segunda-feira, 30 de maio de 2016

Pele jovem por mais tempo!

O dermatologista Paulo Antônio falou em entrevista para a nova edição da Revista Viver Fashion, sobre como manter a pele jovem por mais tempo. Confira!


quarta-feira, 25 de maio de 2016

Estresse atinge 90% da população mundial

Saiba quais as consequências do estresse para o corpo, como evitar e as formas de tratamento.


Com o dia-a-dia cada vez mais corrido e tantas atribuições, fica difícil não se estressar. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o estresse atinge 90% da população mundial. Só no Brasil, 70% da população sofrem do mal, sendo que 30% possuem níveis elevados de estresse. Apesar da frequência, nem sempre os sintomas de estresse são facilmente percebidos. 

De acordo com a psicóloga Magna Rosane Cruz, o estresse pode ser entendido como resultado da discrepância entre a demanda de uma situação e a habilidade do indivíduo de lidar com ela. “O termo “estresse” é impreciso e surgem várias interpretações. Embora possa fazer referência a um evento particular, em psicologia, ele é entendido como uma interação entre o evento estressante originado no meio e o indivíduo”.

A especialista garante que o estresse é uma reação normal do nosso organismo. No entanto, ele pode piorar a situação corrente e contribuir para a piora e/ou cronificação do quadro. Além disso, nem sempre ele tem uma causa especifica, pois qualquer evento pode gerá-lo. ”A melhor maneira de evitar o estresse em qualquer ambiente é conhecendo a si próprio, aprendendo a reconhecer seus limites e a “ouvir” seu corpo. A partir disso, passará a entender melhor o que lhe estressa e o que fortalece”.

Conseqüências

O que poucos sabem, é que o corpo reage de várias maneiras ao estresse. De acordo com a psicóloga, em longo prazo ele pode gerar sintomas como: dificuldade de concentração, problemas de memória, ansiedade, mau humor, ansiedade, depressão, distúrbio alimentares. Ainda segundo Magna, o estresse pode trazer consequências para a vida, comprometendo o ótimo funcionamento do corpo.

Mas, ela garante que existe tratamento para o problema. “A psicoterapia auxilia o paciente a lidar com estresse a partir de avaliações mais realistas das situações, com o aprendizado de estratégias para evitar e/ou enfrentar situações tidas como ameaçadoras e técnicas de relaxamento”.

terça-feira, 24 de maio de 2016

O Pilates na melhora da postura corporal

O Pilates na melhora da postura corporal


Você sabia que a má postura pode enviar mensagens negativas para o seu cérebro? Sem falar que cedo ou tarde as dores aparecem, assim como problemas mais sérios. Foi sobre esse assunto que as Irmãs Coaches, Tuka Moreira e Regiane Moreira, falaram com a fisioterapeuta dermo-funcional Suzana Barcelos, responsável pela Ápice Fisioterapia e Estética, em Belo Horizonte.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Na íntegra

O Centro de Educação Infantil Canguru foi destaque no Jornal da Alterosa e a diretora Ludmila Antunes mostrou as ações de prevenção que a escola adotou  para prevenir o contágio da gripe H1N1 pelos alunos. Confira!


quinta-feira, 19 de maio de 2016

Casamentos em alta

Apesar de se passarem quase três mil anos desde o primeiro registro de casamento,  as pessoas continuam sonhando com o matrimônio.


Engana-se quem pensa que casar está fora de moda. Apesar de tantas mudanças nas últimas décadas, o casamento ainda continua sendo o sonho de muitas pessoas. Mas, quais são os motivos que mantêm o sonho do matrimônio? Para a sexóloga e psicóloga, Sônia Eustáquia, isso ocorre por que o interesse e o desejo em fazer parceria com outra pessoa, do mesmo sexo ou não, faz parte dos objetivos de vida dos seres humanos. “No caso do casamento é a expectativa de viver a felicidade vinda através do amor do outro, em receber e quase sempre em dar essa felicidade para outra pessoa também”.

