segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

NOVAS FONTES LETRA COMUNICAÇÃO E MARKETING

A Letra Comunicação e Marketing é uma assessoria especializada no atendimento de micro e pequenas empresas e assessora, hoje, diversos clientes nas áreas da saúde, beleza, educação e comportamento. Nossos clientes são altamente qualificados e preparados para atender às demandas da imprensa. Além disso, estão sempre à disposição para melhor informar, esclarecer e orientar a sociedade a respeito de todos os assuntos relacionados às suas respectivas áreas de atuação.

CIRURGIÃO PLÁSTICO – NOVO!

RICARDO SOUZA LIMA – Médico cirurgião, especialista em cirurgia plástica e certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). www.ricardoplastica.com.br

COACHES, CONSULTORIA DE IMAGEM E VISAGISMO

REGIANE MOREIRA – Coach e Analista Comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching. Jornalista por formação, especialista em mídias eletrônicas.
TUKA MOREIRA – Coach Master, especialista em consultoria de imagem e visagismo.

DERMATOLOGISTA

PAULO ANTÔNIO JÚNIOR – Médico dermatologista, especialista em estética avançada. É responsável pela Clínica Paulo Antônio, em Belo Horizonte (www.drpauloantonio.com.br).

EDUCADORA E PEDAGOGA

MARIA HELENA GODOY - Graduada em Pedagogia pela PUC/MG, especializou-se em gestão moderna aplicada à educação. Autora de 12 livros, 8 em co-autoria. Idealizadora da metodologia de Gestão Integrada da Escola (GIDE) é Coordenadora dos Projetos Educacionais da Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). (www.fdg.org.br)

FISIOTERAPEUTA

SUZANA BARCELOS – Fisioterapeuta, especialista em dermato-funcional, reabilitação ortopédica e Pilates. É responsável pela Ápice Fisioterapia e Estética, em Belo Horizonte.

HAIR STYLIST

WANÚBIA SENA – Hair Stylist, especialista em Visagismo. É responsável pelo Espaço Wanúbia Sena, em Belo Horizonte (www.espacowanubiasena.blogspot.com).

MÉDICO CIRURGIÃO, GASTROENTEROLOGISTA E ENDOSCOPISTA

BRUNO QUEIROZ SANDER – Médico cirurgião, especialista em gastroenterologia, endoscopia e tratamentos de obesidade. É médico e diretor da Clínica Sander, em Belo Horizonte (www.clinicasander.com.br).

ORTOPEDISTA

OTÁVIO MELO – Médico ortopedista, especialista em cirurgia do joelho e medicina esportiva (www.otaviomelo.com.br).

PSICÓLOGA – NOVO!

HALINA REZENDE Psicóloga clínica e especialista em terapia do emagrecimento (www.halinarezende.com.br). 

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Como conquistar o sucesso profissional em tempos de crise

Coach dá dicas para manter ou conquistar o seu emprego e ter uma carreira de sucesso mesmo em momentos de crise econômica.


Passou o Carnaval e agora o ano começa oficialmente para grande parte das pessoas. Mesmo em tempos de crise, se realizar profissionalmente é o objetivo de muitos brasileiros. Mas, essa realização vai muito além de ganhar mais que outros profissionais ou até mesmo de acordo com o mercado. Ela constitui-se em estar feliz com o emprego e com o ambiente de trabalho.

A máster coach Tuka Moreira garante que em qualquer profissão é possível ter essa realização. “Exercitar nossos talentos e características inatas faz com que nos sintamos mais confiantes e realizados. Ter um trabalho onde o que fazemos vá de encontro com a nossa ‘missão de vida’, também é um fator que eleva muitíssimo a auto-estima, o sentimento de mais valia e de ser útil”, explica.

Segundo Tuka, para conquistar e manter uma carreira de sucesso em momento de crise econômica ou em qualquer época é preciso ter atitudes primordiais como:

  •           Foco e disciplina;
  •           Pró-atividade e congruência em dar a palavra e cumpri-la;
  •           Liderança pelo exemplo e diplomacia para lidar com os tipos comportamentais diferentes;
  •           Habilidade relacional e controle emocional;
  •           Resiliência para lidar com situações desgastantes;
  •           Ter ousadia e saber conquistar o seu espaço.

