sexta-feira, 31 de maio de 2013

31 de maio – Dia Mundial de Combate ao Tabaco


Especialista esclarece uma dúvida comum de quem tem o hábito de fumar, se ao parar com o vício irá engordar.

A maior preocupação do fumante está relacionada ao ganho de peso que pode ocorrer com a cessação do tabagismo. Esse argumento faz com que muitos desistam da tentativa de se tornar um ex-fumante. Mas será que isso é um mito ou verdade?

O especialista em tratamento para obesidade com o uso do Balão Intragástrico, Bruno Sander, explica que o paciente, às vezes, devido à ausência da nicotina fica ansioso passando a comer mais e com isso ganho peso. “Fumantes costumam morrer mais cedo e mais magros. Também é comum ver pessoas que engordaram após largar o cigarro ou que dizem continuar a fumar para não ganhar peso. Fumar não implica  em emagrecer, mas muitas pessoas dizem que não param de fumar por medo de ganhar peso”.

O médico conta que já há estudos que levantam a possibilidade de desenvolver tratamentos com base na nicotina para ajudar pessoas a pararem de fumar e, ao mesmo tempo, evitar a obesidade e outros distúrbios. “Pesquisadores descobriram que a nicotina ativa um conjunto específico de circuitos nervosos centrais e que aumentam sua atividade, ou seja, a nicotina ativa células que sinalizam ao corpo que o indivíduo já comeu o suficiente”, esclareceu.

Os malefícios do cigarro para o corpo são muitos, com o aparecimento de diversas doenças desde um infarto a cânceres de pulmão, boca, laringe, esôfago e outros. Para que o ex-fumante não tenha medo de começar a ganhar a peso depois que abandonar o cigarro, o especialista recomenda um acompanhamento nutricional e até mesmo psicológico, caso seja necessário.


Além disso, os benefícios que o organismo ganha quando uma pessoa para de fumar são inúmeros. “Após um ano sem fumar, o risco de uma doença cardíaca cai pela metade. Após cinco anos diminuem as chances de uma úlcera ou câncer de pulmão em 50% e o risco de ter um derrame é igual ao de uma pessoa não fumante. 15 anos depois sem fumar, a possibilidade de sofrer um infarto será igual ao de uma pessoa que nunca fumou e outras doenças também chegam a esse patamar”, garante Sander. 

terça-feira, 28 de maio de 2013

Confira as dicas da nutricionista da academia Vitrine do Corpo, no Opinião Minas, sobre os mitos e verdades sobre o Café

Café faz bem ou mal? Emagrece? Dá energia? No Dia Nacional do Café, o Opinião Minas discutiu os mitos e verdades da bebida preferida dos brasileiros. No programa, confira a discussão com a nutricionista clínica e esportiva, Fernanda Alves Dias, da academia Vitrine do Corpo.



sexta-feira, 24 de maio de 2013

Como escolher a profissão?



O dia 24 de maio é o dia do vestibulando. Muita gente sente calafrios só de pensar na palavra vestibular, mas mais importante que enfrentar a prova de seleção é a escolha da profissão que, muitas vezes, define o que a vida tem pela frente. Segundo psicólogos, informar-se e se conhecer melhor são os melhores caminhos para chegar a essa decisão.

Como pesquisar
Internet não serve só para entrar no Facebook, né? Sites de universidades, blogs, guias ou até mesmo conversar com pessoas que exerçam profissões que estão entre as suas possibilidades são boas opções para escolher o curso que é sua cara. Na hora da escolha, a psicóloga Maria da Conceição Uvaldo dá outras dicas: “não vale a pena desistir de Administração ou Economia por causa da matemática, porque a matemática lá é diferente, mas se tem alguma disciplina que você adora, pode ser mais uma informação importante”, explica. Ela também sugere pesquisar sobre as universidades.
Meus pais não concordam
Se os seus pais desejam que você siga uma carreira que não goste muito, não se preocupe! “O importante é que o filho mostre aos pais o caminho que ele fez para decidir sobre essa profissão: o que o motivou, o que ele sabe sobre a profissão, quais são os pontos positivos que o encorajaram a seguir essa carreira e explicar o que é a profissão (o curso ou a carreira) com detalhes” explica a psicóloga Cecília Cruvinel Colmanetti. Pedir ajuda aos pais na hora de conhecer a universidade ou mesmo o ambiente de trabalho da carreira escolhida também pode ajudar.
Não faço ideia!
Se apesar de toda pesquisa ainda resta dúvida, recorrer a um profissinal pode ajudar. O orientador profissional é especialista nisso e, com recursos como o teste vocacional, pode ajudar a esclarecer que tipo de trabalho mais combina com o paciente.
Esse tipo de atendimento pode ser encontrado em universidades que ofereçam o curso de psicologia: “os futuros psicólogos supervisionados pelos seus professores atendem ao público gratuitamente ou com valor simbólico. Muitas dessas clínicas oferecem o serviço de orientação profissional, além da psicoterapia”, avisa Cecília.
Fonte - entrevista da Dra. Cecília Cruvinel, da clínica Da Matta Fisio, para o site Astral Love.