Para a especialista, o casamento não tem idade, quando duas pessoas estão estruturadas no sentido profissional e pessoal já podem se casar. “O matrimonio é uma construção de dois durante uma vida toda. Pensar que não ficou rico e por isso não deve casar é um erro, assim como é errado casar sem ter segurança no trabalho”, garantiu Sônia.

Mas, uma das principais questões que envolvem os noivos é saber lidar a expectativa e ansiedade para o casamento. Segundo a psicóloga, saber planejar o casamento é fundamental, por isso deve ser feito com antecedência, contando com a ajuda de pessoas preparadas e especialistas. “Quando o casamento representa um evento para as famílias, essa ansiedade pode até aumentar. Mesmo quando os noivos fazem opção por um casamento mais simples, podem não ficar livres da ansiedade, caso não façam o planejamento com antecedência”, completou.

Divórcio

Apesar dos inúmeros casamentos, os divórcios ainda fazem parte do cotidiano dos casais. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados em 2013, a taxa geral de divórcios aumentou, em Minas Gerais. Entre 2003 e 2013, a taxa era de 1,4 e passou a 2,2 divórcios para cada mil habitantes com mais de 15 anos. De acordo com a psicóloga, a independência financeira feminina é a principal responsável por isso. “É ruim imaginar que os casais permaneciam juntos porque não podiam se separar devido à dependência financeira que as mulheres tinham dos maridos”.


Ainda segundo ela, os casais contemporâneos estão mais preocupados em fazer a manutenção do amor, do sexo, da saúde física e mental dentre outras coisas que não se pensava anteriormente. Tudo, pela convicção de família e de vida a dois. “Essa realidade, hoje, é bem mais saudável, se comparado com o passado. Os que se separam atualmente são porque não deu certo mesmo”, afirmou Sônia.

20 de maio: Dia do Pedagogo

Especialista fala sobre os desafios dessa profissão, sendo que um dos principais é o domínio das ferramentas gerenciais.

Desde 2010, o decreto de Lei nº 7.264, proposto pelo Deputado Eduardo Gomes, instituiu no país o Dia do Pedagogo, que é comemorado em 20 de Maio. A data tem como objetivo promover a discussão do papel da família e da escola no desenvolvimento das crianças, delimitando suas responsabilidades. Ser Pedagogo não é apenas ser Professor, Mestre, Tia, Coordenadora, Supervisora, Orientadora, Dona de escola. É mais do que isso, é ser responsável e saber lidar com o diferente, sem preconceitos, sem distinção de cor, raça, sexo ou religião. Nas mãos desse profissional concentra-se o futuro de muitos médicos, engenheiros, advogados ou qualquer outra profissão.

O profissional de pedagogia é capaz de atuar tanto em espaços escolares ou não. A pedagoga Rosângela Torres de Sá, consultora da Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG), explica que no espaço escolar, o pedagogo assume um papel importante junto a todos os segmentos, direta ou indiretamente, por meio de práticas educativas direcionadas à transmissão do conhecimento. Ela esclarece que seu ofício consiste em planejar, acompanhar e monitorar o ensino de aprendizagem.

“O Pedagogo é um especialista em Educação que tem como atribuição fundamental difundir conhecimentos no campo Educacional, sendo uma das atribuições mais importantes a de coordenar a elaboração coletiva e acompanhar a efetivação da proposta curricular da escola a partir de políticas educacionais”, completou Rosângela.

O papel do pedagogo como gestor escolar

A especialista ressalta que estes profissionais encontram várias dificuldades no ambiente escolar, sendo que um dos principais desafios é dar um novo conceito ao seu papel de “gerente” no processo de ensino. Ainda segundo a consultora, outro grande desafio enfrentado é a necessidade de que o Pedagogo domine saberes que fundamentem seu fazer pedagógico, ou seja, que dão sustentação ao seu trabalho.

Para ela, um dos saberes essenciais do pedagogo é o domínio das ferramentas gerenciais. No qual, contribuem de forma precisa para o trabalho, propiciando condições de atuar de modo mais consistente, promovendo a educação que realmente leva aprendizagem aos alunos. 

