidar com ela, além de avaliar os pontos fracos e fortes, para melhorar o rendimento e gerar um bem estar em qualquer situação cotidiana.

Tuka Moreira, master coach e analista comportamental explica que o coaching nos esportes desenvolve atletas para um alto desempenho na sua modalidade. “Os atletas precisam estar psicologicamente preparados para todos os cenários. Das 42 modalidades apresentadas nas Olimpíadas do Rio, por exemplo, uns precisam trabalhar a concentração, como no tiro, outros têm que desenvolver a reação, como nas lutas. Todo o trabalho é personalizado, mas em todos eles o primordial é trabalhar a mente. O coach conduzirá o atleta a ter foco total em seu treinamento e foco nos seus objetivos micro e macro. O trabalho é realizado de forma diferente, dependendo da modalidade do esportista”.

Benefícios e a importância de um trabalho multidisciplinar

Esse tipo de acompanhamento traz inúmeros benefícios, um deles é a eliminação dos entraves emocionais e o diálogo interno que imobiliza o desempenho do atleta como, por exemplo, os sabotadores internos e externos. “O coaching esportivo ajuda também o atleta a lidar com o sucesso e equilíbrio de vida após o deslanchar da carreira, fama e dinheiro. Assim como traz automotivação para o esportista, mesmo após grandes frustrações. Rafaela Silva, só não desistiu de seguir em frente porque recebeu o apoio do coach durante a jornada. Ela chegou a desistir de lutar após a derrota em Londres, onde também sofreu injúria racial” afirmou Tuka.

A especialista explica ainda que para potencializar os resultados do atleta é fundamental estabelecer uma parceria entre o coach e o seu treinador físico. “O envolvimento de uma equipe multidisciplinar como psicólogos, nutrólogos, fisioterapeutas e o próprio treinador físico é ideal. O coach contribui no processo procurando desenvolver no coachee (atleta) competências sociais e emocionais, além de potencializar as suas habilidades com treinamentos focados na mente e em ações comportamentais do seu dia-a-dia, quando serão trabalhados por esses outros profissionais”.

Segundo Tuka Moreira, independentemente de ser coaching esportivo a metodologia pode ser aplicada em qualquer idade, uma vez que o profissional capacitado possui ferramentas para conduzir o processo centrado em aspectos emocionais e cognitivos que envolvem o desempenho na vida pessoal e profissional. “Qualquer pessoa que queira se desenvolver, em qualquer área da vida e em qualquer fase, pode contar com o apoio de um coach” conclui. 

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Entenda as diferentes causas das dores nas pernas

Além de ser uma das principais causas de reclamações de pacientes nos consultórios médicos, as dores nas pernas podem atingir, inclusive, crianças e ser um sinal de doenças infecciosas e até mesmo oncológicas.

Quando você sente dor é sinal de que alguma coisa está errada no seu corpo. Por isso, é preciso estar atento aos sinais e isso não é diferente em relação às dores nas pernas. Segundo a angiologista e cirurgiã vascular, Juliana Biagioni, que atua na Clínica da Pele e Clínica Venice, em Belo Horizonte, a dor nas pernas pode indicar problemas de circulação. “Problemas circulatórios acometem pessoas de todas as faixas etárias e de ambos os sexos, por diversos motivos. Infelizmente, o diagnóstico nem sempre é preciso e inúmeros são os tratamentos e as causas. Portanto, é essencial que, surgindo dor nas pernas ou em apenas uma delas, um médico seja consultado, pois nem sempre a situação clínica é tão simples como parece”. 

A especialista ressalta que as crianças também estão suscetíveis a esse problema, principalmente entre os 5 e 10 anos de idade. “Alguns justificam a dor nessa idade em virtude da fase de crescimento, mas é importante um diagnóstico médico para evitar problemas futuros. Doenças infecciosas e até mesmo oncológicas podem se manifestar com dor nas pernas. Por isso, todo cuidado é fundamental. Quanto mais cedo um diagnóstico, mais eficaz se torna o tratamento”, garantiu Juliana.

