segunda-feira, 30 de março de 2015

Na mídia!


Amanhã, a psicóloga Cláudia Ferreira, do Núcleo Persona, fala sobre como identificar o TDAH e explica como ele pode ser tratado, em entrevista para a Rádio Globo (AM 1150), ao vivo, a partir das 11h20. Não perca!



Acompanhe também, ao vivo, pelo site www.radioglobo.com.br.

terça-feira, 24 de março de 2015

Treinamento de memória operacional Cogmed

Psicóloga mineira foi a primeira profissional do país a utilizar a técnica, na busca de uma ferramenta não medicamentosa para auxiliar no tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade.


A partir das descobertas da Neuroplasticidade, que é a capacidade do cérebro de criar “novas rotas” para fazer uma atividade, e na busca por ferramentas efetivas para auxiliar no treinamento da memória operacional, uma equipe de neurocientistas e designers de jogos da Suécia se uniram, e, a partir de pesquisas, criaram um software composto por exercícios de memória: o Cogmed.

A psicóloga do Núcleo Persona, Cláudia Ferreira, primeira profissional a trabalhar com a técnica no país desde 2011, explica que objetivo principal do método é otimizar a memória operacional, que é o principal prejuízo de quem tem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH. “A nossa memória operacional tem a responsabilidade de manter informações em mente, enquanto executa tarefas, utilizando aprendizagens do passado para aplicar na situação atual ou criando estratégias de solução de problemas para o futuro”.

Segundo a especialista, o treinamento é indicado para pessoas diagnosticadas com TDAH, vítimas de lesão cerebral, com problemas de aprendizagem, com dificuldades decorrentes do envelhecimento normal ou até mesmo aqueles que acham que estão aquém do que poderiam academicamente ou profissionalmente. “A partir desses exercícios, os pacientes conseguem desenvolver melhor a memória, atenção, raciocínio, concentração, foco e habilidades sociais e de controle de impulsos”.

Ela ressalta que a sequência dos exercícios pode ser realizada até mesmo em casa, por meio de um trabalho sistemático, adaptativo e com o suporte do treinador qualificado Cogmed. “O treinamento tem duração de cinco semanas, com a freqüência de cinco dias por semana, por aproximadamente 45 minutos cada sessão e com programas diferenciados por idades. Pesquisas já mostram que a cada dez pessoas que realizam, oito relatam uma melhora da atenção e/ou da concentração, do foco, das habilidades de raciocínio, das habilidades sociais e do controle de impulsos, de forma substancial e duradoura”, citou Cláudia.

Contraindicações
No entanto, a psicóloga alerta que é a técnica não é indicada em alguns casos. “É preciso avaliar com cautela situações de potencial intelectual reduzido, epilepsia fotosensível, depressão e ansiedade severas, transtorno opositor desafiador e transtorno de conduta, além da falta de motivação, para então concluir se o tratamento será benéfico ou não para o paciente”.

Por isso, a importância de buscar um profissional com formação superior e que seja qualificado especificamente para utilizar o Cogmed, para garantir o uso adequado do treinamento e promover o máximo aproveitamento pelo usuário.

sexta-feira, 20 de março de 2015

Aniversário da Letra!


Na mídia!


Não perca na próxima segunda-feira, dia 23, a entrevista da psicóloga Fernanda Seabra, do Colégio Conviver, no programa Manhã da Globo, pela Rádio Globo, a partir das 11h20, ao vivo. A especialista vai falar sobre a criação dos netos pelos avós e suas influências. 




Acompanhe pela AM 1150 ou pelo site: www.radioglobo.com.br 

Na mídia!

Confira o que o advogado tributarista Hélio Lopes, coordenador do escritório Pires Terra Pinto Consultoria & Advocacia Empresarial, falou sobre a implantação da fórmula 85/95 para aposentadorias, em entrevista para o Jornal Tudo.


quinta-feira, 19 de março de 2015

Na mídia!

A advogada trabalhista Mariana Borba Carneiro, coordenadora do escritório Pires Terra Pinto Consultoria & Advocacia Empresarial, fala sobre as novas regras do seguro-desemprego, para o programa Revista BH News, desta semana.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Na mídia!