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Projeto em escola parceira da FDG está mudando hábitos dos alunos

Projeto em escola pública parceira da FDG está mudando hábitos dos alunos. Conheça mais sobre essa ação nesta entrevista para a TV Câmara de BH.

Confira! YouTube.com

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Cirurgia para afinar o rosto é a nova queridinha

Entenda como é o procedimento que está ganhando força no Brasil


O Brasil é líder em procedimentos cirúrgicos estéticos. Mas, nos últimos anos uma cirurgia está chamando a atenção dos brasileiros, a bichectomia. Em 2014, foram realizados cerca de 10 procedimentos por mês. Já em 2015, esse número triplicou: foram 30 cirurgias por mês. O cirurgião plástico Ricardo Souza Lima afirma que o aumento da procura pelo procedimento se dá muito pela busca das mulheres por um rosto mais desenhado, como da atriz Angelina Jolie, além de um efeito “blush” natural, com as linhas das bochechas mais marcadas.

O especialista completa que o objetivo da bichectomia é proporcionar um afinamento, ou seja, um melhoramento da região do perfil facial. “Algumas pessoas possuem uma “gordurinha” na região da bochecha, conhecida como bolas de “bichat”, localizadas entre a maçã do rosto e a mandíbula. O procedimento é realizado com um pequeno corte (cerca de 1 cm) na parte interna da boca, que após a retirada das bolas de bichat, é fechado por pontos de fios absorvíveis, que não deixam cicatrizes. O paciente normalmente recebe uma anestesia local com e/ou sedação. O tempo estimado da cirurgia gira em torno de 40 minutos”.

Segundo o médico, a cirurgia é indicada para pessoas que queiram melhorar o contorno da região facial, além de aumentar a auto-estima. “Antes de tudo é importante que seja feita a avaliação clínica pelo profissional que executará a cirurgia, para que ele possa confirmar se há indicação e quais são as expectativas da paciente quanto ao tratamento”.

Cuidados pré e pós-operatório

Como qualquer outra cirurgia, a bichectomia exige exames pré-operatórios, que incluem hemograma completo, coagulograma e glicemia, para ver se ele está em condições de saúde para realizar a cirurgia. Além disso, é importante que o paciente passe pela avaliação de um cardiologista.

Por ser uma área delicada, onde as bolas de bichat ficam próximas a estruturas importantes do rosto, um erro pode causar lesões graves, garantiu Ricardo. “A bichectomia é um procedimento cirúrgico e deve ser executada por profissionais médicos que tenham essa especialidade, como cirurgiões plásticos ou dentistas buco-maxilos, que realizam esse procedimento”.


Após a cirurgia, o médico orienta que os pacientes usem uma compressa de gelo no local de 3 a 4 vezes por dia, além de evitar esforço físico. Ainda segundo o especialista, a recuperação total do paciente ocorre em aproximadamente sete dias, e o efeito do procedimento, no entanto, começa a ser visível a partir do 15º dia.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Obesidade infantil


A obesidade infantil foi tema do programa Cheia de Graça, pela TV Horizonte e o médico Bruno Sander, especialista em endoscopia e gastroenterologia, falou sobre as formas de tratamentos da doença. A jovem Júlia, de 16 anos, contou como foi lidar com a obesidade desde os dois anos de idade, mas que conseguiu perder 20 quilos no ultimo ano, com o auxílio do Balão Intragástrico.

Tratamento de modulação hormonal ajuda a melhorar da qualidade de vida do paciente.

Perda de energia e de memória, cansaço inespecífico, baixa de libido, entre outros problemas, pode ser alguns dos sinais de baixa hormonal.


A partir de certa idade, a produção de hormônios não é mais a mesma. Os baixos níveis hormonais podem gerar uma série de distúrbios como perda de energia, cansaço inespecífico, baixa de libido, perda de memória e massa muscular, além do surgimento de outras doenças. Por isso, o paciente que possui algum desses sinais, deve fazer avaliações para descobrir o nível hormonal e o tratamento mais adequado.