Um fator importante e Columbia que pode causar as dores nas pernas são as varizes. “As varizes ocasionam o estagnamento de sangue nas pernas, o que acaba causando dor, sensação de peso, cansaço, queimação e edema. Elas podem acometer pessoas de qualquer faixa etária, sendo que, aos 50 anos de idade, quase metade da população feminina apresenta essa comorbidade. As mulheres têm uma maior probabilidade do que os homens, o que aumenta também se um membro da família tiver o mesmo problema” explicou a médica. Ela completa que permanecer muitas horas em pé ou sentado, além de carregar muito peso são outros fatores que contribuem para o surgimento ou agravo dessas comorbidades.


Veja algumas dicas da especialista para prevenir os problemas que causam dores nas pernas:

  • Evite o sedentarismo, realizando uma atividade física sempre, de preferência uma atividade física aeróbica;
  • Evitar permanecer mais de 1h30 parado em pé ou sentado;
  • Alimentar-se bem evitando o excesso de peso;
  • Consultar o Cirurgião Vascular ao perceber qualquer sinal ou sintoma como dor, sensação de peso, cansaço ou inchaço nas pernas e seguir as orientações médicas.

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Homens e mulheres e o jogo da sedução

Quem deve tomar a iniciativa no jogo da sedução? Será que essa função é só dos homens? 52% das mulheres admitiram tomar frente, em redes sociais e mesmo pessoalmente.

Segundo os dicionários, sedução "é a capacidade de encantar o outro com fins de atingir determinados objetivos". Esse significado encontra-se presente e difundido na engrenagem que movimenta as pessoas em suas relações e principalmente no sistema capitalista, onde o combustível é o consumo. Mas, se você pensou em responder que esse papel cabe exclusivamente ao homem, está na hora de rever seus conceitos. Pesquisas revelam que as mulheres estão longe do padrão “moças de boa família que esperam sentadas”. Do universo pesquisado 52% das mulheres afirmaram tomar a frente se estiverem interessadas em alguém.

De acordo com a sexóloga e psicóloga, Eustáquia Fonseca, ainda existem alguns tabus em relação às mulheres enquanto sedutoras. “Elas consomem bastante quando se trata de lingeries e acessórios sensuais, roupas bonitas, tratamentos de beleza, dentre outras aquisições. As mulheres, em geral, têm buscado com mais frequência satisfazer os próprios desejos e atualmente estão mais abertas ao assunto”.

Mas, a especialista garante que a sedução não está relacionada apenas a atitudes, roupas ou acessórios provocantes. “Ela está presente o tempo todo em nosso cotidiano. “Todo ser humano tem a capacidade de seduzir, mas para isso é fundamental estar de bem consigo mesmo e respeitar as suas características e a do outro que está sendo seduzido. Não há uma regra ou um comportamento universal, que tenha efeito de sedução para todas as pessoas. O que parece sedutor para uma determinada pessoa pode ter efeito contrário em outra, de personalidade diferente”.

Diferenças entre homens e mulheres

Se compararmos a forma de sedução entre homens e mulheres, a sexóloga explica que no passado existia bem compartimentado o jeito de seduzir de um homem e o jeito específico da mulher, mas atualmente os paradigmas mudaram e as mulheres ganharam mais espaço. “Desejar fazer sexo é natural e humano em homens e mulheres, e elas estão avançando bastante quanto à sedução amorosa e sexual, manifestando esse desejo ao homem”.  

Sônia ressalta ainda que existem pessoas naturalmente mais sedutoras e outras menos, mas que o diferencial são os meios utilizados para atingir o objetivo almejado. “Nessa fronteira, existe uma tênue e invisível linha divisória que separa a sedução velada da sedução transparente. A sedução masculina sempre foi mais explícita que a da mulher, no entanto estamos vendo a cada dia a conquista gradativa da mulher”.

