quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Cuidados com a alimentação nas festas de final de ano

 
Veja como controlar o que você vai comer e beber nas festas de final de ano para não sofrer depois
 
Com a chegada das festas de final de ano, muita gente só pensa nas deliciosas comidas que fazem parte desta época. Dessa forma, torna-se comum comer além da conta, beber em excesso e deixar de lado os exercícios físicos. Porém, a nutricionista clínica e esportiva Fernanda Dias, alerta que esse exagero pode causar uma série de problemas. “É comum a sensação de desconforto, distensão gástrica, enjoo, cansaço, mal humor, aumento das secreções corporais, desregulações de triglicérides e colesterol. Há também uma probabilidade de ganho do peso corporal devido à retenção de líquidos corporais e do percentual de gordura”. 
Ela garante que é preciso manter constantemente uma moderação das refeições, mas que não seria prejuízo cometer alguma extravagância apenas nos dias de festas. A dica da nutricionista é começar o quanto antes a seguir uma rotina alimentar equilibrada, já que assim é possível diminuir as chances de um consumo alimentar exagerado. “O próprio corpo e a mente da pessoa que segue um processo de educação alimentar constante e equilibrado, não permite cometer excessos, ressalvo casos dos quais o tratamento está no início”.
Para isso, a especialista separou algumas dicas valiosas para manter uma alimentação equilibrada neste período e conseguir aproveitar as festas.
- Beba bastante líquido ao longo do dia, já que a hidratação além de regular o metabolismo contribui para diminuir a compulsão alimentar;
- Na véspera de Natal e Réveillon faça uma dieta bem equilibrada e com muitas fibras e água no cardápio. Abuse das saladas bem colorias nas refeições principais e das frutas de forma variada e para ingestão no café da manhã e nas refeições intermediárias;
- Antes das ceias festivas coma com moderação os tira gostos a base de frutas oleaginosas (amêndoa, avelã, nozes, amendoim, castanha de caju, castanha do para). Dê preferência às frutas desidratadas não cristalizadas e não caramelizadas tais como ameixa, uva passas, tâmara e damasco, maça desidratada, pera desidratada, abacaxi desidratado entre outras. 
- Aproveite o uso de algumas hortaliças como couve, agrião, alface e frutas cítricas tais como laranja, tangerina, acerola, abacaxi, kiwi e faça saborosos sucos naturais. Consuma estas preparações no desjejum, nas refeições principais e na ceia;
- Nas refeições que antecedem as festas faça lanches leves como sanduiches naturais com pão de forma integral, queijo light e carnes magras acompanhado de suco natural, vitamina de frutas e cereais, gelatina com cereais e frutas;
 
- Na hora da ceia, em primeiro lugar faça um prato de salada. Coma à vontade. As fibras dos vegetais auxiliam na promoção da saciedade.
 
- Combine pratos mais calóricos e elaborados com saladas variadas que contenham os mais diversos vegetais. Dê preferência às saladas que contenham frutas cítricas em meio aos ingredientes tais como laranja, abacaxi e kiwi com alface americana, rúcula, agrião, repolho, etc.
 
- Evite os molhos à base de maionese, dê preferência para os feitos com iogurte, limão ou os molhos à base de frutas;
 
-Consuma às preparações assadas e grelhadas.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013


Fernando Dolabela lança livro no programa De Tudo um Pouco

O especialista em educação empreendedora Fernando Dolabela lança o livro "Duplas de Tênis para Gabirus", no programa De Tudo um Pouco, pela Rede Super, confira!
  

 
Assista a participação completa do escritor no programa, acesse:
 
http://redesuper.com.br/detudoumpouco/2013/12/10/fernando-dolabela-lanca-duplas-de-tenis-para-gabirus/