Mostre o seu diferencial

Ainda de acordo com a especialista, dispor de um plano de carreira é essencial, já que através dele você pode fazer valer todo o investimento feito na busca profissional. “Planejar e estudar as empresas e cargos onde se almeja uma vaga certamente trará mais clareza. Além disso, atualmente é de suma importância demonstrar nosso diferencial, afinal, vivemos o momento do que “fique o melhor”, ressaltou Tuka.

Veja algumas dicas da Coach, para vencer em tempos de crise e conquistar uma carreira de sucesso.

  •           Aprender a conquistar seu espaço e tenha intrepidez;
  •           Ser atualizado, inovador e criativo. Busque todas as informações, cursos, a respeito do seu trabalho diariamente.
  •           Assuma seus erros, humildade é sinal de caráter
  •           Aceite mudanças e saiba se reinventar

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Mitos e verdades sobre Botox

Saiba quando o tratamento com botox é indicado e quais são seus resultados e benefícios para a saúde e o corpo.


Quase todas as mulheres querem ficar mais bonita no dia a dia. E nada melhor do que ter produtos e procedimentos estéticos à disposição. Cada vez mais se torna comum o uso da toxina botulínica, conhecida popularmente como Botox.  “O Botox é usado para tratamentos de rugas faciais, bruxismo, enxaqueca e hiperidrose (sudorese excessiva)”, explica o dermatologista Paulo Antônio.

O tratamento com botox faz o com que a contração muscular seja bloqueada no lugar da aplicação, o que dá um efeito “relaxante”. Segundo o especialista, a face é a área mais procurada para realização do procedimento pelos pacientes, que desejam corrigir problemas como as rugas da testa, pés de galinha (área periocular) e glabela (expressão do zangado), principalmente.

“Não há uma idade certa para dar inicio ao tratamento com botox, porém é contra-indicado para as mulheres grávidas. Os resultados dos procedimentos começam a aparecer entre 48 e 72 horas após aplicação, mas seu efeito pleno surge em até 15 dias”, explicou Paulo Antônio.

Mitos e verdades

Ainda são muitas as dúvidas sobre o tratamento com Botox e o médico esclareceu os principais mitos e verdades que envolvem o procedimento.

Mitos
Verdades
Botox não muda a expressão facial.
Alivia a expressão e melhora qualidade de pele.
Não vicia.
Diminui a sudorese excessiva da face
Não deixa o rosto torto ou artificial.
Melhora em 80% a sudorese axilar, sem necessidade de cirurgia.
Não deixa o rosto torto ou artificial
Melhora muito o bruxismo.
Quando os efeitos acabam o rosto não cai
É excelente tratamento para enxaquecas e paralisia facial.
Não causa botulismo
Procedimento altamente seguro, rápido, eficaz e com resultados excelentes.

Além disso, o dermatologista também citou alguns cuidados que devem ser tomados após o procedimento para garantir o bom resultado do tratamento.

·         Evitar exposição ao sol;
·         Não deitar-se após as quatro primeiras horas;
·         Não realizar atividades físicas no dia da aplicação;
·         Não massagear a área tratada.


terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Cuidados com a pele e alimentação para verão

O dermatologista Paulo Antônio e o gastroenterologista Bruno Sander, clientes Letra Comunicação, falaram em entrevista para a TV Alterosa/SBT sobre os cuidados com a pele e a alimentação para o Carnaval, mas que também valem para todo o Verão. Confira!



sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Por que algumas pessoas não conseguem emagrecer?



Já percebeu que algumas pessoas não emagrecem e outras nunca engordam? O gastroenterologista Bruno Sander e a psicóloga especialista em emagrecimento Halina Rezende explicam o que há de tão especial no metabolismo humano que influencia tão fortemente no gasto de energia e resulta nessas diferenças. Os especialistas também apontam erros mais comuns que as pessoas cometem ao tentar perder peso. 
Confira nessa entrevista para o programa De Tudo um Pouco, Rede Super!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Novas técnicas para o tratamento da obesidade

Os métodos pouco invasivos (e reversíveis) para tratamento da obesidade têm sido buscados constantemente pelos pacientes e a medicina moderna.


Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde no ano passado apontou que o índice de brasileiros acima do peso segue em crescimento no país, mais da metade da população está nesta categoria (52,5%) e destes, 17,9% são obesos, fatia que se manteve estável nos últimos anos. Segundo o médico especialista em endoscopia digestiva, Bruno Sander, os dois fatores que mais contribuem para esse crescimento é a facilidade de acesso a alimentos calóricos vinculados a inatividade física.