Por isso, a psicóloga dá dicas para homens e mulheres aumentarem a capacidade de sedução. “Observar se as virtudes principais estão em dia, como por exemplo, a polidez, temperança, gratidão, humildade, simplicidade, doçura, dentre outras. Desenvolver principalmente a boa-fé e a capacidade de amor. Não adianta abordar ninguém com alguma técnica se ela “soar” falsa e não corresponder coerentemente com a sua conduta comum do dia a dia”.

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

14 de agosto - Dia dos pais

Vaidosos assumidos, 75% dos brasileiros não querem andar desleixados. Tratamentos estéticos e dermatológicos são cada vez mais procurados pelos homens e podem ser boas opções de presentes nesta data.


Eles estão, sim, mais vaidosos. Não querem andar desleixados ou com uma aparência cansada, um levantamento feito pelo Instituto Gallup/Allergan revelou que 75% dos brasileiros se preocupam em melhorar a aparência. A maioria absoluta deles afirma que gostaria de aparentar idade menor que a real. De acordo com outro levantamento, realizado pela empresa de consultoria 2B Brasil Research, 78% dos homens consideram a obtenção de um corpo esbelto um objetivo a ser atingido.

Os homens resolveram assumir sua vaidade e se dedicar mais aos cuidados com a beleza. Tanto é que se foi o tempo em que no nécessaire deles tinha apenas xampu, desodorante e creme para barbear. Hoje, os três itens básicos dividem espaço com protetor solar, creme anti-idade, hidratante facial e labial, sabonete líquido, perfume e até esfoliante. Só é preciso dosar para que a vaidade não seja excessiva.

De acordo com a dermatologista, Adriana Biagioni, que atua na Clínica da Pele e no Espaço Allure, em Belo Horizonte, existe um aumento, ainda que em pequena escala, de homens que buscam tratamentos estéticos e de preferência, procedimentos que não “denunciem” o que foi feito. “É uma preocupação quando atendo pacientes do sexo masculino: a aplicação de toxina botulínica, por exemplo, tem de ser suave, sem modificar muito a expressão nem deixar o olhar feminino. Outra queixa frequente é o excesso de suor, conhecido como hiperidrose. É gratificante perceber a satisfação do paciente em poder usar uma camisa, participar de reuniões e mesmo praticar atividades físicas sem constrangimentos”, diz a especialista. 

Ainda segundo a dermatologista, a aplicação de toxina botulínica no rosto, para suavizar e deixar uma expressão mais descansada, e nas axilas e mãos para tratar a hiperidrose são os procedimentos mais procurados, mas outros tratamentos também estão caindo no gosto masculino. “O preenchimento, realizado com moderação e gradativamente, também tem boa aceitação. Interessante observar que eles também têm procurado limpeza de pele e tratamentos corporais” concluiu.

Uso de cosméticos e produtos de beleza

Cosméticos e produtos de beleza passam a ser opções de presentes para o Dia dos Pais. Adriana dá a dica: “Os produtos têm que ser práticos e fáceis de aplicar, não podem deixar brilho na pele ou sensação pegajosa. Gosto de produtos em espuma, que tem boa aceitação pelo hábito que os homens têm de usar espuma para barbear, já que a familiaridade ajuda na adesão ao tratamento. O filtro solar é imprescindível. Digo sempre que, se houver possibilidade de usar um único produto na pele, a escolha é pelo filtro”, ressaltou. 


Atualmente há diversos produtos, com diferentes características. Por isso, a especialista orienta que o dermatologista pode ajudar na escolha de um filtro que se adeqüe melhor a cada tipo pele e rotina da pessoa. “É importante consultar o dermatologista pelo menos uma vez por ano, especialmente se a pele for clara, para avaliar presença não só de câncer pele, mas também de lesões pré-cancerosas”, afirmou Biagioni. 