Uma das formas de tratamento para esses problemas é a modulação hormonal, uma técnica que reequilibra os limites hormonais dentro de faixas de otimização, melhorando a qualidade de vida do paciente. “As glândulas que estiverem funcionando bem serão monitoradas semestralmente e os hormônios que se encontram em déficit serão repostos pelos hormônios bi idênticos e suplementos”, explicou o dermatologista Paulo Antônio.

Segundo o médico, são associados também ao tratamento exames de imagens, teste físicos, avaliação completa do paciente e bioimpedância. “O tratamento pode ser aderido por pessoas com idade superior a 20 anos, em que podem ser notados os primeiros sinais e sintomas do avanço da idade. Logo, os sinais de desordens hormonais devem ser tratados. A única contraindicação formal é a pessoa em tratamento de câncer, até 5 anos após a cura”.

Auxílio na perda de peso
Além disso, o médico ressalta que a modulação hormonal auxilia também na perda de peso. “Melhoramos muito a taxa metabólica, que é a queima calórica, por acelerar o metabolismo e a massa muscular. Ao aumentar a massa muscular conseguimos diminuir os percentuais de gordura. Além disso, o tratamento aumenta nossos níveis de energia, dando maior estimulo a execução de atividades físicas e tornando-as mais prazerosas”, afirmou Paulo Antônio.

Ainda de acordo com o especialista, os benefícios do tratamento são diversos. Eles vão desde a melhora da pele, até a prevenção de doenças degenerativas, sendo possível perceber os primeiros resultados já nos três primeiros meses de tratamento.

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Como diferenciar a fome da vontade de comer?

Saiba qual a diferença entre as duas e os malefícios que uma alimentação exagerada por causar para o corpo e a saúde


A obesidade, doença que já atinge quase metade da população brasileira, segundo o Ministério da Saúde, tem diversas causas. A relação entre a fome verdadeira e a simples vontade de comer é um desses fatores. Isso porque devido à crescente incidência de males como ansiedade, estresse e depressão, muitos estão descontando todas as frustrações e problemas diários na comida e, conseqüentemente, ingerindo uma quantidade de alimentos bem maior do que organismo precisa para viver.

A fome é um dos instintos mais primitivos que existe, mas muitas pessoas acabam confundindo e não sabem diferenciá-la do desejo de comer. O médico gastroenterologista Bruno Sander, explica que a fome é definida como à sensação fisiológica que o corpo percebe quando necessita de alimento para manter suas atividades inerentes à vida. Além disso, ele acrescenta que a fome pode ser caracterizada por dois tipos: a fome física e a emocional. “A fome física é a necessidade fisiológica do nosso corpo em ingerir energia, já a fome emocional é um sentimento (desejo) por ingerirmos determinados tipos de alimentos, sem que necessariamente estejamos precisando”.

Ainda de acordo com especialista, a vontade de comer pode surgir principalmente por fatores emocionais relacionados a momentos de estresse, ansiedade, tristeza ou simplesmente pelas circunstâncias, como presença de alimento por perto ou uma oferta feita por alguém.
Por isso, não conseguir controlar a fome pode trazer malefícios. “Muitas pessoas comem mesmo sem fome por conta de determinadas emoções. Sinais como ganho de peso e o conhecido "efeito sanfona" são as principais consequências desta prática. Sensações como tristeza, raiva ou culpa não melhoram depois que comemos. Ao contrário, depois de comer demais para compensar estes sentimentos, vem a frustração e a sensação de fracasso", alertou Bruno.

Culpa

A vontade de comer que ultrapassa o limite aceitável e leva à obesidade é uma armadilha da qual é difícil sair. Ela gera um círculo vicioso de culpa e baixa auto-estima que pode fazer a pessoa se afundar cada vez mais no mar de alimentos. Isso tudo sem contar o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, pressão alta e colesterol que a obesidade acarreta. Para quebrar o círculo vicioso da comida, o médico garante que o tratamento ideal envolve uma equipe multidisciplinar que inclui médico, nutricionista e terapeuta. Tudo isso, claro, sem dispensar a atividade física.


