quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Cobertura do evento "Gestão, a escola que ensina"

Clique no link abaixo e confira a entrevista abaixo com a cobertura do evento "Gestão, a Escola Ensina" publicada pela Revista Viver Brasil! 



quarta-feira, 25 de novembro de 2015

A educação e o desafio de lidar com o conflito e a violência

Palestra que será promovida em Belo Horizonte, discute os desafios de lidar com os conflitos e a violência nas escolas e, além disso, como a educação pode ajudar a promover a paz


Num momento em que o mundo todo sofre e lamenta a falta de paz em decorrência da violência, a psicóloga Mônica Mummevem vem a Belo Horizonte, no próximo sábado, dia 28 de novembro, para falar sobre os desafios da convivência na escola. A palestra é destinada às escolas públicas parceiras que são atendidas pela Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). “É uma oportunidade única para que diretores, supervisores, professores e educadores possam ouvir sobre as "práticas restaurativas" que têm auxiliado os gestores escolares nesse momento de desafio para as instituições”, declarou a palestrante. 

Segundo a especialista é preciso pensar na escola como um lugar comum de convivência e qual o papel de cada um na construção de uma cultura de paz. “O desafio de transformar instituições em espaço de convivência ética e pacífica é imenso. Não se pode, de forma alguma, incorrer no erro de excluir nenhum ator que forma esta instituição. Não podemos deixar que uns ditem a outros como devem ser, sentir e reproduzir nas relações a dominação e o poder autoritário que são muitas vezes o primeiro ato violento e banalizado em nossa sociedade”, declarou Mônica.

A palestra será ministrada para cerca de 350 convidados no teatro do Colégio Loyola. O evento pretendediscutir com os educadores os desafios de lidar com os conflitos e a violência nas escolas e, além disso, como a educação pode ajudar a promover a paz. “Será uma ótima oportunidade de podercompartilhar essa experiência com o público do nosso Projeto”, disse Maria Helena Godoy, coordenadora dos projetos educacionais da FDG.

Parceria em prol da educação

Vinda de São Paulo para esse fim, Mônica Mumme, além de psicóloga, também é professora, consultora e palestrante especializada em mudanças de comportamento e paradigmas e na implementação de novas práticas. A especialista foi convidada pelo Colégio Loyola para apresentar o tema para os educadores das escolas públicas parceiras da Fundação, dentro do Convênio de Cooperação Técnica entre o Loyola a e a FDG, firmado desde o início deste ano. 

Um dos objetivos desse convênio é unir forças para fomentar o desenvolvimento da qualidade da educação das escolas públicas que são parceiras da Fundação. “Nessa parceria, serão utilizadasas ferramentas, a estrutura física e o conhecimento do Colégio Loyola. Em contrapartida, a instituição de ensino contará com a expertise e a consultoria de algumas soluções da metodologia de Gestão Integrada da Educação (GIDE), que é aplicada pela FDG”, explicou o Padre Germano Cord Neto, reitor e diretor geral do Colégio Loyola.


Serviço: 

Palestra: A educação e o desafio de lidar com o conflito e a violência 

Local: Teatro do Colégio Loyola, em Belo Horizonte 

Data: 28/11/2015 

Horário: 9h às 12h 

Evento exclusivo para escolas parceiras da FDG 

Fontes:

Mônica Mumme, psicóloga, professora, consultora e palestrante especializada em mudanças de comportamento e paradigmas e na implementação de novas práticas. 

Maria Helena Godoy, educadora com 20 anos de carreira e autora de diversos livros. É coordenadora dos projetos técnicos educacionais da Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG).

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Saiba quais os cuidados necessários com os cabelos no Verão

Com o verão se aproximando são necessários cuidados redobrados para quem deseja manter a saúde dos fios, principalmente os que possuem coloração, já que são os mais afetados nesta época



Durante a estação mais quente do ano, o cabelo é exposto a uma série de fatores que podem comprometer a saúde dos fios. Questões como o sol, poluição, água do mar e da piscina deixam os cabelos sem vida, ressecados e mais suscetíveis à quebra e às pontas duplas. Outro problema detectado nesse período do ano apontado pela visagista e hairstyle Wanúbia Sena, do Espaço Wanúbia Sena, em Belo Horizonte, é o esverdeamento dos fios loiros. “O grande responsável por esse fenômeno é o cloro de piscina. O produto contém um componente azul que, misturado com o tom amarelo do cabelo, cria um efeito esverdeado”. 