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Felicidade melhora desempenho pessoal e profissional

Especialista explica a relação entre estado emocional e performance profissional


Pesquisas revolucionárias em Harvard, desenvolvidas por décadas, nos campos da psicologia positiva e da neurociência, comprovaram que a relação entre o sucesso e a felicidade é contrária do que se costuma acreditar. Os estudiosos chegaram a conclusão de que a felicidade precede o sucesso. Quando estamos felizes, com pensamentos positivos, somos mais eficientes, resilientes, motivados, criativos, produtivos e, consequentemente, temos mais sucesso. A felicidade é o centro e o sucesso gira em torno dela. Pessoas felizes têm melhores desempenhos em todas as áreas da vida como trabalho, casamento, saúde e amizades. Nosso desempenho profissional pode ser afetado por questões pessoais e vice-versa. 

Existem algumas maneiras de elevar o seu estado de espírito e colocá-lo em uma condição mais positiva. Regiane Moreira, coach e analista comportamental na empresa Irmãs Coaches, em Belo Horizonte, dá dicas sobre o assunto. 

Mas, afinal, o que é felicidade?

Quantas vezes você já ouviu que é preciso se empenhar para ter sucesso e, só depois, ser feliz? O “se” faz parte na nossa vida de uma forma muito intensa e ficamos dependentes dele até para nos sentir realizados. “Se eu conseguir a promoção no trabalho serei feliz”, “seu eu perder 5 kg serei feliz”, “se eu me casar serei feliz”. Quantas vezes você já pensou agir diferente? Ser feliz independente de qualquer coisa?

A felicidade é definida por cientistas como a experiência de emoções positivas. Dentre as mais comuns estão: alegria, gratidão, serenidade, interesse, esperança, orgulho, divertimento, inspiração e amor. A felicidade implica em um estado de espírito positivo no presente e uma perspectiva positiva para o futuro. Dito isso: 

1) Mude seu jeito de pensar – Seu cérebro é como um computador e pode ser reconfigurado. Tire o foco do negativo e passe a se concentrar nos pensamentos e atitudes positivas. Eles expandem o número de possibilidades que processamos fazendo sermos mais ponderados, criativos e abertos a novas ideias. Emoções positivas inundam o nosso cérebro com dopamina e serotonina, substâncias químicas que não apenas fazem nos sentir bem como também sintonizam os centros de aprendizado do cérebro em um patamar mais elevado. Nos tornamos mais rápidos, criativos, habilidosos e espertos para resolver problemas, além de termos muito mais foco.

2) Um passo de cada vez – Concentre-se em metas menores de cada vez, que despendem menos energia, e em breve estará prestes a realizar grandes feitos. 

3) Antecipe recompensas – Crie o hábito de pensar sobre coisas boas para acionar os centros de prazer do seu cérebro. Pode ser na programação do fim de semana, do filme que você vai assistir hoje à noite, ou até mesmo das férias programadas para o próximo ano.

4) Faça atividade física – Além de liberar substâncias químicas indutoras do prazer, os exercícios regulares podem melhorar o nosso humor e desempenho no trabalho. Ficamos mais motivados, menos estressados e ansiosos. 

5) Tire um tempo só para você – Separe um momento do dia, pelo menos 5 minutos, para relaxar, sentir sua respiração e descansar sua mente. A meditação pode reconfigurar permanentemente o cérebro para elevar os níveis de felicidade e reduzir o estresse.

6) Seja grato – Faça uma lista do que já conquistou e realizou em sua vida, bens materiais e relacionamentos, e seja grato por tudo. A neurociência explica que ao gerarmos sentimento de gratidão em nossos pensamentos, passamos a ativar o sistema de recompensa do cérebro que é responsável pela sensação de bem estar e prazer. 
“É importante ter consciência que muitos dos nos nossos pensamentos são crenças que nos impedem de alavancar nossos resultados. Esteja certo disso e saiba que você pode ser feliz independentemente das circunstâncias”, destacou a especialista.