A fisioterapeuta Suzana Barcelos fala sobre os benefícios do alongamento, em entrevista para o programa De Tudo um Pouco, pela Rede Super. Confira! 



sexta-feira, 13 de março de 2015

Na mídia!





Confira na próxima segunda-feira, dia 16, a partir das 8h30, a entrevista da advogada trabalhista Priscila Ferreira, da empresa Visão Empresarial, no programa A Hora é Agora, pela Rádio Globo (AM1150). A especialista vai explicar as novas regras do seguro-desemprego e falar sobre a cota que as empresas devem cumprir para a contratação de profissionais com deficiência ou reabilitados, não perca!

  Ouça, ao vivo, também pelo site:

terça-feira, 10 de março de 2015

De casa nova!


Na mídia!



A fonoaudióloga Marisa Viana, do Núcleo Persona, em Belo Horizonte, participa, amanhã, ao vivo, a partir das 17h15, do programa Revista BHNews, pela BHNews TV e explica a importância do cuidado com a fala na vida escolar, não perca!

Assista pelo canal 29UHF, canal 9 da Net e ainda pelo site: www.bhnews.tv.br

segunda-feira, 9 de março de 2015

Salão Isabella Cristine na mídia!


A maquiadora Isabella Cristine vai tirar todas as dúvidas sobre o uso de batons e dar várias dicas para arrasar na produção, ao vivo, no programa De Tudo um Pouco, pela Rede Super, amanhã, dia 10, a partir das 10h, não percam!

sexta-feira, 6 de março de 2015

Escritora fala sobre o livro FAQs - Sites de Relacionamento

Escritora fala sobre o livro FAQs - Sites de Relacionamento, em entrevista para a Veja BH


Confira, amanhã, no site da Veja BH e domingo na revista impressa, a entrevista da escritora Karenn Bhávani, sobre o livro FAQs - Sites de Relacionamento, um manual que ajuda a encontrar sites e aplicativos de relacionamentos confiáveis, apresentando as dúvidas mais frequentes e dicas de segurança na internet.

quinta-feira, 5 de março de 2015

Salão Isabella Cristine na mídia!


Não perca, hoje, a entrevista da maquiadora Isabella Cristine, responsável pelo Instituto e Salão Isabella Cristine, em Belo Horizonte, sobre mudanças de carreira, para o jornal da Rede Minas 2ª edição, a partir das 19h. Assista pelo canal 9 UHF e 20 da Net.

quarta-feira, 4 de março de 2015

Parceria Rede TV



O Salão Isabella Cristine é o novo responsável por cuidar da imagem da apresentadora Raquel Laudares, do Jornal Notícias de Minas, pela Rede TV. A jornalista já está recebendo do salão semanalmente, cuidados com o cabelo, unhas e sobrancelhas. A equipe do salão, juntamente com a equipe da Letra, fica muito feliz e honrada com mais essa parceria! 

terça-feira, 3 de março de 2015

A fala e sua importância na vida escolar

A oralidade na vida estudantil da criança é muito importante, e por isso é necessário que os pais fiquem atentos ao desenvolvimento da fala de seu filho durante o período escolar


São várias as manifestações de que algo está deixando a desejar na comunicação de uma criança, entre elas o atraso no desenvolvimento da fala e linguagem. Com isso, a defesa de suas ideias, seu posicionamento diante do grupo de colegas fica comprometido, além de poder sofrer bullyng, ser imitada e diante disto se inibir, deixando de participar das atividades sociais da turma e ter seu aprendizado comprometido e a escrita defasada.
A fonoaudióloga Marisa de Sousa Viana Jesus, integrante do Núcleo Persona, em Belo Horizonte, explica que as dificuldades na linguagem não devem ser subestimadas no período escolar, tanto pelo sofrimento que elas causam na criança quanto por seus desdobramentos no aprendizado, que se torna deficitário. “É frequente a preocupação dos pais existirem somente na época de aparecimento das primeiras palavras e após isto diminuem o rigor no acompanhamento do desenvolvimento da linguagem do filho. Mas é indicado que os responsáveis se empenhem em estimular mais e melhor a comunicação da criança e verificar com a escola sua percepção sempre”.
Segundo a especialista, essas alterações na fala podem ocorrer pelos mais variados motivos, sendo os principais deles relacionados a doenças da mãe na gestação, sofrimento durante o parto, prematuridade ou baixo-peso ao nascimento, síndromes e déficit cognitivo. “Além disso, a superproteção familiar faz com que a criança tenha todas suas necessidades supridas sem precisar falar. A estimulação deficitária ou inadequada, por haver pessoas que “falam pela criança”, ou, no outro extremo, por conversarem pouco com ela, ou ainda, por utilizar uma fala muito infantilizada ou até a perda auditiva, também podem ser uma causa,” completou Marisa.
Ela acrescenta que alguns casos de dificuldades podem estar relacionados também à Dislexia, porém é preciso ter cuidado para não realizarem diagnósticos precipitados. “Este é um diagnóstico de exclusão e deve ser feito por uma equipe especializada. Por isso o fonoaudiólogo tem uma participação fundamental tanto no tratamento quanto na reabilitação deste distúrbio”.