Essas características estão presentes principalmente entre os jovens, já que a grande maioria consome regularmente "fast foods", refrigerantes e se exercitam cada vez menos, aumentando a incidência da obesidade e do sobrepeso nessa idade. “É cada vez mais comum entre os adolescentes a substituição das atividades de lazer que exigiam atividades físicas por outras ligadas a aparatos tecnológicos que não necessitam de qualquer tipo de gasto calórico”, alertou Sander.

De acordo com o médico, pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 25kg/m² já se enquadram em grupos de risco. “É por meio do Índice de Massa Corporal (IMC), que a obesidade e a pré-obesidade são avaliadas. O resultado é comparado a uma tabela que indica o grau de obesidade de cada paciente. Pacientes com IMC maior que 25kg/m² (sobrepeso) já apresentam risco aumentado para várias doenças, e pacientes com IMC maior que 40kg/m² (obesidade grau III) estão sujeitos a um risco ainda maior, principalmente para diabetes, doenças cardíacas e AVC”, explicou.

E as conseqüências do excesso de peso para a saúde são muitas. Veja as principais doenças ligadas à obesidade listadas pelo especialista:

  •          Hipertensão
  •          Diabetes
  •          Cardiopatias
  •          AVC
  •          Apnéia do sono
  •          Dores musculares
  •          Hipercolesterolemia
  •          Esteatose

Técnicas de tratamento

O médico conta que atualmente o país dispõe de procedimentos cirúrgicos e endoscópios que auxiliam o paciente na perda de peso. “Os procedimentos mais conhecidos são as cirurgias bariátricas, e a banda gástrica. Mas existem também procedimentos não cirúrgicos, realizados por endoscopia e que não necessitam de internação ou uso de anestesia geral. Dentre estes têm tido destaque o balão intragástrico e o plasma de argônio”.

Ele acrescenta que a busca por esses procedimentos, principalmente os métodos pouco invasivos (e reversíveis) para tratamento da obesidade têm sido buscados constantemente pelos pacientes e a medicina moderna. “Um bom exemplo de um procedimento simples, funcional e reversível é o balão intragástrico, que é aprovado há vários anos aqui no Brasil para uso em pacientes com sobrepeso e obesidade”, citou Sander.

 “É importante destacar que é fundamental que o paciente sempre verifique se o médico que oferece determinado procedimento tem o título de especialista naquela área. Por exemplo, o médico capacitado para o procedimento de balão intragástrico é o endoscopista e não o cirurgião, como muitos acreditam. O Cirurgião está apto a realizar cirurgias, enquanto o endoscopista está apto a realizar procedimentos endoscópicos, que é o caso do balão intragástrico”, alertou o médico.

O especialista afirma ainda que é possível atingir e manter o peso ideal a longo prazo, mas o segredo para isto não é o procedimento realizado, mas a mudança de comportamento do paciente, associando reeducação alimentar com práticas constantes de exercício físico. 

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Terapia cognitiva ajuda pacientes que precisam perder peso

Conheça os benefícios e como funciona o PAPCE, um programa que ajuda 
pacientes que precisam perder peso por meio de técnicas utilizadas na psicologia cognitiva.



Muitos querem emagrecer, mas poucos sabem que somente a combinação de dieta balanceada e exercícios físicos não adiantam. Um dos elementos mais importantes durante esse processo é o fator psicológico. Foi pensando nisso que a psicóloga Halina Rezende criou o PAPCE “Programa Psicomportamental de Apoio ao Emagrecimento”, que ensina através de técnicas utilizadas na psicologia cognitiva o paciente a desconstruir comportamentos antigos, aprender a gerenciar a ansiedade e construir comportamentos novos através da repetição e da remodelagem dos pensamentos sabotadores que servem de gatilho para o ato de comer.

De acordo com a especialista, são necessárias cerca de 10 sessões inicialmente para que o paciente consiga conquistar seus primeiros resultados. “Durante o acompanhamento ele entra em contato com suas emoções, começa a descobrir o motivo de ter engordado ou de não conseguir emagrecer e passa a ter uma relação mais saudável com seu próprio corpo e, conseqüentemente, com a vida”, explicou.

Ela garante que o emagrecimento é real a todas as pessoas que, realmente, desejam mudar seus padrões desajustados. “O tratamento psicológico de apoio ao emagrecimento é tão importante, pois juntos (profissional e paciente) descobrem os motivos ainda encobertos, que levam o indivíduo a se comportar de maneira desajustada e que lhe traz tanto sofrimento”, disse Halina.