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Mulher bonita e feliz na gravidez


Ah…. a gestação! Momento único na vida da mulher! Mas juntamente com a barriga surgem alguns sinais indesejáveis como inchaço, dores nas costas e estrias. É sobre esse assunto que as Irmãs Coaches, Tuka Moreira e Regiane Moreira, conversaram com a fisioterapeuta Carolina Barcellos. É possível ficar bonita e bem disposta mesmo na gravidez! Confira!

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

8 de agosto – Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Especialista explica o que é e as diferenças entre os tipos de colesterol, além das causas, formas de tratamento e sua relação com a obesidade.


A próxima segunda-feira, 8 de agosto, é dedicada ao Dia Nacional de Combate ao Colesterol e nada mais apropriado do que lembrar a gravidade desse problema para a saúde. Sabe-se que 30% do colesterol é fornecido pelos alimentos que ingerimos e os outros 70% são fabricados pelo nosso próprio organismo, no fígado. O problema está em monitorar e controlar esses 30%. 

O médico endoscopista Bruno Sander, especialista em gastroenterologia e tratamentos para a obesidade, explica que o colesterol é um tipo de gordura encontrada naturalmente em nosso organismo e usado para produzir vários hormônios, vitamina D e ácidos biliares, que ajudam na digestão das gorduras. “Quando em excesso, ele pode se depositar nas paredes das artérias, que são os vasos que levam sangue para os órgãos e tecidos, determinando um processo conhecido com arteriosclerose. Se esse depósito ocorre nas artérias coronárias, pode gerar angina (dor no peito) e infarto do miocárdio. Mas, se depositado nas artérias cerebrais pode provocar um acidente vascular cerebral ou derrame”. 

Assim como o azeite e a água, o médico esclarece que o sangue e colesterol também não se misturam. Para circular pela corrente sanguínea o colesterol é carregado em pequenos pacotes chamado lipoproteínas, que são feitas de gordura e se dividem em dois tipos: LDL e HDL. “O primeiro é conhecido como o mau colesterol, já que altos níveis desse de colesterol LDL causam o acúmulo de placas nas artérias. Quanto maior for o nível dele no sangue, maiores serão as chances da pessoa ter uma doença cardíaca. Já o HDL é o bom colesterol e o carrega de outras partes do corpo de volta para o fígado, que o remove o colesterol do organismo. Quanto maior for o nível de HDL, menores serão as chances de desenvolver uma doença cardíaca”, disse Sander.

A importância do cuidado com a alimentação

Segundo o especialista, existe uma série de fatores que promovem a elevação do colesterol. Alguns são modificáveis, pois estão relacionados ao estilo de vida do indivíduo, como dietas e práticas de exercício, por exemplo. Já outros são hereditários e não podem ser modificados. 

De acordo com ele, só encontramos colesterol nos alimentos de origem animal, que são ricos em gorduras saturadas. Assim o colesterol está presente em todas as carnes e seus derivados, frutos do mar, gema de ovo, leite e seus derivados. “Também são ricos em gorduras saturadas os alimentos industrializados: bolos, biscoitos, chocolates, tortas, sorvetes e os alimentos vegetais: côco, banha de côco, azeite de dendê. As gorduras insaturadas ajudam a diminuir o colesterol sanguíneo, mas por serem muito calóricas e engordar devem ser consumidas com cuidado. Estão presentes nos óleos vegetais (oliva, canola, soja, milho, girassol), nozes, avelãs, abacate, margarinas. Alimentos de origem vegetal não contêm colesterol”, completou Bruno.

O gastroenterologista alerta ainda que o colesterol alto não apresenta sintomas. Por isso, quem tem aterosclerose e obesidade, possui história de morte na família por infarto, é sedentário e/ou alimenta-se com ingestão exagerada de gorduras saturadas tem mais chances de tê-lo. Além disso, a aterosclerose não produz qualquer tipo de sintoma até que ocorra a obstrução de uma ou mais artérias. “A relação obesidade e gorduras do sangue está também estabelecida, com uma prevalência de 4% na população normal e de 20 a 30% nos obesos. Uma indicação para tratar esse problema é o uso do balão intragástrico, que atua de forma indireta no controle do colesterol por auxiliar na perda de peso”.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Câncer é a mais comum e freqüente doença de pele

No Dia Nacional da Saúde, uma dermatologista explica as causas, sintomas e formas de tratamento das principais doenças de pele, principalmente, o câncer.