Formas de tratamento
Ao perceber que o andamento da aprendizagem da criança difere e apresenta certa defasagem em relação aos colegas, além disso, se ela está incomodada com sua fala ou se houver ainda uma suspeita de que algo não está normal, é necessário que os pais procurem a ajuda de uma especialista. “Ele irá propor atividades que estimulem as crianças a prestarem atenção aos sons, na forma como se fala e estimulando para que usem a linguagem nas relações sociais”, disse a fonoaudióloga.
Ela garante que algumas vezes, a conversa com os familiares sugerindo estratégias para melhorar e estimular a comunicação da criança, seguida de orientações aos professores podem ser suficientes. Mas, que em outras situações é necessário o encaminhamento para realização de exames auditivos e neurológicos, além de sessões terapêuticas. “Neste processo a criança é vista não como paciente, mas como agente, participando ativamente do seu processo de mudança, além do envolvimento da família em cada sessão e também da escola. Cria-se assim, um círculo virtuoso, em que cada atividade é planejada, os resultados são alcançados e num sentimento de cumplicidade, comemorados”, concluiu Marisa.



Escritório foi construído e planejado para economizar energia elétrica

Empresa de advocacia, em Belo Horizonte, criou seu projeto arquitetônico visando a economia de energia e para isso adota diversas ações e estratégias


Os brasileiros já estão pagando mais pelas contas de luz. Com a entrada em vigor da revisão extraordinária das tarifas aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na última sexta-feira, dia 27, as contas subiram, em média, 23,4% no país. Em Minas Gerais, o reajuste para indústrias e empresas de serviços foi de 28,8%, pela Cemig.
Mas, antes mesmo de toda essa crise, o escritório Pires Terra Pinto Consultoria & Advocacia Empresarial, em Belo Horizonte, elaborou o projeto arquitetônico de sua sede preocupado com a economia de energia. “Quando mudamos a sede do nosso escritório, pensamos em expandir o número de funcionários de uma forma mais ecológica e econômica”, contou o sócio Antonio Terra.
Segundo o advogado, uma das medidas adotadas foi a divisão dos quadros de energia em três segmentos: ar-condicionado, luzes e tomadas. “Assim, ao sair, as chaves do ar e das luzes são desligadas, evitando que, mesmo que alguém esqueça algo aceso ou ligado, não consuma energia durante o período da noite”.
Além disso, foram instalados interruptores nos aparelhos de ar-condicionado das salas de reuniões, o que facilita o desligamento assim que a reunião acaba. “Os colaboradores desligam as máquinas e os monitores ao deixarem suas mesas e, devido ao projeto de iluminação, é possível apagar parte das luzes, deixando apenas algumas para movimentação, quando menos gente está trabalhando”, ressaltou.
Ele ainda destaca que em dias menos quentes, a abertura das janelas em ambos os lados do andar é uma opção, uma vez que existe um grande fluxo de vento devido à localização do escritório. Antonio revela ainda que no inverno os funcionários evitam ao máximo ligar o ar-condicionado central, chegando a completar semanas sem utiliza-lo.
Trabalho em equipe
Ainda de acordo com Antonio, todas as ações contam com a colaboração dos funcionários, que já se adaptaram a essa rotina de restrição de gastos de energia. Ele conta que eles mesmos cobram uns dos outros, de maneira saudável, o comportamento ideal de cada um e estendem para as suas casas esses hábitos. 
A única preocupação do advogado é a implantação do racionamento. “Nossa maior preocupação é que já estamos no limite do que podemos fazer para diminuir o consumo de energia. Em caso de racionamento, teremos enormes dificuldades para reduzir a conta, visto que nosso escritório e nossa cultura interna já foram pensados de maneira a manter o consumo no mínimo possível. Se houver mesmo racionamento, acabaremos penalizados por já pensar em eficiência energética desde sempre” alega Antonio.