Chaves para o sucesso do tratamento

Porém, a psicóloga alerta que só a ajuda de um profissional não é o bastante, ter força de vontade e determinação são essenciais para o sucesso do tratamento. “O resultado positivo depende de cada paciente. Quando ele parte do desejo de emagrecer para a ação, os resultados podem ser bastante benéficos. Mas, primeiramente ele precisa ter um insight, ou seja, “cair à ficha” sobre o que está acontecendo com o seu corpo e que precisa de ajuda, já que sozinho não consegue mudar os seus hábitos”.

“Trabalhar a mente nos permite identificar onde estamos errando e a chance de mudar esse comportamento passar a ser grande. Transformar pensamentos distorcidos em hábitos saudáveis, nos fazendo sair da zona de conforto. Assim, estabelecemos um novo caminho para uma vida mais sadia e feliz”, declarou Halina. 

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Inscrições abertas para Cursos Profissionalizantes


O Centro Profissionalizante de Enfermagem Souza Castro está com inscrições abertas para diversos cursos na área da saúde. Saiba quais cursos são ofertados.

O mercado de trabalho para a área de enfermagem está aquecido. Os profissionais podem optar por atuar em hospitais, serviços domiciliares e de consultoria. Algumas especializações são o diferencial para contratações, já que o mercado as exige.  Segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a área da saúde no Brasil é composta por um contingente de 3,5 milhões de profissionais – deste número, cerca de 1,7 milhão atuam na Enfermagem.

Outra área profissional que vem crescendo mesmo em meio à crise, é a de Segurança do Trabalho. O profissional irá atuar desde o inicio da obra, em todos os setores. Cabe a ele fazer levantamentos sobre riscos da obra, ver o funcionário trabalhando, observar e tentar evitar situações de risco.

Além desses, cursos de curta duração como Baby Sitter, Cuidador de Idosos e Auxiliar de Farmácia são boas opções para quem busca uma qualificação mais rápida mais conseguir ingressar no mercado de trabalho.

E pensando nesse crescimento o Centro Profissionalizante de Enfermagem Souza Castro abre novas vagas para os cursos:
·        
  •           Técnico em Enfermagem
  •           Técnico em Segurança do Trabalho
  •           Especialização em Nível Técnico em Enfermagem do Trabalho
  •          Especialização em Nível Técnico em Enfermagem Geriátrica
  •          Baby Sitter
  •          Cuidador de idosos
  •          Auxiliar de Farmácia


Os cursos de Técnico em Enfermagem e Segurança do Trabalho têm duração de 26 meses. Os cursos de especialização duram entre 7 e 8 meses. Ambos com aulas três vezes por semana, com várias opções de turnos, inclusive aos domingos. Já os cursos de Baby Sitter, Cuidador de Idosos e Auxiliar de Farmácia possuem duração de 3 meses, com aulas duas vezes por semana.

Todos os cursos começam em março e as inscrições podem ser feitas até o dia 29 de fevereiro. A escola possui convênio com o programa Educa Mais e oferece bolsas de até 50% para os cursos.

Informações:

(31) 3372-0155

Rua Pedra Bonita 878, Barroca. Belo Horizonte – MG

www.escolasouzacastro.com.br

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Cuidados com a pele no Verão e Carnaval

Saiba como cuidar da pele pós-praia e evitar transtornos durante o Carnaval.


O verão é a estação mais esperada do ano. É nesta época que o excesso de exposição ao sol, para obter o bronzeado desejado, aumenta. Mas, este excesso pode causar sérios danos à pele, principalmente com a chegada do Carnaval, em que as pessoas caem na folia e se esquecem de tomar cuidados importantes com a pele e a saúde.

“Nesta época aumentam os casos de melasmas e manchas brancas na pele causadas pelo excesso de cloro de piscina. As acnes também aumentam por causa do uso do protetor solar e hidratante inadequados. Além disso, também é comum casos de micoses de unha, pele e coro cabeludo”, alertou o médico dermatologista Paulo Antônio.

Veja algumas dicas do especialista para aproveitar o verão e o carnaval sem prejudicar a saúde da pele:
  •              Manter uma alimentação mais leve, rica em frutas;
  •              Tomar bastante água diariamente;
  •              Evitar compartilhar roupas, bonés, sapatos por causa de micoses;
  •           No caso de bloquinhos de rua, usar sapatos fechados para evitar cortes e o contato com poças d’água;
  •         Na praia, é indicado o uso de chinelos e deve-se evitar andar descalço, além de limpar bem os pés para evitar o bicho geográfico;
  •      Evitar compartilhar o uso de pincéis de maquiagem, que acumula fungos, humidade e bactérias.



