quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Saiba como manter uma boa alimentação durante o carnaval

Especialista explica que manter a hidratação e a alimentação a cada três horas são fundamentais para que os foliões tenham energia para curtir todos os dias de festa.
 
Uma boa alimentação é sempre importante para manter a saúde e o bem estar, mas principalmente em dias em que se vai gastar muita energia, como no carnaval, um cardápio adequado e balanceado é fundamental. Além disso, pode ajudar o folião a curtir mais ainda a festa, evitando a indisposição, fadiga, mal estar, enxaqueca e os sintomas da ressaca.

 
Segundo a nutricionista Izabella Frattezi, consultora da Galgani Farmácia, em Belo Horizonte, durante o carnaval, o mais importante é manter a hidratação e tentar se alimentar a cada três horas. Para isso, a dica da especialista é consumir pelo menos uma fruta, biscoito ou barrinha de cereal entre os intervalos das grandes refeições.

 
“Nesse período as pessoas costumam também ficar nas ruas dançando ou andando, muitas vezes debaixo de sol e ingerindo bebida alcoólica. Todos estes fatores, juntos ou isolados, contribuem para a desidratação, podendo causar insolação, tonturas e mal estar em geral”, reforçou Izabella.

 
Ela lembra ainda que o refrigerante e bebida alcoólica não hidratam, muito pelo contrário, eles fazem com que o corpo perca mais água. “Quem ingere bebida alcoólica estando mal alimentado, tem menor resistência ao álcool e pode sentir um mal estar exagerado, além de estar propício a um quadro de hipoglicemia, ou seja, baixa de açúcar no sangue, causando tonturas, desmaios e possíveis acidentes. Além disso, a desidratação e a ressaca no dia seguinte são muito piores”, afirmou a nutricionista.

 
Além da desidratação, no carnaval é muito comum a intoxicação alimentar pela ingestão de alimentos vendidos na rua ou em lugares que não têm as condições higiênicas necessárias, como salgados e sanduíches. Sendo assim, a especialista indica levar de casa água mineral e alimentos que não precisem de refrigeração, como o pão integral e geleia de frutas, por exemplo, caso o lugar de hospedagem não tenha estrutura para alimentação adequada. 

 
Veja a dica da nutricionista para um cardápio prático e saudável para os foliões durante o carnaval:
 
Ao acordar:
Café da manhã completo com pães, queijo branco ou leite e frutas.
 
No meio da manhã:
Frutas e barrinha de cereal.
 
Almoço:
Arroz, feijão, carne branca, legumes e salada crua (bem higienizada).
Suco natural

Lanche da tarde:
Frutas, barrinha de cereal, biscoito integral.
 
Jantar:
Sanduíche natural feito em casa
ou
Sanduíche de geleia de frutas e queijo branco.
ou
Mesma coisa do almoço.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Dr. Bruno Sander é fonte da nova edição da Revista DOC


O médico como espelho do paciente

A "Revista DOC - Gestão em Saúde" é a única publicação nacional com foco em gestão, carreira e negócios para médicos. A publicação bimestral da Editora DOC traz assuntos como marketing, finanças, recursos humanos, carreira, relação médico-paciente, entre outros.

A relação médico-paciente também é outro assunto em destaque nesta edição. A equipe da revista conversou com médicos que possuem a doença que eles tratam. Um exemplo é o médico especializado no tratamento da obesidade, Dr. Bruno Sander, sendo que ele mesmo já utilizou um balão intragástrico e colhe bons frutos no combate a sua doença. Ele revela como passar por isso melhora o relacionamento e a empatia com os pacientes no seu dia a dia. Confira:



quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Alimentação das crianças nas férias

Na última semana, Myrla Merlo, nutricionista esportiva da Clínica Da Matta Fisio, em Belo Horizonte, participou do programa Revista BHNews e falou sobre a alimentação das crianças nas férias.
 
Confira as dicas da especialista:
 

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Emagrecer sem cirurgia

A cada dia surgem soluções milagrosas para o excesso de peso, que vão desde dietas da moda até cirurgias. O que muitos desconhecem é a alternativa oferecido pelo balão intragástrico. O cirurgião especialista em gastroenterologia Bruno Sander explica que o procedimento é feito no consultório. O paciente é sedado e via endoscopia introduz-se um balão de silicone. Como ocupa boa parte do estômago, gera saciedade, promovendo o emagrecimento rápido, seguro e sem efeitos colaterais. A maioria dos pacientes consegue eliminar, em média, de seis a oito quilos no primeiro mês, garante o médico.

Fonte: Coluna Cota Gotas, do caderno Bem Viver do Estado de Minas, no último dia 23 de dezembro.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Compras em família fazem bem à saúde



Para que os filhos entendam a importância de cada alimento e estejam mais receptivos a experimentar determinadas comidas, a nutricionista Myrla Merlo sugere que os pais levem as crianças às compras. 

"O momento pode ser aproveitado para que os pais mostrem o que é cada alimento, além de fazer com que eles participem do preparo. Assim, as crianças terão a curiosidade de experimentar", afirma.

Outras alternativas são apontadas pela nutricionista para driblar a recusa das crianças. "Não concordo que os pais tentem camuflar alguns alimentos, mesmo que depois eles contem (a verdade). A melhor forma é tentar preparar um prato bem colorido, com formatos diferentes, que atraia a criança. Afinal, todos nós comemos com os olhos. E, se a criança não gostou do legume cru, tente depois outras formas de preparo, como cozido, em forma de torta ou suflê", orienta ela.

O que acontece, muitas vezes, é que o problema começa muito mais cedo. "Se, quando o bebê chora, a mãe fica desesperada e logo dá comida, a criança começa a ver no alimento a saída para tudo, e então ela se torna dependente", diz Myrla.

*Entrevista da nutricionista esportiva da clínica Da Matta Fisio, em Belo Horizonte, Myrla Merlo.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Intoxicação alimentar

Festas de fim de ano e um verão quente como há muito não se via. Se de um lado é motivo de comemoração, de outro é preciso ficar alerta sobre alimentos contaminados.

Veja as dicas do gastroenterologista Bruno Sander e da nutricionista Izabella Frattezi para evitar esse problema, em entrevista para o Jornal Minas 1ª edição, confira: