quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Desafio do Pedal

 
Academia de BH realiza pela 1° vez uma aula de Spinning ao ar livre, com 3 horas de duração, sem intervalos.
 
Spinning é a nova febre das academia e ajuda a queimar até 600 calorias em 60 minutos de pedalada.
 
O Spinning ou bike indoor é uma das atividades mais disputadas, hoje, nas academias. As aulas variam de 40 a 60 minutos e o gasto energético por aula chega a 600 calorias, dependendo da intensidade e do condicionamento físico do praticante.
Além de ajudar no emagrecimento, a atividade oferece outros benefícios. “O Spinning ajuda a fortalecer os músculos da coxa, perna, glúteo e abdômen, aumenta a resistência muscular, melhora o sistema cardiorrespiratório, ajuda no combate ao sedentarismo e controle da pressão”, garantiu o educador físico da academia Floresta Fitness, Túlio Marcondes de Carvalho.
O professor conta que o Spinning é praticado por homens e mulheres de todas as idades, que buscam redução de gordura, condicionamento físico e principalmente qualidade de vida e saúde. “A atividade possibilita ao aluno uma prática aeróbica que respeita os seus limites, oferecendo benefícios físicos e mentais”, acrescentou Túlio.
Ele alerta que o Spinning e contraindicado para pessoas cardíacas que não possuem recomendação médica e em casos de crise de labirintite, dores nas articulações do quadril, joelho e tornozelo. “Antes de iniciar qualquer esporte é importante passar por uma avaliação física e dependendo da faixa etária e histórico familiar é necessário também uma avaliação médica”, ressaltou o educador.
Desafio do pedal
No próximo sábado, dia 30 de novembro, a academia Floresta Fitness realizará pela primeira vez o “Desafio do Pedal”. Serão 3 horas, sem intervalos, de uma aula de Spinning ao ar livre, com o objetivo de promover e divulgar os benefícios dessa modalidade e a importância da prática da atividade física orientada.
Além do Spinning, haverá também aulas de Jump e Circuito Funcional, com duração de 50 minutos e coordenadas por educadores físicos. Segundo a organização do evento, a expectativa é reunir cerca de 150 praticantes durante as 3 horas.
Para participar, basta fazer a inscrição prévia na própria academia, por telefone ou pessoalmente e doar brinquedos ou material escolar, que serão entregues para duas casas de custódia.
Informações sobre o evento:
Data: 30/11/2013
Horário: 9h às 12h
Local: Praça Comendador Negão de Lima – Rua Dona Lídia Couto, n° 1117 – Floresta – BH/MG.
Inscrições: Academia Floresta Fitness – Rua Pouso Alegre, 1127 – Floresta – BH/MG
Contato: (31) 3442-0530

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Como lidar com a raiva

Veja as dicas e orientações da Terapeuta Holística Doroth Auais, do Espaço Holístico A Grande Deusa e membra do Centro Mineiro de Estética e Saúde (Cemes) sobre como controlar a raiva, em entrevista para o Opinião Minas. 
 

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Folhas são aliadas fundamentais na prevenção de doenças

A nutricionista Fernanda Dias destaca a importância do consumo de folhas verde-escuro, pois elas concentram maior quantidade de nutrientes.
 
Elas ainda são fontes de vitaminas A, C, E, K e B9
 
As folhas podem até não fornecer energia, mas ganham a batalha quando está em jogo a quantidade de fibras, tanto solúveis quanto insolúveis. Como formam uma espécie de gel no estômago, as solúveis conseguem retardar o processo de digestão, prolongando a sensação de saciedade. Diretora da clínica Nutrividade e integrante do Centro Mineiro de Estética e Saúde (Cemes), a nutricionista Fernanda Dias acrescenta que as fibras solúveis controlam os níveis de glicemia. Para os diabéticos, a vantagem de comer folhas é evitar picos glicêmicos, já que a glicose aumenta de maneira controlada.
Quem está com o colesterol alto também não deve dispensar um prato de salada. As fibras solúveis sequestram a bile, fluido produzido pelo fígado responsável por dissolver gorduras, e a levam direto para as fezes. Em compensação, o organismo utiliza o colesterol em excesso no sangue para formar mais sais biliares.

Por outro lado, as fibras insolúveis, que não são totalmente digeridas pelo estômago, trabalham a favor do intestino. A parte intacta, que é a celulose, auxilia na formação do bolo fecal, diminuindo a probabilidade de haver um acúmulo que pode ser maléfico para a saúde. “As fibras insolúveis agem como uma vassourinha. Elas varrem o excesso de sujidades acumuladas no intestino. Com isso, a microbiota (formada por bactérias e outros micro-organismos) vai ser sempre limpa pelo bolo fecal, o que ajuda muito no combate a doenças diretamente ligadas ao intestino, incluindo câncer”, informa Fernanda.