terça-feira, 21 de maio de 2013

segunda-feira, 13 de maio de 2013

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Alimentação adequada para evitar a gastrite



Esse e outros tipos de hábitos podem ajudar no combate às dores e queimação no estômago

Se você sente aquela terrível queimação, dores abdominais e dores no peito, é possível que você esteja com gastrite. Segundo o gastroenterologista Bruno Sander, a gastrite é uma patologia cada vez mais comum e acomete pacientes de todas as faixas etárias. Veja dicas do especialista e saiba como amenizar os sintomas.
Como descobrir se você está com gastrite
O médico afirma que geralmente o paciente reclama de dores abdominais – como queimação – e dores no peito. “Isso leva o médico a solicitar o exame de endoscopia digestiva alta, que, na maioria das vezes, demonstra áreas de irritação da mucosa gástrica”, revela.
Alimentação adequada evita problemas gástricos
O especialista conta que é preciso tomar muito cuidado com a alimentação. O correto é evitar alimentos de difícil digestão, principalmente à noite. “Deve-se evitar também alimentos muito condimentados, pois, em alguns pacientes, tais alimentos podem estimular o aumento da produção de suco gástrico”, explica Bruno.
Dê preferência a alimentos leves e saudáveis, como: mamão, brócolis, pão integral, batata, ovos, gelatina, iogurte, sucos naturais, água de coco.
Evite frituras, alimentos com alho, doces, limão, queijos gordurosos, fritura, frutas ácidas,pimenta, adoçante, ketchup, mostarda, chocolate, temperos fortes, café, refrigerante e bebidas quentes.
O médico afirma que o álcool e o cigarro também aumentam bastante os sintomas gástricos e devem ser evitados.
Outra dica essencial é evitar intervalos longos entre uma refeição e outra. “Nos casos de crise de dor, medicamentos à base de hidróxido de alumínio (engov e luftal, por exemplo) costumam aliviar momentaneamente os sintomas”, conta o médico. No entanto, a automedicação sempre é perigosa, pois pode mascarar problemas mais sérios.
Principais erros
O médico revela que o principal erro dos pacientes com gastrite é ficar sem se alimentar ao terem os sintomas. “O ideal é alimentar-se em pequenas quantidades para que o suco gástrico presente no estômago possa atuar sobre o alimento, diminuindo assim a sensação de queimação”, conta.
Outro erro comum é a automedicação, já que uma gastrite não desaparece de uma hora para outra. “Oriento a sempre procurarem um profissional capacitado quando os sintomas são recorrentes. Dessa forma, ele poderá realizar os exames e fazer o tratamento adequado”, complementa Bruno.
Problemas mais graves
Muitas pessoas acreditam que a gastrite pode levar a problemas bem mais graves, como o câncer gástrico. “Ao contrário do que prega a crença popular, a chance de um paciente com gastrite ou úlcera desenvolver um câncer gástrico é a mesma da população em geral. Portanto, a gastrite não é um ‘fator’ para o desenvolvimento de câncer gástrico”, finaliza o médico. No entanto, todo cuidado é pouco e, ao observar os sintomas de irritação gástrica, procure um médico.
Fonte: entrevista do Dr. Bruno Sander para o portal Papo Feminino.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Treinamento funcional promete prevenir lesões e aumentar a flexibilidade

       Confira a entrevista de Mateus Scarano Moreira, fisioterapeuta da clínica Da Matta Fisio e especialista em reabilitação funcional, para o programa De Tudo um Pouco, na Rede Super, sobre os benefícios do treinamento funcional.
 
       O método mescla diversas modalidades de exercício, possibilita que o indivíduo seja capaz de ativar até mesmo os músculos mais profundos do corpo, que geralmente não são trabalhados, e promete prevenir lesões e aumentar a flexibilidade do corpo. Assista:
 

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Academia Vitrine do Corpo é o mais novo cliente da Letra

        
         Há quase 10 anos no mercado, a academia Vitrine do Corpo conta com uma equipe de profissionais qualificados e preparados, que oferecem um atendimento diferenciado aos seu alunos. Bem localizada e de fácil acesso, conta ainda uma excelente estrutura para quem busca um treino aeróbico e de musculação, por um preço justo e acessível.
 
         E para consolidar sua nova fase passa a receber a assessoria de comunicação e marketing da Letra, com o objetivo de fortalecer a sua marca e imagem na região que atua, além de estreitar e organizar a comunicação com seus alunos.
 
        A agência será responsável por cuidar das ações de comunicação interna e organizacional, além do marketing digital e de relacionamento da academia. "Essa é mais uma importante parceria para a Letra, que é especializada no atendimento de micro e pequenas empresas na área da saúde e estética", afirmou a diretora da agência Déborah Ribeiro.

Informações:

Rua Itajubá, 700 - Floresta - BH/MG
Contato: (31) 3423-9977

academiavitrinedocorpo@gmail.com
www.academiavitrinedocorpo.com.br