terça-feira, 29 de outubro de 2013

Você conhece os benefícios da Acupuntura?

O programa Cheia de Graça conversou com as terapeutas Martha Dias e Flávia Ferreira, do Centro Mineiro de Estética e Saúde (CEMES), sobre os benefícios da Acupuntura e da Auriculoterapia.


quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Dr. Bruno Sander fala sobre o Balão Intragástrico, no Opinião Minas.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, metade da população dos países mais industrializados está acima do peso. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, restringiu a venda de inibidores de apetite, a partir do ano de 2009. Desde então, muitas pessoas que não querem recorrer à cirurgia, buscam novos procedimentos para tentar emagrecer e fazer uma reeducação alimentar. Um dos mais procurados é o Balão Intragástrico, que o especialista Bruno Sander, explica em entrevista para o Opinião Minas.

Amadores, mas saudáveis

Luciana - atleta amadora. Foto EM.
 
Cuidar da alimentação não deve ser privilégio dos atletas profissionais
 
Caminhada, corrida, futebol com os amigos, natação… São muitos os esportes praticados por pessoas comuns, que não têm isso como profissão. Os objetivos variam entre hobby, manter a forma, perder peso, entre outros. Para realizar essas atividades, é necessário cuidar da alimentação para que gerem benefícios e não prejuízos para o organismo. Normalmente, atletas profissionais têm acompanhamento nutricional e seguem à risca cada uma das recomendações, mas os amadores não podem abrir mão desse cuidado, pois investir em uma boa alimentação antes, durante e após as atividades significa ganhos para a saúde. 
 
A nutricionista clínica e esportiva Fernanda Dias destaca que para cada modalidade é interessante focar em mais que um tipo de alimentação. Em atividades de alta montanha, como escalada ou trekking, são necessários repositores de água ou bebidas hidroeletrolíticas. No caso do atletismo, a pessoa deve ingerir minerais e alimentos antioxidantes, caso das vitaminas E (presente nos óleos vegetais) e C (nas frutas cítricas), além de investir em cálcio para manter a estrutura óssea e magnésio, que previne contusões musculares. 

Para o futebol, o atleta deve se preocupar ainda em repor água. Para quem pratica natação, o ideal é focar na ingestão de proteínas. Além de tudo isso, ela destaca que a regra geral para todos os tipos de esporte é investir na reposição de carboidrato. “Cada indivíduo precisa de uma análise específica, o que é feito com a assessoria de um nutricionista. Por isso é importante ter o acompanhamento de um profissional”, ressalta.
 
De três em três horas
 
Luciana, de 26 anos, pratica corrida três vezes por semana. Ela começou a correr há quatro anos, após o convite de amigos, e procurou o auxílio de uma nutricionista com o objetivo de não perder massa magra. “A partir do momento em que você começa a correr uma distância maior, é necessário ter o auxílio de um nutricionista, porque senão você emagrece muito, não vai ter força para fazer suas coisas do dia a dia e pode até passar mal durante a corrida”, conta. Além disso, ela destaca que é preciso investir em uma boa alimentação para que o esporte não atrapalhe as outras atividades que ela desempenha. “Sigo a regra de comer de três em três horas por meio de pequenas refeições ao longo do dia, mas bem equilibradas com proteínas, carboidratos e vitaminas. Tenho que equilibrar esse cuidado com a alimentação, pois como não sou profissional, não posso deixar a corrida atrapalhar minha vida”, afirma.
 
Fonte: Entrevista da nutricionista Fernanda Dias para o caderno Bem Viver, do Jornal Estado de Minas - 20/10/2013.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Qual o melhor horário para correr?


Entenda como os fatores climáticos influenciam no rendimento do atleta.