5 de agosto é dedicado ao Dia Nacional da Saúde, uma data importante para promover a conscientização sobre a importância dos cuidados que cada um deve ter com o corpo, principalmente com a pele, já que é o nosso maior órgão. A dermatologista Adriana Biagioni explica que as doenças de pele variam um pouco de acordo com a idade, mas afirma que o câncer de pele é a mais freqüente e comum entre elas. “Podemos citar também entre as principais doenças de pele as dermatites, acnes e infecções por bactérias, fungos e vírus, como o herpes”.

De acordo com a especialista, o câncer de pele tem vários tipos, dependendo da célula de origem. Mas, um dos mais comuns tem relação com a exposição solar, particularmente com a exposição na infância e adolescência, já que tomamos mais sol até os 20 anos de idade. “O câncer de pele pode se manifestar de diversas formas: uma bolinha que cresce lentamente, uma ferida que não cicatriza, uma placa avermelhada com discreta descamação, uma pinta diferente que surge ou mesmo uma pinta antiga que apresenta alterações em sua coloração, tamanho ou forma”, citou.

O câncer de pele tem tratamentos variados, indo desde a crioterapia até a remoção cirúrgica, de acordo som casa tipo, segundo a médica. Por isso, ela ressalta que o ideal é começar os cuidados na infância, principalmente, reforçando o uso do protetor solar como prevenção. “A visita ao dermatologista deve ser anual, a não ser que haja algum problema de pele, quando as consultas devem ser mais frequentes. É importante procurar um especialista, pois as doenças de pele podem ser muito semelhantes entre si, e, às vezes, são pequenos detalhes que auxiliam no diagnóstico diferencial”.

Outras doenças de pele

Em relação ao surgimento das demais doenças de pele já citadas, a orientação da dermatologista é evitar a automedicação para agravamento dos quadros. Por isso, conheça as causas, sintomas e formas de tratamento de cada uma.

Herpes Simples: é causado por vírus que acomete a inervação da pele, manifestando-se quando há uma queda da imunidade. Apresenta-se como um agrupamento de pequenas bolhas, podendo ser precedido de sensação de ardor, coceira ou mesmo dor no local. As bolhas evoluem até a formação de crostas (casquinhas) e a cicatrização. É comum a recorrência local.

Acne: sua causa é multifatorial, fruto de influência hormonal, presença de certas bactérias na pele, fatores alimentares e até mesmo genéticos. Manifesta-se com cravos e espinhas, podendo ser classificada em graus de acordo com a severidade e a extensão do acometimento. Pode evoluir com cicatrizes. Surge principalmente na adolescência, mas há também quadros de acne na vida adulta, mais comum em mulheres.

Dermatites: podem ter origens diversas, sendo as mais comuns a atópica, mais prevalente na infância, e a seborréica que, quando acomete o couro cabeludo, é vulgarmente conhecida como “caspa”. Pode acometer couro cabeludo, sobrancelhas, asas nasais e até mesmo o tórax anterior com descamação acompanhada ou não de placas e vermelhidão.

Micoses: são muito comuns nos pés, em que há condições propícias à proliferação dos fungos, como umidade e calor.


A médica afirma que ainda não há cura para o herpes simples e a dermatite seborreica, mas existem medicamentos para controlar os sintomas e as recidivas. Já para a acne, ela orienta que o tratamento é realizado de acordo com a gravidade e garante que a alimentação tem papel importante nesse caso. Além disso, ressalta mais uma vez a importância de buscar sempre um especialista a qualquer sintoma. “Não é raro a pessoa procurar o dermatologista por um motivo e descobrir, durante a consulta, algum outro problema de pele, cabelos ou unhas”.