Ela acrescenta que os cabelos com coloração, principalmente os loiros, são os mais afetados no verão. “A constante exposição ao sol, mar e piscina abre as cutículas provocando a perda de proteínas e vitaminas, o que enfraquece os fios, além de interferir no tom, que sofre alterações das nuances, perdendo o brilho e a vitalidade. O cabelo loiro seja todo platinado ou apenas com luzes ou californianas, precisa de muito mais cuidado que o cabelo que não foi processado quimicamente”.

Neste caso, para desamarelar o loiro, a visagista sugere o uso shampoos e condicionadores que protegem a cor e reduzem o desbotamento dos fios claros e grisalhos. “Sua formulação deve conter Extrato de Violeta para eliminar os tons amarelados e alaranjados dos fios. Ignorar a saúde dos seus fios pode trazer um aspecto contrário do desejado. Os cabelos ficam fracos, quebradiços, danificados, sem brilho e com aspecto não muito bonito, e o verão pode potencializar esse efeito”, afirmou Wanúbia. 

Tratamentos

Para minimizar a passagem de cloro para o interior da fibra capilar, a especialista indica o uso dos produtos leave-in, com maior efeito filmógeno e deposição. “Proteger e tratar são as palavras mágicas para manter o tom vibrante, a maciez e o aspecto saudável dos cabelos. Mas, se o cabelo está sem brilho, armado e embaraça quando molha e ressecado, o tratamento indicado é uma hidratação, que irá repor e reter a água sobre a cutícula do fio, melhorando a maleabilidade, devolvendo a umidade, sedosidade e flexibilidade”.

Outra sugestão de Wanúbia é o uso de máscara enriquecida com uma mistura de emulsões de silicone, ideal para repor a hidratação e manter a saúde do cabelo. “Mas se o cabelo está fino, com pontas duplas, quebradiço e elástico a indicação é a reconstrução capilar. Para esse processo um tratamento com queratina e aminoácidos que penetra nas cutículas, repondo nutrientes vitais e restaurando profundamente os fios é muito indicado. Além disso, possui ação antioxidante, fortifica, hidrata e ajuda a equilibrar o nível de hidratação. O resultado são cabelos reconstruídos, saudáveis, com proteção duradoura, e muito brilho”, garantiu.

Segundo a hairstyle, as terapias capilares custam entre R$150,00 e R$250,00, variando de acordo com o tratamento necessário para cada cabelo, sendo possível notar uma mudança imediata nas madeixas. No entanto, ela lembra que é importante fazer o tratamento a cada 15 dias em caso de cabelos extremamente danificados.


segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Saiba como combater o envelhecimento das mãos

Dermatologista garante que é possível reduzir o ritmo do envelhecimento das mãos com o auxílio de alguns tratamentos estéticos, que oferecem resultado imediato



A pele, assim como os demais órgãos do corpo, passa por alterações ao longo do tempo. Essas mudanças provocam o envelhecimento, que começam desde o nascimento. O médico dermatologista Paulo Antônio, responsável pela Clínica Paulo Antônio, em Belo Horizonte, explica que nesse processo, as mãos ganham destaque por estarem mais expostas ao fotoenvelhecimento e às agressões do cotidiano como, por exemplo, a utilização de detergentes e o frequente uso de água, que juntos afetam o estado da pele e a aparência das mãos.

Porém, os primeiros sinais mais visíveis de envelhecimento das mãos começam a partir dos 35 anos, segundo o especialista. Por isso, para prevenir o envelhecimento, ele sugere evitar o contato direto com produtos químicos e de limpeza, manter o uso de hidratantes próprios para as mãos e do protetor solar. “Ele deve ser usado durante o dia e também à noite por causa das luzes artificiais como de celulares, computador e televisão. Além de renovar o uso do protetor solar a cada 3 horas ao longo do dia”.