Ele completa que é fundamental entendermos que, na maioria das vezes, o nosso corpo não precisa de tantas calorias quanto ingerimos. “Em média, o nosso metabolismo basal (quantidade mínima de energia e calorias necessárias para manter as funções vitais do organismo em repouso) é de cerca de 1,5mil a 2,5mil calorias por dia”.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Conheça os benefícios da Terapia Cognitiva

Técnica ajuda a corrigir pensamentos “errados” e pode ser o caminho para uma vida mais feliz e com menos sofrimento.
Com resultados expressivos para a grande maioria dos problemas da atualidade, a terapia cognitiva ajuda no tratamento da depressão, transtorno bipolar, ansiedade, estresse e dor crônica.

Quase sempre “os pensamentos errados” estão por trás do sofrimento humano e a cognição, ou seja, os processos mentais que influenciam o comportamento de cada indivíduo desempenham um importante papel na vida das pessoas. “São as nossas interpretações e pensamentos que vão determinar as respostas emocionais e comportamentais do ser humano”, completa a Psicóloga e mestre em Cognição e Neurociências, Magna Rosane Cruz.

É baseado nisso que a terapia cognitiva trabalha e envolve um conjunto de métodos e estratégias com a finalidade de mudar padrões de pensamentos disfuncionais, ou seja, aqueles associados ao sofrimento e prejuízos nas áreas da vida. “A terapia cognitiva é delineada para auxiliar o paciente a identificar, avaliar e corrigir cognições e crenças disfuncionais sobre si mesmos e o mundo. Os pacientes devem aprender a reconhecer as conexões entre pensamentos, crenças, emoções e comportamentos e suas consequências”, explicou a especialista.

Desta forma, Magna acrescenta que por meio das técnicas cognitivas e comportamentais o paciente aprende sobre os processos mentais relevantes na construção de pensamentos e reeduca sua mente, desenvolvendo formas de pensar mais saudáveis. “A terapia cognitiva utiliza a psicoeducação para ensinar ao paciente como ser seu próprio terapeuta e enfatiza a prevenção de recaídas. Ela é baseada em uma constante evolução da formulação de problemas dos pacientes e enfatiza a colaboração e participação ativa”. 

Resultados

A psicóloga afirma que a terapia cognitiva é uma das abordagens da psicoterapia mais estudada atualmente e com resultados expressivos para a grande maioria dos problemas da atualidade como: depressão, transtorno bipolar, ansiedade, estresse e dor crônica.

Além disso, por ser uma terapia focada, o tempo de tratamento é consideravelmente menor. “O tratamento conta com sessões semanais de 50 minutos. No qual, os pacientes desenvolvem atividades propostas pelo terapeuta de acordo com o objetivo do tratamento. Os resultados podem ser percebidos já nas primeiras semanas, dependendo do trabalho desenvolvido pelo cliente”, garantiu a psicóloga. 

terça-feira, 3 de maio de 2016

Qual tipo de mãe você é?

Ao longo do dia as mães podem assumir três tipos de papéis: a de vítima, perseguidora e salvadora.  
No próximo domingo, 8 de Maio, comemoramos o Dia das Mães. Nesta data, demostramos a elas, todo nosso carinho e gratidão, mediante aos esforços feitos. Muitas acabam recebendo apelidos como: coruja, superprotetora e até mesmo chata. De acordo com a analista comportamental e coach, Regiane Moreira, ao longo do dia as mães passam por três níveis específicos. Em alguns momentos elas podem ser vítimas, perseguidoras ou salvadoras.

“A posição da mãe vítima é aquela que não se sente capaz de tomar decisões simples relacionadas aos filhos e sempre passa a responsabilidade para um terceiro, por exemplo. Já a mãe perseguidora é aquela que cobra de forma veemente, crítica e autoritária. O que na maioria das vezes, há uma intenção positiva. Já a mãe salvadora é aquela que adotou uma posição básica, ela precisa ajudá-los quando eles não estão pedindo ou precisando de ajuda. Pode ser entendido como superproteção. Muitas das vezes isso impede o desenvolvimento da criança, já que ela se sente sufocada pelo posicionamento da mãe. Na fase adulta podem se tornar inseguros e imaturos”, explicou Regiane.