A recomendação para quem come carne é ingerir pelo menos 50 gramas de fibras por dia. “A carne demora no mínimo três dias para sair do intestino, que mede de sete a nove metros e é cheio de curvas. É muito importante que o onívoro coma mais folhas para ajudar o organismo a eliminar os resíduos da carne. As fibras formam um bolo e vão empurrando os restos do alimento”, explica a nutricionista funcional Silvana Portugal, coordenadora da Sociedade Vegetariana Brasileira em Belo Horizonte. Em média, meio prato de sobremesa de folhas pesa 25 gramas.

Para aumentar a quantidade de fibras, a especialista em nutrição vegetariana sugere acrescentar na salada sementes trituradas de linhaça, chia e aveia. Mas ela lembra que é necessário consumir água para que as fibras sejam aproveitadas. Um adulto deve tomar no mínimo 35 e no máximo 70 mililitros para cada quilo de peso diariamente.

ANTIOXIDANTES
As folhas também se destacam pela variedade de vitaminas que oferecem ao nosso corpo. De modo geral, as verduras são ricas em vitamina A, nutriente com propriedades antioxidantes, que atua no combate aos radicais livres (moléculas que agilizam o processo de envelhecimento de tecidos, órgãos e sistemas, incluindo a pele). Ela também contribui para a melhora da visão, sendo indicada para o tratamento de cegueira noturna. Comer salada ainda pode afastar gripes e resfriados. Afinal, as verduras contêm vitamina C, responsável por aumentar a imunidade. Por ser fonte de vitamina E, as verduras aliviam dores musculares e combatem qualquer alteração no fígado. Já a vitamina K presente nas folhas ajuda na coagulação sanguínea e mantém o intestino saudável.

 
A vitamina B9, também chamada de ácido fólico, ganha destaque por agir no metabolismo dos carboidratos, fornecendo energia e vitalidade, e trabalhar na formação da hemoglobina. Para as gestantes, ela é essencial. “É interessante para a mulher grávida ingerir folhas, pois o nutriente ajuda na formação do tubo neural, que vai dar origem ao sistema nervoso do bebê. A mãe também se beneficia da vitamina, que combate a anemia”, destaca a nutricionista Fernanda Dias, que enumera os minerais presentes nas verduras: cálcio, que ajuda na formação da estrutura óssea; ferro, relacionado à formação da hemoglobina; magnésio, necessário para melhorar as contrações musculares, evitando a fadiga; e potássio, influente na regulação dos batimentos cardíacos.

Do sacolão chegava salsinha e cebolinha. Na salada, apenas batata, cenoura, milho, ervilha e ovo. “Nunca faltou legume cozido, mas tinha resistência à folhagem. Tinha preguiça, via perder muito fácil na geladeira, tudo era desculpa para não comprar”, admite a dona de casa e empresária Sheila Monteiro Gomes, de 38 anos. Há três meses ela revolucionou o cardápio em casa e já enxerga muitos benefícios. Sheila emagreceu cinco quilos, percebe as unhas mais fortes, cabelo mais brilhante, pele sem acne e autoestima lá em cima. Até o intestino, que precisava de laxante para funcionar, gostou da novidade. Os filhos Heitor Monteiro Silveira Gomes, de 7, e Isabella Monteiro Silveira Gomes, de 5, ainda não conseguem comer folhas, mas pelo menos encaram o desafio de experimentar. Enquanto isso, a mãe se esforça para tornar a comida mais atrativa, brincando com o que tem na geladeira.

A regra vale para todos: as folhas verde-escuro merecem um lugar especial no prato, pois elas concentram uma maior quantidade de nutrientes. “É uma feliz coincidência todos os folhosos verde-escuro serem ótimas fontes de ferro, mas é um ferro diferente do que se encontra na carne, que não precisa de nada para ser absorvido”, exemplifica a diretora da clínica Nutrividade. Fernanda esclarece que o nutriente presente nas verduras precisa de um facilitador para entrar no organismo. Por isso, as folhas devem ser combinadas com alimentos ricos em vitamina C, como as frutas cítricas. Tanto o suco de limão ou laranja pode temperar a salada quanto o prato pode ser acrescido de morango e kiwi.

 
Fonte: Entrevista da nutricionista Fernanda Dias para o caderno Bem Viver, do Jornal Estado de Minas.