Tratamentos

Mas, no caso de quem já possui sinais de envelhecimento e sente-se incomodado por isso, o médico garante que é possível reduzir o ritmo do envelhecimento que são causados na maioria das vezes pela perda de colágeno, exposição ao sol e variação de peso. “O mais indicado são os tratamentos a lasers, como o CO2 Fracionado e a Luz Pulsada. O primeiro é um laser mais intenso que vai trabalhar na formação do colágeno na pele, retirando as manchas. Já a Luz Pulsada tem uma freqüência mais fraca, sendo necessárias mais sessões de tratamento, mas que também produz o mesmo efeito. O que vai determinar o tipo de procedimento é a tolerância a dor de cada paciente”, explicou o dermatologista.

Outras opções de tratamentos indicados pelo especialista são o uso de ácidos e a aplicação de injeções próprias de colágeno, que induzem a formação dele, restaurando a firmeza da pele e promovendo a hidratação. “Ambos são indicadas para casos iniciais de envelhecimento da pele e possuem resultados imediatos, sendo necessárias de uma a três sessões apenas para conseguir obter o efeito desejado”, declarou o médico.

Ele acrescenta que ambos os tratamentos geram a reposição de volume e formação de colágeno, que proporciona firmeza e um aspecto mais jovem da pele. Mas, que são contra-indicados em casos de gravidez ou doenças do colágeno na pele, como Lupus, Esclerose Múltipla e outras auto-imunes.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

5º Workshop sobre Tratamentos para a Obesidade reúne vários especialistas


Na noite de ontem, aconteceu a 5ª edição do workshop sobre tratamentos para obesidade na Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), promovido pela Clínica Sander. Coordenado pelo médico Bruno Sander, especialista em endoscopia digestiva, o evento mostrou a importância de um emagrecimento saudável, com a mudança de hábitos e promoveu a troca de experiências entre os participantes.

Nesta edição, o workshop contou com a presença de diversos especialistas como as Irmãs Coaches Tuka Moreira e Regiane Moreira, a nutricionista Renata Rodrigues, a fisioterapeuta Suzana Barcelos e a psicóloga Luana Michalick. Todos destacaram a importância de um acompanhamento multidisciplinar para o sucesso do tratamento, com mudanças de hábitos alimentares, psicológicos e a inserção de atividades físicas na rotina. 

A blogueira e jornalista Kátia Soares, responsável pelo blog Viver Bem até os 100 e idealizadora do grupo Pérolas de Minas, participou pela primeira vez do evento. A convidada falou sobre a adoção de uma vida mais saudável com a prática de atividades físicas e uma alimentação equilibrada e, além disso, reforçou a importância da prevenção do câncer de mama, já que a obesidade é um dos fatores de risco para o surgimento da doença.


quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Workshop Clínica Sander

É hoje o dia do WorkShop sobre Tratamentos para Obesidade realizado pela Clínica Sander e as Irmãs Coaches estarão no evento falando sobre como emagrecer de dentro para fora.


Confira a entrevista que elas fizeram com o Dr. Bruno Sander.



segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Gestão, a Escola Ensina

A 3ª edição do evento Gestão, a Escola Ensina, que será promovido pela FDG´, na próxima sexta-feira, dia 13 tem sido pauta em alguns veículos e portais conceituados. Confira!






sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Decisão judicial inédita reduz a cota de jovens aprendizes em uma empresa de ônibus

Com a decisão, o percentual mínimo da cota de 5% foi reduzido respectivamente 1,5% para motorista e 3% para cobrador e pode servir de precedente à partir de agora para outras empresas do setor



Uma decisão inédita sobre a obrigatoriedade da reserva de cota de contratação de jovens aprendizes nas empresas de ônibus, pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), reduziu o percentual mínimo da cota de 5% para respectivamente 1,5% para motorista e 3% para cobrador. A decisão já está valendo desde o último dia 29 de setembro e segundo o advogado trabalhista José Luiz Leite, do escritório Visão Empresarial, a causa pode servir como um precedente favorável para as empresas do setor. “Agora, essas empresas poderão reduzir o número jovens aprendizes em seus quadros de empregados em decorrência das funções de motoristas e cobradores”.