Tratamentos

Mas, para aqueles que não tomaram os devidos cuidados, o especialista garante que é possível reverter esses problemas com orientação médica e tratamentos adequados. “O ideal é procurar orientação médica, para avaliar o melhor tipo de tratamento e evitar receitas caseiras. O médico indicará o melhor tipo de protetor solar para o paciente, pois, alguns tipos de protetores causam acne por serem oleosos”, garantiu Paulo Antônio.

Para o tratamento de manchas e melasmas, o médico indica o procedimento com peeling superficial e de diamantes, que fará uma limpeza profunda deixando os poros abertos para receber vitaminas de uso profissional que vai reidratar a pele. “Já no caso de micoses, dermatites, acnes é necessário o uso de medicamentos via oral ou utópico”, completou.  


Outra opção é o tratamento com Dermaroller. O especialista explica que trata-se de um rolinho com micro agulhas que abre os poros da pele para inserir ativos como vitaminas, ácidos clareadores e de preenchimento hidratando a pele e ajudando a remover as manchas, além de atuar no rejuvenescimento. 

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Quatro dias de folia e exposição nas redes sociais

Saiba quais os cuidados que devem ser tomados com o excesso de exposição nas redes sociais durante o carnaval, para evitar problemas com a sua imagem pessoal e profissional após os dias de folia.



Durante o carnaval a euforia toma conta de todos. O brasileiro ama o Carnaval e muitos contam os dias para a chegada da famosa festa popular. Tanta emoção em jogo pode deixar de lado um ingrediente muito importante na vida de todos nós: a razão! E isso pode ser considerado preocupante nos dias atuais, no qual, tudo pode parar nas redes sociais. Afinal, nem sempre percebemos quando estamos sendo filmados ou fotografados por alguém. “Na maioria das vezes, nós mesmos somos culpados pelo sucesso ou fracasso desta exposição. Se você quer se jogar no Carnaval, faça isso com cuidado”, alertou a Máster Coach Regiane Moreira.

Segundo a especialista, cada vez mais as empresas se preocupam em saber como sua imagem está sendo vista por meio de seus funcionários e por isso, muitas empresas passam a considerar o conteúdo postado nas redes sociais, antes de tomar decisões. “No Carnaval não é diferente, não é porque o horário do seu trabalho venceu ou porque você não está usando o uniforme no fim de semana ou feriado que você deixa de representar a empresa. Já notou que ao conhecer uma pessoa três perguntas são básicas? Qual o seu nome? Com o que você trabalha? Onde você trabalha?”.

A Pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar – GPTW Brasil, conduzida pelo Great Place to Work, divulgou  em 2015 que em torno de 83% das melhores empresas para trabalhar no Brasil já contrataram funcionários por meio das redes sociais, 39% utilizaram o LinkedIn como forma de atrair talentos e 36% o Facebook. O currículo do candidato é avaliado simultaneamente com as redes sócias. Regiane orienta selecionar bem o conteúdo que compartilha. “O ideal é usar as redes sociais a seu favor, potencializando seu perfil no mercado de trabalho e nas relações pessoais”, disse.

Cuidados com o excesso de exposição

Aplicada como mecanismo fundamental para divulgação, a consultora ressalta que a rede social também é utilizada como networking, além de propiciar um contato direto com empresas e até mesmo início de um processo seletivo. Ela ainda garante que a primeira impressão é a que fica. Então, cuidado com as fotos postadas!

Veja algumas dicas da Coach sobre os cuidados que você deve tomar com o excesso de exposição nas redes sociais durante o Carnaval. Confira!
·      
  •          Evite expor fotos com bebidas alcoólicas, cigarro, ou em qualquer outra situação que pode te prejudicar em uma seleção ou promoção;
  •          Escolha uma foto em que você apareça bem vestido e cause um impacto positivo;
  •          Nada de lavar roupa suja para todo mundo ver;
  •          Não exponha outras pessoas no seu universo digital;
  •          Tome cuidado ao escolher os seus grupos. Tenha certeza que vai soar muito mal se o setor de RH da empresa encontrar o seu perfil vinculado aos grupos “Eu odeio sexta-feira”, “Eu odeio meu chefe”, dentre outros.