De acordo com a especialista, esses perfis se estabelecem em relacionamentos não saudáveis, onde os envolvidos não conseguem expor suas ideias e sentimentos de forma completa. Assim, a comunicação entre as partes fica comprometida, gerando ainda mais conflitos.

O segredo é o equilíbrio

A coach afirma que não existe vantagem em ser vítima, perseguidora ou salvadora, mas que o caminho para uma relação mais saudável e harmônica com os filhos é buscar sempre o equilíbrio. “As mães devem ter consciência de seus atos, além de, ser conhecedor dos possíveis resultados e sempre buscar o equilíbrio. Parar ao logo do dia, perante dadas situações, e analisar o motivo de estar agindo daquela forma. É importante relatar que todos os demais membros da família assumem papeis diferentes em distintas situações”, completou.


Ela acrescenta que trabalhar os pontos que precisam ser melhorados na relação entre mãe e filho, não é uma tarefa fácil para os envolvidos, mas garante que com a ajuda de um profissional especializado essa tarefa pode tornar-se menos dolorosa “O Coach (profissional) baseia nos resultados que a pessoa está tendo, se são satisfatórios ou não, para a partir daí traçar estratégias com o cliente”.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Tire todas as dúvidas sobre a cirurgia para o aumento do bumbum

A gluteoplastia é uma cirurgia relativamente nova, mas já é um dos procedimentos que mais cresce em relação às demais cirurgias plásticas no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Ter um bumbum avantajado é uma característica marcante das mulheres brasileiras e muitas desejam vestir uma saia justinha ou um jeans coladinho ao corpo e obter um desenho corporal bem delineado. Quando isso não acontece, algumas mulheres buscam artifícios para dar um destaque na região do bumbum, como lingerie com enchimento ou uma modelagem de roupa que disfarce a falta de volume. Com resultados naturais, técnicas de aumento, como a gluteoplastia ajudam a construir uma nova forma para o corpo. 

A cirurgia para o aumento do glúteo é um dos procedimentos que mais cresce em relação às demais cirurgias plásticas no Brasil e nesse ano ficou ainda mais em evidência após a participação da advogada Adélia Soares, na última edição do programa Big Brother Brasil. A gluteoplastia é uma cirurgia relativamente nova e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) estima que desde 2008 até os dias atuais, houve um aumento de 20% na realização do procedimento.

De acordo com o cirurgião plástico Ricardo Souza Lima, essa cirurgia é indicada para pessoas que querem mudar a aparência do bumbum, não só aumentando o volume, mas também melhorando o contorno da região glútea. Mas, ele garante que a indicação para o procedimento cirúrgico tem que ser muito precisa, pois, existem riscos de complicações. “O procedimento pode ser realizado de duas formas. A primeira é através de prótese glútea formada por silicone e a segunda por enxerto de gordura, no qual, a gordura extraída de uma lipoaspiração é utilizada. O enxerto de gordura é superior e com resultados grandiosos em relação à prótese glútea e podemos dizer que as chances de complicações são menores”.

Além disso, não basta apenas querer fazer o procedimento cirúrgico, segundo o médico é preciso ter planejamento e sempre procurar um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e que tenha expertise na técnica que será realizada. “Fazer uma cirurgia plástica com um profissional membro da Sociedade Brasileira garante mais qualidade, excelência e segurança do procedimento”, afirmou Ricardo.

Cuidados pré e pós-operatórios

Durante o período pré-operatório, o cirurgião explica que após passar pela avaliação médica é necessário fazer uma série de exames, que depois de serem aceitos e não contendo nenhuma alteração, a cirurgia será realizada. Além disso, o paciente deverá obedecer às instruções dadas para o dia da cirurgia. Já no pós-operatório devem evitar esforços por 30 dias, não se expor ao sole obedecer à prescrição médica.