A corrida é um dos esportes mais populares da atualidade, já que não exige grandes investimentos e ainda pode ser feita em qualquer lugar e qualquer hora. O que nem todo mundo sabe é que cada período do dia oferece vantagens e desvantagens que podem afetar o desempenho do praticante. “O melhor horário do dia para treinar é aquele que se encaixa na sua rotina. Nosso corpo se adapta as diferentes situações em que o ambiente possui. O mais indicado é treinar em horários que apresentem baixa radiação solar, ou seja, antes das 10h da manhã e após as 15h”, garante o educador físico Thiago Simões, treinador da Assessoria Esportiva Teo Esportes, em Belo Horizonte.
Segundo o educador, questões como temperatura, umidade e poluição influenciam diretamente no desempenho do atleta. “Dependendo da temperatura e umidade do tempo, o praticante pode sofrer com fadiga, cansaço e mudanças da temperatura interna do corpo. Já a poluição é um fator de risco para inflamações nas vias aéreas, podendo até provocar doenças respiratórias e diminuição da capacidade pulmonar durante o esporte. Entretanto, o próprio exercício físico regular é um fator que auxilia na prevenção, no tratamento e na redução da progressão dessas doenças”.
Outra questão que deve ser observada pelo atleta ao escolher o horário do treino é saber como funciona seu relógio biológico. De acordo com o treinador, cada pessoa possui um ritmo diferente, ou seja, maior desempenho para determinadas atividades em horários específicos do dia. “Para algumas pessoas o corpo se adapta melhor ao exercício à noite e para outras durante o dia. Isso acontece porque o corpo está programado fisiologicamente para aumentar sua performance em ambientes claros ou escuro. Para descobrir o melhor horário a dica é fazer testes treinando em períodos diferentes”, disse Simões.
Além disso, ele garante que é importante manter sempre o mesmo horário do treino. “O corpo deve se adaptar ao clima e aos outros fatores que o horário proporciona. Isso acontece, em média, de duas a três semanas. Depois desse período, o atleta pode fazer seu treino com segurança e ainda aumentar a intensidade e a duração de forma controlada e respeitando seus limites”, afirmou Thiago.
Veja outras dicas do educador físico para escolher o horário do treino e melhorar o desempenho:
·         Verificar a segurança do local e se outras pessoas correm próximas;

·         Se o ponto de corrida possui estabelecimentos para fazer uma reposição hídrica, caso não traga de casa e banheiros próximos;

·         Observar se a pista é regular e se o transito local possui espaços próprios para os corredores;

·         Usar roupas claras feitas de material que permitam a evaporação (algodão), se necessário, usar vestimentas molhadas em certos ambientes mais quentes e cobrir a cabeça com chapéu de abas largas.

·         Antes do treino dê preferencia por alimentos leves, de rápida digestão e com quantidades importantes de carboidrato. Após o treino pode consumir alimentos que possuem uma maior quantidade de outros substratos energéticos, como proteínas, vitaminas, minerais e outros.
 

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Dr. Bruno Sander fala sobre a técnica do Balão Intragástrico para o tratamento da obesidade, no Jornal da Alterosa.


Na última sexta-feira, dia 4, o Jornal da Alterosa 1ª edição exibiu uma entrevista com o Dr. Bruno Sander sobre o uso do Balão Intragástrico para a perda de peso. A repórter Regiane Moreira entrevistou profissionais sobre o procedimento, conversou com a empresária Pollyanna Azevedo, que perdeu 25kg com a técnica e ainda a cantora Nolli que acabou de colocar o balão e tem narrado a experiência pela internet.
 
Acesse o link abaixo e assista o vídeo com a entrevista completa:
 

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Relacionamento virtual

O Opinião Minas fala tudo sobre o namoro virtual e entrevista a Psicoterapeuta Familiar, Myrna Nascimento sobre o assunto. De acordo com uma pesquisa realizada pela Cornell University, 80% das pessoas mentem em um namoro virtual. Já uma pesquisa da comunidade Habbo diz que 90% dos brasileiros já tiveram um relacionamento virtual. Eles podem dar certo? Quais os riscos de um relacionamento virtual?



terça-feira, 1 de outubro de 2013