O art. 429 da CLT impõe que as empresas, salvo algumas exceções, devem contratar jovens aprendizes entre 14 a 24 anos e matricular no mínimo 5% das funções que exijam formação profissional. Todavia, a empresa de transportealegou juntamente com a assessoria jurídica, a impossibilidade de cumprir o percentual mínima de 5%, uma vez que a faixa etária considerada para jovem aprendiz é reduzida consideravelmente para o setor, pois, a empresa somente pode contratar jovens aprendizes para função de cobrador com idade mínima de 18 anos,por manusearem valores nas catracas dos ônibus e aprendizes de motoristas de ônibus com idade mínima de 21 anos para a habilitação na categoria D.

Além disso, o advogado responsável pela causa ressalta a importância desse resultado para seu cliente, a Via Verde Transportes, localizada em Manaus/AM, que teve um impacto direto no quadro funcional e na folha de pagamento. “Na prática significou uma redução mensal aproximada de R$25.000,00, uma vez que a obrigatoriedade de contratação de 59 aprendizes foi reduzida com a decisão para 31 aprendizes, ou seja, uma redução de quase 50% no total de aprendizes obrigatórios na empresa”.

Sucesso da causa

O especialista acredita que o sucesso da causa foi devido a sensibilização dos Ministros do Tribunal Superior do Trabalho de que a lei dava tratamento desigual para o ramo de transporte coletivo urbano e por isso uma decisão mais sofisticada era necessária para garantir a igual de tratamento.“Assim, demonstrado que os empregadores do sistema de transporte urbano somente podem contratar a partir dos 21 anos e 18 anos respectivamente para função de motorista e cobradores decidiram os ministros que a reserva da cota mínima de 5% deveria ser reduzida proporcionalmente a idade de início de contratação, ou seja, 1,5% a cota mínima para motorista e 3% a cota mínima para cobrador”, explicou José Leite.

Evento Gestão, A Escola Ensina – 3ª Edição


Evento será realizado em Belo Horizonte e visa impactar o empresariado, além de despertar o interesse em conhecer o Projeto que muda a educação e pode trazer benefícios fiscais para as empresas investidoras


Com o intuito de difundir as melhores práticas realizadas nas escolas parceiras da Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG), por meio da metodologia de Gestão Integrada da Educação (GIDE), e apresentar os excelentes resultados alcançados, a FDG promove no próximo dia 13 de novembro, a 3ª edição do evento “Gestão, A Escola Ensina”, em Belo Horizonte. A expectativa é impactar o empresariado e despertar o interesse em conhecer o Projeto que muda a educação e pode trazer benefícios fiscais para as empresas investidoras. 

A pedagoga Maria Helena Godoy, coordenadora dos projetos técnicos da FDG, acredita que a educação, principalmente o ensino básico no Brasil, é apresentada como patrimônio estratégico e ferramenta indispensável para o desenvolvimento do país. Porém, o desequilíbrio entre quantidade e qualidade promoveu o surgimento de escolas pouco eficazes. “Ao investir no projeto educacionalque propomos pela metodologia GIDE para a Rede de ensino público de um município, a empresa estará apoiando algo que promove transformações positivas na sociedade brasileira, valoriza o potencial de novos talentos e afirma que compreende sua responsabilidade perante a sociedade, inclusive na transmissão de seus valores ao ajudar a comunidade em que está inserida”. 