segunda-feira, 2 de março de 2015

Editora mineira lança livro com dicas de segurança para se relacionar pela internet

O livro FAQs – Sites de Relacionamento é um manual que ajuda a encontrar páginas e aplicativos de relacionamentos confiáveis, apresentando as dúvidas mais frequentes e dicas de segurança na internet.


Em plena era tecnológica, com o acesso à internet na palma da mão, nada mais comum do que buscar o par ideal também em sites e aplicativos de relacionamentos. Mais moderninho do que nunca, o cupido, agora, lança as flechas em direção aos celulares e computadores dos candidatos a pombinhos. 

Apesar de se tornarem uma febre atual, essas novas modalidades de paquera ainda geram muitas dúvidas e inseguranças, já que em contrapartida é cada vez mais comum pessoas usarem essas ferramentas para aplicarem golpes e causarem prejuízos aos usuários. Por isso, é preciso alguns cuidados importantes para garantir a segurança dos usuários e evitar transtornos.

Pensando nisso, a escritora Karenn Bhávani lançou o livro FAQs – sites de relacionamento, pela editora mineira Unicult. O livro é um manual que ajuda a encontrar sites confiáveis e aplicativos de relacionamentos, apresentando as dúvidas mais frequentes, desde como se cadastrar, até quais medidas de segurança seguir. Confira algumas das dicas citadas no livro pela autora:

· Antes do encontro, sempre pedir para ver a pessoa na câmera para certificar-se que é realmente quem está nas fotos;

· Fazer uma busca em um site de pesquisa para ver se encontra alguma informação sobre a pessoa;

· Enviar as fotos da pessoa para uma amiga;

· Durante o encontro é preciso avisar alguém antes de ir e se não voltar até certo horário para ela ir até ao local que você já deixou o endereço;

 . Depois do encontro, ligue para o amigo que sabe que você foi ao encontro para avisar que chegou bem. “E não pense que somente porque o primeiro encontro foi tranquilo que no segundo ou terceiro você não tenha que fazer o mesmo, todo o cuidado é pouco!”, ressaltou a autora. 

Karenn conta que já foi vítima de golpes e que cuidados como esses podem evitar vários transtornos, desde pedirem dinheiro emprestado e sumirem, assaltos e até mesmo o pior, um estupro e morte. “Já clonaram minhas fotos de sites de relacionamento para criarem um perfil falso em redes sociais e a mesma pessoa passou meu número para vários homens que começaram a mandar mensagens para mim”.

Origem do livro
Depois de um período dedicado a investir em viagens e em seu autoconhecimento, a escritora voltou ao Brasil e apesar de ter mantido um vínculo estreito com suas amizades de infância, Karenn as encontrou casadas e envolvidas em outras atividades. Neste momento, ela sentiu a necessidade de conhecer mais pessoas e percebeu que conseguiria fazer novas amizades por meio dos sites de relacionamento.

Nessa época, ela ficou surpresa com o preconceito e a insegurança das pessoas em relação aos sites de relacionamento e decidiu escrever este livro para desmistificar a ideia que a maioria das pessoas tem sobre eles. Por isso, o livro também oferece dicas de como encontrar a pessoa ideal para cada um. Além disso, inclui histórias engraçadas e interessantes de pessoas que mostram o que fazer, ou não, nessa nova maneira de encontrar a pessoa ideal por meio da tecnologia. 

E então, o que está esperando para encontrar o relacionamento dos seus sonhos?

Fonte: Karenn Bhávani, bacharel em Comércio Exterior, a escritora morou nos Estados Unidos metade da sua vida, onde adquiriu o aprimoramento em inglês e espanhol. 

Serviço: O livro encontra-se disponível para compra no site da editora: www.uniduni.com.br e nas melhores livrarias.