Ainda segundo Maria Helena, a empresa participa de todas as etapas do projeto, acompanha de perto a evolução da rede escolar e recebe a mensuração dos resultados conquistados em períodos pré-determinados.Além disso, como a FDG é OSCIP, as empresas que se enquadrarem nas condições adequadas para usufruírem dos benefícios dessa Certificação, poderão ter de volta parte do investimento feito em educação com a FDG. Há ainda outros benefícios sociais: 

• Melhora excepcionalmente o relacionamento da empresa com seus públicos de interesse: comunidade, governo, empregados, sindicatos, etc; 

• Contribui para a geração de mão de obra qualificada, uma vez que os estudantes contemplados pelo projeto serão os futuros profissionais do Brasil e, possivelmente, da empresa. 

• É percebida e respeitada pelas gerações atual e futura, pois participa na melhoria da escola e consequentemente, da comunidade. 

• Aproveita uma parceria que gera vantagens em termos de Marketing, Relações Públicas e Responsabilidade Social. 

• Contribui para o desenvolvimento e o futuro do país. 

• Garante o reconhecimento e a admiração de seus funcionários, pois, por meio do projeto, os filhos poderão estudar em uma instituição de ensino de qualidade. 

• Posiciona sua marca em consonância com as diretrizes atuais de Responsabilidade Social; 

Por isso, ela ressalta a importância da participação dos gestores públicos neste processo. “É fundamental que os gestores públicos conheçam a gestão aplicada à educação, utilizando a moderna ferramenta (GIDE) que auxilia opoder público responsável pela educação a “mover a alavanca do desenvolvimento”. É aplicando esse método eficaz, que envolve toda a comunidade (alunos, professores, gestores, pais), que se conseguirá sair do modelo educacional atual, com baixos resultados e dificuldades de colocar o Brasil em posições melhores nos rankings mundiais. Se os secretários são os responsáveis pela educação municipal, estadual, é preciso que vejam até onde se pode ir com o método que vem melhorando, a cada edição do IDEB, os resultados das escolas que o utilizam”, diz Maria Helena. 

O evento 

Conduzido pela mestra de cerimônia Roberta Zampetti, apresentadora da Rede Minas de Televisão, o evento contará com a apresentação da professora Maria Helena Godoy sobre o tema do seu livro “Melhorar resultados da educação. Será que os gestores sabem?”.Além da participação da gerente de comunicação da empresa Cimentos Liz, Renata Oliveira, que falará sobre os benefícios de investir em educação com a adoção da metodologia GIDE para a Rede de Ensino do município de Vespasiano e estendido a algumas escolas de Lagoa Santa. E do Padre Germano Cord Neto sobre a experiência no convênio de cooperação técnica entre a FDG e o Colégio Loyola, desde o início desse ano. 

Os convidados serão as escolas parceiras, secretarias municipais de educação e empresas comprometidas socialmente na busca pela melhoria da educação como forma de desenvolvimento para o cidadão e o país. Na programação ainda haverá o depoimento de ex-alunos de escolas parcerias que hoje estão na faculdade ou já se encontram encaixados no mercado de trabalho. “Será uma oportunidade para o público verificar, na prática, como uma escola que usa gestão pode fazer a diferença na vida futura do aluno”, afirmou a coordenadora da FDG. 

“É com entusiasmo que falo sobre os benefícios da aplicação dos 5 Sensos na nossa Escola: maior produtividade, melhoria da qualidade de produtos e serviços e aumento da satisfação das pessoas com o trabalho”, atesta Ana Maria Fonseca Machado Marques, Gestora Ambiental na E. E. Francisco Firmo de Matos, parceira da FDG.
  

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Na mídia!

Confira a entrevista do ortopedista Dr. Otávio Melo sobre Osteoporose, no programa De Tudo um Pouco, pela Rede Super!
Acesse clicando no link abaixo. 



terça-feira, 3 de novembro de 2015

Na mídia!

A advogada Karina Teixeira, do escritório Visão Empresarial, explicou o que as pessoas devem fazer para recuperar os prejuízos após o temporal que ocorreu em BH, na última semana. 
Saiba quem deve pagar os prejuízos e se as seguradoras cobrem os danos causados pela inundação nesta entrevista para a TV Alterosa/SBT.
Clique no link abaixo e confira!